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    • e

Acerca dos objetivos, desafios e características da gestão de pessoas, analise as afirmativas
abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


(  ) Proporcionar competitividade à organização é uma forma da gestão de pessoas contribuir
para a eficácia organizacional.
(  ) Treinamento e desenvolvimento, aprendizagem organizacional e gestão do conhecimento
corporativo fazem parte dos processos básicos de gestão de pessoas.
(  ) Descobrir o que motiva os colaboradores, individualmente e em grupo, é um dos objetivos da gestão de pessoas, assim podem definir estratégias, que façam os colaboradores se
sentirem animados e inspirados a darem o seu melhor para a realização do trabalho.
(  ) Tendências atuais do mundo moderno, como a globalização, tecnologia e informação, são alguns dos desafios enfrentados pela gestão de pessoas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Na teoria de administração, quando se fala em gestão de pessoas costuma-se recorrer à figura dos “subsistemas" que compõem essa área. Dentre as atividades que pertencem ao subsistema “manutenção", encontra(m)-se

Julgue o item. A maior parte das atividades de uma equipe requer variedade de habilidades e conhecimentos. Em vista disso, é razoável supor que equipes heterogêneas têm maior probabilidade de contar com diversidade de habilidades e de informações, além de serem mais eficazes.

Com relação à administração geral e pública, julgue o item.

Fatores como a oportunidade para desfrutar de atividades culturais e sociais, que estão fora do ambiente de trabalho, são condicionantes do grau de satisfação dos funcionários, influenciando sua produtividade.

Assinale a opção correta, acerca de motivação e liderança, comunicação, descentralização e delegação.

No que se refere aos fundamentos de motivação, comunicação

e controle, julgue os próximos itens.

A rigidez é um aspecto que deve ser observado em um sistema

eficaz de controle para se evitar um julgamento individual que

promova modificações quanto ao que está definido.

Julgue os itens subsecutivos, acerca das características e dos

elementos fundamentadores dos atuais modelos de gestão de

pessoas.

Uma unidade de gestão de pessoas que articula internamente suas iniciativas de trabalho alinhando-as aos planos institucionais, objetivos e características das lideranças organizacionais e da força de trabalho é considerada uma área estratégica para a organização.

Com relação a liderança, motivação e comunicação, julgue os itens seguintes.

O líder que apresenta o poder de referência é aquele que influencia uma equipe pelo respeito por seus conhecimentos, além de apresentar habilidades relacionadas às atividades desempenhadas pela sua equipe.

Com relação a liderança, motivação e comunicação, julgue os itens seguintes.

Excesso de mensagens, linguagem inadequada utilizada pelo emissor, desatenção e falta de preparo do receptor são exemplos de ruídos e interferências na comunicação, que podem comprometer a interpretação adequada de uma mensagem pelo seu receptor.

Julgue os itens subsecutivos, acerca das características e dos

elementos fundamentadores dos atuais modelos de gestão de

pessoas.

Considerando-se os modelos instrumental, estratégico e político, é correto afirmar que a efetividade das políticas e práticas da área depende da qualidade técnica dos processos e das atividades de gestão de pessoas e do seu ajustamento às características estratégicas, estruturais e culturais; da força de trabalho; e da articulação da unidade com atores e grupos de influência internos e externos às organizações.

Com relação a liderança, motivação e comunicação, julgue os itens seguintes.

Conforme a teoria da hierarquia das necessidades, os indivíduos se motivam para alcançar a sua realização pessoal imediatamente após suas necessidades sociais, como amizade, relacionamentos e trabalho em equipe, terem sido satisfeitas.

Assinale a alternativa correta sobre a identificação dos efeitos perversos da gestão de pessoas a serem evitados.

Considerando o fato de que o sistema de gestão de pessoas de uma organização é composto por uma série de práticas alinhadas entre si, de modo que algumas proveem insumos a outras, cujos resultados tornam possíveis retroalimentações com vistas ao contínuo aperfeiçoamento do sistema, assinale a opção correta a respeito da interdependência entre os diversos subsistemas de gestão de pessoas.

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