A expressão o mundo do trabalho em mudança engloba uma ampla gama de novos padrões de organização do trabalho, em uma variedade de níveis, dentre os quais estão:
Dentre as teorias da motivação, aquela que, numa primeira visão, sugere que os gerentes devem coagir, controlar e ameaçar os funcionários a fim de motivá-los e, numa segunda visão, acredita que as pessoas são capazes de ser responsáveis, não precisam ser coagidas ou controladas para ter um bom desempenho, é a teoria
Uma empresa privada, de pequeno porte, que atua no segmento de call center, optou por conceder um benefício espontâneo aos seus colaboradores com jornada de trabalho de 4 horas. É um benefício espontâneo a(o)
Na atualidade, a concorrência no mercado
consumidor tem aumentado muito e o público
consumidor tem se mostrado mais exigente. Em
razão disto, é muito importante valorizar os interesses
do cliente antes de tentar oferecer serviços ou produtos.
Analise as proposições seguintes:
I. É muito importante manter um bom relacionamento com
o público que representa ou que possa representar a clientela
da empresa, a partir do momento em que se inicia
o atendimento.
II. O atendente deve ser sempre cordial para com o cliente.
III. A boa vontade do atendente é muito importante para esclarecer
tudo que for pertinente no contato com o cliente.
IV. A percepção do atendente para identificar as características
de cada perfil de cliente torna-se muito importante para
satisfazer o cliente e para a empresa.
Marque as proposições que estão em conformidade com
aspectos de fidelização no atendimento ao público.
A comunicação é vital para os seres humanos, devendo-se
manter ativa em todas as formas de organização
social, o que favorece bastante a dinâmica da vida.
(MEDEIROS, João Bosco & HERNANDES, Sonia. Manual da Secretária.
Técnicas de Trabalho. Editora Atlas. São Paulo.)
Marque o que estabelece barreira durante um ato comunicativo.
Acerca da análise e descrição de cargos, capacitação de pessoas e gestão de desempenho, julgue os itens subsequentes.
A análise de cargos fornece o diagnóstico organizacional e a determinação da missão, da visão e dos objetivos estratégicos da organização, que subsidiarão o levantamento de necessidades de treinamento.
Acerca da análise e descrição de cargos, capacitação de pessoas e gestão de desempenho, julgue os itens subsequentes.
A redução do número de funcionários em um setor da organização representa um indicador da necessidade futura de treinamento.
Com relação à ferramenta de gestão denominada balanced scorecard, julgue os itens subsequentes.
De acordo com a teoria dos dois fatores proposta por Frederick Herzberg, os fatores extrínsecos ou higiênicos fazem as pessoas sentirem-se satisfeitas e motivadas com o trabalho.
Uma organização, que presta consultoria para diversas empresas de diferentes setores, está envolvida em cinco projetos que precisam de profissionais com capacidades muito específicas e que são raros no mercado de trabalho. Atualmente essa organização tem somente dois desses profissionais em seu quadro funcional.
O diretor da consultoria convocou uma reunião com os gerentes de projetos para encontrar a estrutura mais adequada para possibilitar a organização atender a todos os projetos nos quais se encontra envolvida.
A estrutura organizacional adequada para a alocação de profissionais em situações conforme a exposta acima é
No que concerne ao gerenciamento de conflitos e à gestão da
mudança, julgue os itens que se seguem.
As consequências dos conflitos no trabalho incluem as posturas agressivas e os fracos desempenhos.
De forma a preparar uma entrevista de seleção, um colaborador da área de recursos humanos (RH) listou alguns pontos fundamentais a serem cumpridos. Dentre eles, porém, o colaborador listou inadequadamente o ponto relacionado com a
O departamento fiscal da empresa Gama tem apresentado constantemente situações como: pagamento de tributos em atraso por conta do não lançamento de notas fiscais dentro dos prazos previstos pela legislação. Quando questionados, funcionários apontam que não são os responsáveis pelos problemas. De maneira geral os funcionários da área afirmam que não são atribuições de seus cargos. Como consequência várias atividades importantes do departamento fiscal ficam sob responsabilidade indefinida.
Os problemas do departamento fiscal da Gama estão relacionados:
Nas questões 46 a 55, selecione a opção que melhor representa o conjunto das afirmações, considerando C para afirmativa correta e E para afirmativa errada.
I. Os fatores motivacionais, mesmo que mantidos, não são os responsáveis pela retenção das pessoas nas organizações.
II. É um pressuposto do processo de motivação humana que o comportamento humano é orientado para objetivos pessoais.
III. Em relação ao ciclo motivacional humano, uma necessidade pode ser satisfeita ou frustrada, não sendo possível nenhuma forma de compensação.
Há quatro características específicas que servem de base para a definição de motivação: aquela que é definida como um fenômeno individual; a que é descrita, geralmente como intencional; a que tem o propósito de predizer o comportamento e aquela
Acerca da análise e descrição de cargos, capacitação de pessoas e gestão de desempenho, julgue os itens subsequentes.
O método de observação direta é o mais adequado para se analisar o cargo de diretor financeiro de uma grande organização.