Na administração pública, o conceito de cultura organizacional corresponde
Se um governo eleito legitimamente apresentar baixa capacidade de formular e implementar suas políticas públicas em decorrência da ineficiência de sua estrutura administrativa, estará ocorrendo um problema relacionado
O indivíduo interessado em trabalhar na gestão pública deve reconhecer que existe uma série de diferenças com relação os objetivos e atividades utilizados na gestão privada.
Sobre a gestão pública, analise as afirmativas a seguir.
I. Por ser mais aberta a influências da população, a gestão pública tende a ter processos mais ligados aos anseios da sociedade.
II. O processo de contratação de pessoal é, em regra, por meio de concurso público.
III. A prioridade da atuação de uma instituição pública é prover o bem-estar da sociedade.
Está correto o que se afirma em
“A evolução do papel do Estado implica constantes reformas administrativas visando não só a reestruturação organizacional, mas também a consolidação do processo democrático; o
equilíbrio fiscal; e, a boa prestação dos serviços públicos. Para isso, o Estado tem adotado, cada vez mais, uma gestão empreendedora, buscando ser mais eficiente; eficaz; e, efetivo.”
Uma das reformas do Estado adveio da Emenda Constitucional nº 19, em 1998, podendo se apontar como novo instrumento da administração pública gerencial:
A gestão de uma organização deve atentar-se às estratégias da empresa, a fim de alinhar as competências individuais às organizacionais,
que são essenciais para o negócio. O processo de implantação de gerenciamento do modelo de competências é formado por algumas fases, muito relevantes para o sucesso empresarial. Analise as afirmativas a seguir.
I. Levantamento das necessidades: definição dasnecessidades específicas e avaliação das possibilidades de desenvolvimento da empresa e dos funcionários. Trata-se de uma fase em que é preciso olhar profundamente para dentro da organização.
II. Determinação de novas direções e possibilidades: seria a construção de um novo modelo, o desenvolvimento do programa e a
definição do grau de envolvimento dos funcionários.
III. Definição do plano de ação: trata-se do desenho de quais serão as estratégias de implementação e a criação de um plano piloto.
IV. Manutenção da mudança: definição dos resultados em longo prazo, publicação oficial do programa e estabelecimento de uma avaliação contínua do processo
Assinale a alternativa correta.
O Balanço Patrimonial é uma ferramenta contábil que serve para os seguintes fins, EXCETO:
No que se refere à departamentalização por produtos e serviços, assinale a alternativa que representa uma desvantagem desse tipo de departamentalização.
Os principais níveis de planejamento da administração são o nível estratégico, o nível tático e o nível operacional.
A partir dessa informação, assinale a opção que apresenta particularidade(s) do nível tático.
A teoria das necessidades humanas define cinco categorias organizadas em forma de pirâmide, em uma sequência hierárquica da base ao topo.
Assinale a opção que apresenta corretamente essa sequência.
As transformações da administração pública, vistas sob a ótica das reformas administrativas, evidenciam historicamente alterações dos paradigmas orientadores da gestão pública, acompanhados de mudanças no contexto institucional do Estado.
A partir dessa constatação, e tendo em conta os modelos de gestão pública no Brasil, é correto afirmar que
Um servidor público atendeu à demanda de um cidadão
em um atendimento presencial que foi avaliado positivamente
pela linguagem simples, objetiva e compreensível
utilizada. Na comunicação pessoal, o meio utilizado para
transmitir a mensagem é chamado
Acerca dos indicadores de desempenho na administração financeira, julgue os próximos itens.
O índice de endividamento total menor que um indica que o passivo exigível é maior que o ativo, o que caracteriza uma situação patrimonial negativa.
Dentre os princípios de governança pública, citados por organizações renomadas, estão:
Dadas as afirmativas a respeito dos poderes administrativos,
I. O abuso de poder se divide em excesso de poder e desvio de poder, ocorrendo o primeiro toda vez que o administrador ultrapassar os limites de sua competência, ao passo que o segundo ocorre quando o agente atua nos limites da competência legalmente definida, mas visando a uma finalidade diversa daquela que estava prevista inicialmente.
II. Como regra geral, o poder regulamentar apenas complementa a lei, não inovando no ordenamento jurídico, excepcionado os denominados decretos autônomos previstos no art. 84, VI, da Constituição da República Federativa do Brasil.
III. O poder hierárquico é aquele que confere à administração pública a capacidade de ordenar, de coordenar, de controlar e de corrigir as atividades administrativas no âmbito interno da administração. Por meio dele, ainda, os agentes públicos podem delegar e avocar suas competências.
IV. O poder de polícia é, via de regra, discricionário, motivo pelo qual sua delegação é possível aos particulares.
verifica-se que está/ão correta/s
O prazo máximo de restrição de acesso à informação ultrassecreta, conforme a classificação prevista na Lei de Acesso à Informação, Lei nº 12.527/2011, é de