Com a obra “Les Demoiselles d'Avignon”, Pablo Picasso começa a elaborar uma estética que origina o movimento artístico mais revolucionário do século XX, conhecido como:
Dentre os elementos da música, a harmonia cromática pode ser compreendida como a:
O uso da expressão corporal como atividade educacional se propõe a contribuir para a:
Para proporcionar experiências que despertem a curiosidade dos alunos sobre o patrimônio material e imaterial de sua cidade, o docente organiza visitas a alguns museu e casas de cultura de São Paulo: o Museu da Cidade de São Paulo, a Pinacoteca e a Cassa de Cultura do Butantã.
Com relação aos objetivos de educação patrimonial presentes nesta atividade, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Compreender a função contemporânea dos museus, espaços onde se guardam as criações do passado, para oferecer um testemunho material e um registro preciso de como era a vida das sociedades pretéritas.
( ) Identificar as transformações da cidade e da sociedade através da análise da arquitetura dos museus e dos acervos que lhes foram destinados.
( ) Estabelecer a ligação entre o saber escolar e o comunitário, permitindo que os alunos se apropriem do universo artístico e cultural em sua dimensão local e regional.
As afirmativas são, respectivamente,“A voz humana, em conexão com o ouvido, deve fornecer os referenciais para as discussões sobre o ambiente acústico saudável à vida. ” (R. Murray Schafer)
Os Currículos de Arte do Estado de São Paulo mencionam a “coleta sensorial ” como uma experiência que deve ser proporcionada aos alunos durante as aulas.
A esse respeito, analise as propostas de atividades a seguir.
I. Estimular as crianças a lembrarem dos sons ouvidos em outros ambientes e espaços.
II. Promover “expedições ” pelos vários espaços da escola, com o fim de, por meio da escuta reflexiva e do registro desenhos, gravações, etc.) dos sons de cada ambiente, confeccionar um “mapa sonoro ” do cotidiano escolar.
III. Pesquisar e experimentar recursos e possibilidades da voz para produzir sons diversos e inusitados como, por exemplo, imitar sons da natureza, dos animais, de máquinas, de objetos e dos instrumentos musicais. A(s) atividade(s) que melhor contempla(m) o pressuposto da
“coleta sensorial ”, em concordância com o pensamento de R. Murray Schafer é (são):
“A dança é a arte mais antiga que o homem experimentou. ” (Paul Bourcier) A este respeito, analise as afirmativas a seguir.
I.Baseado em registros feitos pelo homem por meio de desenhos de figuras humanas encontradas nas paredes e nos tetos das cavernas no Paleolítico, pode.se perceber que o homem primitivo já dançava.
II.Para os gregos, a dança era de essência religiosa. A dança dionisíaca era, a princípio, dança sagrada, tornou.se uma cerimônia litúrgica agrária, depois ato teatral e dissolveu.se em diversão.
III. A dança na Idade Média é apenas divertimento e evoluindo nesse contexto, irá se transformar em dança.espetáculo, a única que o mundo ocidental conhece hoje.
Assinale:
Segundo Betina Rugna, “o teatro já faz parte do mundo da criança, que tem o seu imaginário povoado de personagens: Ela é autora e atriz em sua encenação. ”
Com base no fragmento, analise as afirmativas a seguir.
I. No jogo da fantasia, a criança pode ser quem ela quiser, estar no cenário, no tempo e no figurino que bem desejar.
II. Na brincadeira do faz de conta, a criança representa inúmeros papéis.
III. Ao brincar, a criança é acumula todas as funções em si mesma e, por isso, não necessita de mais ninguém.
Assinale:
Na primeira metade do século XX, o teatrólogo alemão Bertolt Brecht desenvolveu as bases do que denominou teatro épico, em oposição ao teatro de sua época, que primava pela emoção.
A respeito do teatro proposto por Brecht, analise as afirmativas a seguir.
I. O teatro épico quebrava a “quarta parede ”: o ator dialogava com a platéia durante o espetáculo.
II. No teatro épico, não havia efeitos ilusionistas: as engrenagens teatrais ficavam à vista do público.
III. No teatro épico, o espectador não se emocionava com os personagens, mas refletia a respeito de seus atos.
Assinale:
O artista catalão Joan Miró considerava a gravura fundamental para que a arte estivesse ao alcance de muitos. Uma das técnicas utilizadas por ele era a litogravura, que consiste na:
Através do trabalho de Luís Gonzaga e seu parceiro Humberto Teixeira, transformou-se em gênero de música popular urbana o ritmo musical do:
O método da “livre expressão”, introduzido no Brasil nos anos 1930, trazia à tona a ideia de que a arte não era ensinada, mas sim:
São estratégias usadas para transformar os docentes de arte em mediadores culturais, à exceção de uma. Assinale a.
“As mãos falam”
Determinados gestos, como o de manter a mão direita levantada, dobrando os dedos anular e mindinho junto com o polegar, codificam valores e atitudes em diversas sociedades. Um exemplo da “mão que fala” é o gesto da benção cristã, exemplificada no Salvator mundi (1499), de Leonardo da Vinci. Reis e imperadores se apropriaram desse gesto simbólico e de seu significado, como é o caso de Napoleão, que se faz retratar segurando a “mão dda justiça”, tela de Jean Augi ste Dominique Ingres, Napoleão em seu trono imperial (1806).

A Semana de Arte Moderna de 1922, no Theatro Municipal de São Paulo, foi revolucionária ao propagar os conceitos do movimento modernista, questionando os valores artísticos e estéticos nacionais não apenas nos campos da Literatura e das Artes Plásticas, mas também no da Música. Do grupo de expoentes intelectuais e artistas que produziram aquele evento, houve apenas um único representante da área musical. Assinale a alternativa que indica o nome desse representante.
No início do século XX, os mestres do balé eram franceses e italianos e o público já clamava por algo mais novo e original o que anunciava a dança moderna.
A respeito da evolução da dança moderna, analise as afirmativas a seguir.
I. A dança moderna reencontra os ritmos dos movimentos inatos do homem, tendo como inspiração os movimentos da natureza.
II. A dança moderna tem essência na emoção porque a dança não precisa de história. Ela é o próprio enredo. III. A dança moderna começa a ter um propósito político e de denúncia da sociedade.
Assinale: