A organização em forma de rede é um fenômeno importante nas estruturas sociais e organizacionais contemporâneas, tendo como característica:
A respeito de processos licitatórios, julgue os seguintes itens.
A transferência, mediante ato administrativo, da execução de determinado serviço público a uma autarquia configura descentralização administrativa por outorga
A respeito das organizações administrativas e dos tipos de estruturas organizacionais, julgue os itens a seguir.
Há distinção entre descentralização de atividades e descentralização de autoridade; por exemplo, as atividades de grandes multinacionais são descentralizadas, ou seja, desenvolvem-se em vários locais, entretanto o poder organizacional, em geral, centraliza-se nas sedes dessas empresas.
A respeito das organizações administrativas e dos tipos de estruturas organizacionais, julgue os itens a seguir.
Embora o modelo funcional de departamentalização seja apropriado para organizações de pequeno porte, ele também pode ser utilizado pelas grandes empresas que executam suas operações em uma mesma área geográfica.
Julgue os itens a seguir, relativos à estrutura organizacional.
Nas organizações, a departamentalização pode ser identificada por meio da estrutura vertical de seus organogramas.
Considerando os tipos organizacionais propostos por Mintzberg, a Administração Pública é predominantemente
configurada como organização:
Acerca da gestão de processos e de contratos, julgue os itens subsecutivos
Organizações públicas da administração federal direta apresentam cadeias de comando do tipo matricial, isto é, há intercâmbio de poder decisório acerca de pessoas e de recursos em duas ou mais unidades administrativas situadas em níveis hierárquicos diferentes.
Julgue os itens a seguir, relativos à estrutura organizacional.
A estrutura de uma organização é definida por sua composição hierárquica, sua departamentalização e seus sistemas de comunicação, coordenação e integração.
INSTRUÇÃO: Leia a situação hipotética abaixo e responda às questões de 27 a 31.
Um Assistente em Administração, integrante de uma comissão responsável para realizar estudos do funcionamento administrativo de uma Universidade Federal Brasileira, participou dos trabalhos para definição do que deve ser feito, ou seja, os resultados e intenções futuras a serem alcançados por essa instituição de ensino, e como deve ser feito, correspondendo aos recursos e ações necessários para alcance dos resultados. Neste trabalho, o servidor percebeu que a universidade estava estruturada em um aspecto piramidal, em decorrência da centralização da autoridade no topo da organização na reitoria demonstrando claramente a unidade de comando e o escalonamento hierárquico. Constatou ainda que apresentava uma departamentalização constituída da agregação de tarefas de acordo com as funções principais desenvolvidas dentro da universidade. Esse assistente, em seu setor de trabalho e quando não estava na comissão, era responsável pela análise de processos administrativos para concessão de bolsas de auxílio estudantil, que compreendia a conferência dos documentos presentes nos processos administrativos, e, ao listar todos os processos, verificou que uma bolsa era requerida por sua esposa, fato que exigiu um posicionamento do Assistente.
A definição do que deve ser feito e como deve ser feito corresponde, respectivamente, a
Julgue os itens a seguir, relativos à estrutura organizacional.
Na estrutura matricial, as tarefas de uma organização são unificadas de acordo com os seus objetivos, gerando estruturas divisionais como, por exemplo, produtos e clientes.
No que se refere ao processo organizacional, julgue os itens que se seguem.
A descentralização é natural nas organizações em crescimento, uma vez que o aumento da estrutura organizacional estimula a tomada de decisões por níveis hierárquicos intermediários.
O conceito proposto na década de 1990, por Hammer e Champy, consistente na implementação de mudanças radicais, com redesenho de processos de trabalho, rompendo paradigmas tradicionais de Administração, denomina-se
No tocante à problemática da “qualidade na administração pública” no Brasil, considere as afirmações abaixo.
I. Sua discussão está bastante enraizada no contexto de reforma do Estado brasileiro de meados dos anos 90.
II. Toma por princípio a necessidade de separação entre metas de “qualidade” e de “participação” (dos servidores), pois entende que a busca simultânea destes dois objetivos levaria à dispersão de recursos e reduziria a consecução de resultados, no tocante aos ganhos de qualidade.
III. Traz como um de seus sustentáculos a definição de indicadores de desempenho para avaliação de resultados e de níveis de satisfação dos clientes internos e externos.
IV. Relaciona-se com a busca da mudança de uma cultura administrativa de acento burocrático para uma cultura com orientação gerencial.
Está correto o que se afirma APENAS em
Tendo por base o que foi disposto em lei e considerando os comandos emanados do Manual de Orientação para o Arranjo Institucional de Órgãos e Entidades do Poder Executivo Federal, pode–se afi rmar que as estruturas organizacionais dos ministérios contam com os seguintes componentes, exceto:
A descentralização faz com que as decisões sejam pulverizadas nos níveis mais baixos da organização.
A tendência moderna é utilizar a descentralização para proporcionar melhor utilização dos recursos humanos.
Assinale a alternativa que indica, respectivamente, uma vantagem e uma desvantagem da centralização.