Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 1399 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Caso, durante o espetáculo, ocorra uma situação que faça com que a cena venha a ser interrompida, caberá ao diretor de cena:

Na ausência do diretor, o seu assistente poderá conduzir as leituras e ensaios, mantendo:

A administração da caixa do teatro, após a estreia do espetáculo, é de responsabilidade do:

A educação em arte inclui experiências de percepção e análise de produções visuais, sejam originais, sejam reproduções, bem como o conhecimento de diferentes obras de artes visuais marcantes na cultura nacional e internacional.


Analise as imagens acima e assinale a alternativa que se refere corretamente a exemplos da produção artística contemporânea brasileira em sua multiplicidade de manifestações.

Com o objetivo de exercitar a leitura e a interpretação de instalações de artistas contemporâneos, o docente organizou uma incursão virtual ao Portfólio da artista Aninha Duarte, tendo selecionado a reprodução da instalação Analgesias Votivas.



Com base na imagem, assinale a alternativa que identifica corretamente um aspecto da pética visual na linguagem contemporânea da instalação.

Examine dois exemplos de linguagens artísticas: o poema Maçã (1938), de Manoel Bandeira e o quadro Natureza morta com maçãs (1890), de Paul Cézane.

Por um lado te vejo como um seio murcho

Pelo outro como um ventre de cujo umbigo pende

ainda o cordão placentário 

És vermelha como o amor divino 

Dentro de ti em pequenas pevides 

Palpita a vida prodigiosa 

Infinitamente

E quedas tão simples

Ao lado de um talher 

Num quarto pobre de hotel. 




As afirmativas abaixo descrevem corretamente a relação entre as duas linguagens artísticas exemplificadas acima,

à exceção de uma. Assinale a.

Em colaboração com o professor de geometria,, um professor de artes propõe uma atividade lúdica para desenvolver a percepção visual e a construção espacial relativa. O objetivo da atividade é identificar e distinguir diferentes tipos de simetria no plano, a partir da análise de obras de M. C. Escher.. Inicialmente se oferece uma definição dos tipos de simetria:


1- simetria de translação: a figura desliza sobre uma reta,, mantendo se inalterada;
2- simetria de rotação: obtém se uma figura girando cada um de seus pontos segundo um arco de circunferência, ao redor de um ponto percorrendo um determinado ângulo;

3- simetria de reflexão: a figura bidimensional é refletida em relação a um eixo linear, de modo a fazê la corresponder, ponto a ponto, com a imagem original.



As três imagens acima exemplificam, respectivamente, tipos de simetria no plano:

Ao observarmos as músicas de maior sucesso lançadas na segunda metade da década de 1950 até os primeiros anos de 1960, identificamos um gênero inovador que trazia o samba tocado de um jeito ‘modificado’, muito influenciado pelo jazz norte.americano.
Assinale a alternativa que identifica o gênero musical ao qual se trata o fragmento acima.

Percebendo a necessidade de criar um sistema de fácil apreensão para o ensino de técnicas teatrais, Viola Spolin desenvolveu uma metodologia de ensino com base no jogo teatral.
A respeito da importância do jogo no ensino de teatro, analise as afirmativas a seguir.
I. O jogo instiga e faz emergir uma energia do coletivo pouco utilizada e compreendida.
II. No processo de aprendizagem na infância, segundo Piaget e Vygotsky, o jogo tem uma grande importância.
III. O Jogo, mais do que mera atividade lúdica, está no cerne das manifestações de inteligência do ser humano.
Assinale:

Andy Warhol criou um trabalho a partir de uma fotografia de Marilyn Monroe, reproduzindo, em sequência, a mesma imagem com variações de cor. A intenção do artista era mostrar que:

Partindo do princípio de que todos podem “criar”, pode-se afirmar que o ensino criativo em música consiste em:

A dança na escola poderá estimular a reflexão de que beleza e valor são conceitos subjetivos, que variam, para cada indivíduo ou grupo, de acordo com a percepção e a sensibilidade de cada um, através:

Pensar a disciplina Arte em um processo de formação continuada de professores pressupõe estabelecer uma articulação com os três eixos norteadores estabelecidos pelos PCNN’s:

produzir, apreciar e contextualizar.

Assinale a alternativa que descreve corretamente as orientações curriculares da disciplina Arte em seus eixos norteadores.

O repertório musical brasileiro, seja ele folclórico, popular ou erudito, oferece um rico manancial de possibilidades e de escolhas que podem contribuir para o desenvolvimento de propostas de apreciação, sensibilização, interpretação ou mesmo de criação.
Encontramos neste repertório vários gêneros, infantis ou não, que são bastante adequados para uma atividade musical ao mesmo tempo pedagógica e de entretenimento, tais como os Acalantos, os Brincos, as Parlendas, a Canção Popular e as Cantigas de Roda, entre outros.
Assinale a alternativa que identifica, dentre os gêneros acima citados, as brincadeiras rítmicas que mais se assemelham ao RAP moderno, principalmente por apresentarem um texto rimado, desacompanhado de melodia (sem música).

Um dos desafios frequentes das aulas de Teatro é a apresentação de cenas sem falas.
Ao solicitar tal atividade, o professor tem como objetivos
I. reduzir o barulho excessivo em sala de aula.
II. estimular o desenvolvimento das ações físicas do aluno.
III. promover novas formas de comunicação e expressão.
Assinale:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282