Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 1399 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

A respeito do assunto abordado no texto anterior, julgue o item subsecutivo.

As figuras geometrizadas são um padrão das pinturas corporais dos indígenas.

O Modernismo é uma tendência estética de vanguarda artística, mas, no Brasil, caracterizou-se como uma manifestação conservadora em função das heranças coloniais escravocratas.

No texto em consideração, a importante referência feita por Tom Zé a Augusto Boal é exemplo de como artistas de diferentes linguagens inspiram-se nas realizações uns dos outros; nesse caso, as confluências são entre as linguagens artísticas de diferentes mídias: a música e o teatro.

A convergência entre mídias e linguagens artísticas é uma característica do Barroco que ainda repercute nas esculturas e pinturas acopladas à arquitetura sacra.

Julgue o próximo item, relativos à Semana de Arte Moderna de 1922.

O Manifesto Antropófago, escrito por Oswald de Andrade, foi publicado antes de 1922 e serviu de base teórica para as manifestações artísticas da Semana de Arte Moderna de 1922.

Com base nas competências e habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental para o componente curricular arte, julgue o seguinte item

Durante os anos finais do ensino fundamental, não convém que o estudante problematize os aspectos históricos e sociais da produção artística.

Julgue os itens subsequentes, em relação às competências e habilidades previstas no Currículo de Pernambuco para o componente curricular arte nos ensinos fundamental e médio e para a área de linguagens e suas tecnologias no ensino médio.

Espera-se que o estudante adquira, durante o ensino médio, a habilidade de identificar e vivenciar as características das produções artísticas e dos movimentos culturais de Pernambuco.

Com relação à didática na formação do professor, julgue o item a seguir.

A dinâmica da relação professor-estudante é fundamental para a ação didática.

Considerando o quadro apresentado, bem como as características da obra de Giotto, assinale a afirmativa correta.

São consideradas obras atribuídas a Jan van Eyck:

No pós-guerra, após 1945, o crescimento econômico do Brasil ajuda a mudar o panorama das artes plásticas. Novos museus são fundados graças às doações de empresários que possibilitam a compra de importantes coleções. Dentre os museus fundados nesse período estão:

Entre 1907 e 1912, os pintores Pablo Picasso (1881-1973) e Georges Braque (1882-1963) criaram aqueles que hoje são considerados os primeiros quadros cubistas “analíticos”. Tratavam-se de experiências que tentavam entender não apenas como a câmera ou o olho humano podiam capturar uma imagem, mas também a maneira como, segundo eles, a mente a processava. Os artistas “decompuseram” intelectualmente as estruturas a fim de analisá-las e recriá-las.

O resultado das experiências de Picasso e Braque são obras com as seguintes características:

Na Commedia dell’arte, o roteiro de improviso é chamado de:

Nos anos 1980, o rock nacional ficou caracterizado por representar e divulgar formas de protesto e descontentamento social
e político da sociedade. São consideradas bandas musicais de rock surgidas nessa época, EXCETO:

Dependendo da intensidade sonora, podemos classificar o som como forte ou fraco. Considere as seguintes situações:

1. Soar de um sino grande de uma igreja no centro de uma cidade.
2. Queda de uma folha de uma árvore de pequeno porte.
3. Criança cochichando com um colega.
4. Ato da comemoração de um gol no estádio de futebol.

Assinale, a seguir, a alternativa que representa a intensidade do som nos quatro exemplos.