A música é uma sequência de sons e silêncio organizados harmoniosamente e é uma prática cultural presente nos grupos humanos. E uma linguagem que pode ser definida e interpretada de várias maneiras, em sintonia com:
A informatização dos lares, das empresas e dos escritórios a partir dos anos 90 do século passado, resultado da aplicação das novas tecnologias digitais na comunicação e na produção industrial, teve um impacto enorme na sociedade e nas relações sociais, com suas diversificadas manifestações, entre as quais incluem-se as artes. Considerando a navegabilidade dos meios digitais de comunicação e a interatividade apresentada ao internauta, uma educação visual qualitativa se faz necessária.
No que se refere a esse assunto, julgue o item subsecutivo.
O Toré é um ritual sagrado da tribo Xucuru-Kariri (AL/BA/MG) que envolve cantos e dança em círculo ao som de instrumentos musicais, como chocalhos e maracás.
Julgue o item seguinte, a respeito da música brasileira do período colonial.
O dodecafonismo foi o principal sistema de organização de alturas musicais adotado no período colonial.
Como se sabe, o negro, o índio, o branco e os demais habitantes do Brasil-Colônia influenciaram na formação da música brasileira. Nesse contexto, pode-se afirmar o seguinte:
Os instrumentos musicais classificam-se, segundo o modo de produção do som, em cinco grandes tipos: cordo-fones, aerofones, idiofones, membranofones e eletrofones. Os instrumentos, também chamados autor-ressonadores, produzem sons por sua própria vibração ao ser percutidos. Exemplos: castanholas, pratos, triângulo, xilofone, etc. Considerando esta última premissa, está-se falando de:
A música possui elementos formais que são características próprias que lhe dá forma, sendo esses elementos percebidos pelos ouvidos. Entre os elementos formadores do som, o timbre corresponde a:
A partir dos anos 30, o Canto Orfeônico foi dominante na educação musical brasileira, tendo à frente o compositor:
O movimento tropicalista trouxe várias inovações para o cenário cultural brasileiro do final da década de 60. As letras das canções eram inovadoras, criando jogos de linguagem, se aproximando da poesia dos concretistas. Musicalmente, o tropicalismo unia uma mistura da cultura brega, do rock psicodélico, da música erudita, da cultura popular, entre outros, dando conta de várias manifestações da cultura nacional. O som da guitarra elétrica convivia com violinos e com o berimbau. Esse movimento constituirá o resgate:
Foi durante o período barroco que a orquestra começou a tomar forma. Um traço constante nas orquestras barrocas era a presença do órgão e do cravo contínuo, preenchendo a harmonia, enriquecendo a textura e mantendo a unidade da orquestra. A forte característica da música orquestral barroca era:
A exploração de recursos tecnológicos na educação musical, mais especificamente falando, das chamadas tecnologias da informação e comunicação (TIC), caminha com o desenvolvimento de tecnologias computacionais aplicadas à música. O que tem colaborado no fazer musical de forma decisiva. Estes recursos vêm sendo incorporados à educação musical, possibilitando, assim:
Observe a imagem a seguir
A obra Shadow Line, da artista contemporânea
brasileira Regina Silveira, foi exposta em Nova
York, em 2011. Leia as afirmações a seguir sobre
a obra:
I- A artista, em sua instalação, aproveita a relação
com o espaço da galeria, criando um site-specific,
ou seja, a obra somente pode existir naquele
espaço.
II- A composição da obra foi realizada em um
único plano linear, com uma linha contínua e
espiralada, que cria a sensação de perspectiva da
obra.
III- A ausência de um suporte formal, o
aproveitamento do espaço arquitetônico e o
caráter impermanente da obra podem ser
consideradas características da arte
contemporânea.
Está CORRETO somente o que se afirma em:

Paisagem sonora - corredor é uma instalação de Pedro Palhares
Fernandes, realizada na Cidade Universitária de São Paulo (2005-
2007), inspirada no conceito de paisagem sonora de R. M.
Schafer. O corredor sonoro é formado por canos de PVC
alinhados e suspensos em uma sequência determinada, de modo
a formar uma frase musical.
A respeito desta instalação, de acordo com as propostas do
musicólogo Schafer, assinale V para a afirmativa correta e F para
a falsa.
( ) O objeto dessa instalação sonora é o som do ambiente
expositivo, que resulta das diferentes combinações dos tubos
de PVC.
( ) A música é produzida pelo caminhar do ouvinte e somente
será ouvida se ele passar pelo corredor.
( ) O ritmo da música depende da velocidade com que o fruidor
atravessa o corredor.
As afirmativas são, respectivamente,
Para M. Schafer, “a música é uma organização de sons - ritmo, intensidade, melodia e timbre - com a intenção de ser ouvida”. As afirmativas a seguir indicam ações pedagógicas derivadas desse pressuposto, à exceção de uma. Assinale-a.
Assinale a afirmativa que descreve corretamente um dos objetivos pedagógicos da educação em arte musical, a partir das propostas de R. Murray Schafer e Marisa Fonterrada.
Um docente adaptou a proposta didática de Raymond M. Schafer, apresentada em seu livro “O ouvido pensante”, organizando uma atividade de escuta no supermercado, na qual todos os alunos estariam com os olhos vendados. Esta atividade tinha como objetivo principal