De acordo com Garvin, a qualidade evoluiu em etapas por quatro períodos distintos, tendo foco diferenciado em cada um desses períodos. No primeiro período o foco era a inspeção; em seguida, o controle estatístico da qualidade; a terceira fase tinha por foco a garantia da qualidade; e, por último, o período atual que prioriza a gestão estratégica da qualidade. O que representa a terceira fase da qualidade, de acordo com Garvin?
A sociedade moderna envolve um contínuo crescimento e evolução das organizações em formas bastante variadas, cumprindo papéis diversos. A sociedade está em contínua evolução. As organizações formais constituem a forma dominante de instituição em nossa sociedade. Cada organização é restringida por recursos limitados, e por isso não pode tirar vantagens de todas as oportunidades que surgem. Quando a organização aplica seus recursos na alternativa que produz o maior resultado, pode-se dizer que é obtida a:
Quanto à organização de sistemas e métodos, julgue os itens a
seguir.
Com relação ao fluxo de informações em um formulário, é regra básica que elas estejam agrupadas em áreas específicas e que os conjuntos de informações se sucedam em uma sequência lógica: da esquerda para a direita e de cima para baixo.
De acordo com Chiavenato, a adhocracia é o oposto da
burocracia, significando uma forma organizacional livre e solta,
totalmente descentralizada e que utiliza equipes e estruturas
horizontais dentro das quais as pessoas trabalham juntas ou em
grupos interfuncionais cruzados. Considerando esse assunto,
julgue os próximos itens.
A adhocracia prevê o compromisso dos funcionários com a qualidade
De acordo com Chiavenato, a adhocracia é o oposto da
burocracia, significando uma forma organizacional livre e solta,
totalmente descentralizada e que utiliza equipes e estruturas
horizontais dentro das quais as pessoas trabalham juntas ou em
grupos interfuncionais cruzados. Considerando esse assunto,
julgue os próximos itens.
Na adhocracia, padrões mensuráveis definem o desempenho mínimo.
Com relação à qualidade e à produtividade nas organizações, considere as afirmativas abaixo.
I. A produtividade só é obtida se os processos tiverem qualidade em seus insumos e operações, pois de nada adianta qualidade sem produtividade.
II. A Qualidade Total é muito abrangente e se dedica a estudar a satisfação dos clientes externos e os clientes internos.
III. A produtividade não deve ser entendida somente como razão entre resultados e recursos, mas sim de uma forma mais ampla, levando em conta todas as variáveis existentes nos processos, focando nas necessidades de todas as partes interessadas no negócio e buscando melhorias e resultados relevantes para todos.
IV. No início da era industrial, a preocupação dos gestores estava voltada para os volumes de produção. Com o aumento da competitividade surgiu a medição da produtividade, que até a segunda guerra mundial era entendida como razão entre o volume produzido e o tempo gasto para esta produção.
V. Uma das formas mais abrangentes de se definir produtividade, atualmente, é como sendo razão entre a saída, ou o resultado final, de um processo e a entrada, que representa os recursos necessários à obtenção da saída.
Está correto o que se afirma em
O gráfico que corresponde à representação dos passos de um processo é o
Um determinado produto tem sua qualidade medida por meio da característica de qualidade/peso. Ao longo de um turno de produção, foram extraídas 10 amostras de tamanho n = 3 e calculadas as médias de cada amostra, conforme a tabela abaixo.
Tabelas e fórmulas auxiliares (fonte: Montgomery, 2004)
Com base nas informações fornecidas, analise as afirmativas a seguir.
I - O processo está sob controle estatístico.
II - Existe uma causa especial na amostra 8, relativa à variabilidade do processo.
III - Existe uma causa especial na amostra 10, relativa à centralização do processo.
IV - O processo está centralizado, mas sua variabilidade está fora de controle.
V - Existe uma causa natural na amostra 4, relativa à centralização e à variabilidade.
Está correto APENAS o que se afirma em
Ao longo dos últimos anos, o conceito e a importância da função logística evoluíram continuamente, fazendo com que, hoje, ela seja considerada uma função vital para a competitividade das empresas. Para garantir eficiência e eficácia, as empresas passaram a se preocupar não só com as relações binárias com fornecedores e clientes, mas também com os principais atores de sua Cadeia de Suprimentos. Com relação às melhores práticas de gestão da Cadeia de Suprimentos, analise as afirmativas a seguir.
I - O efeito chicote é resultado da colaboração acentuada entre empresas da mesma Cadeia de Suprimentos.
II - Através da colaboração, as empresas compartilham informações estratégicas, com o objetivo de maximizar a lucratividade global da Cadeia de Suprimentos.
III - O posicionamento de uma empresa em um cluster ou arranjo produtivo local acelera o processo de integração logística.
IV - Para reduzir o custo total logístico, as empresas devem buscar minimizar, isoladamente, o custo de cada função logística.
Estão corretas APENAS as afirmativas
Em um debate sobre os custos da qualidade, um grupo de administradores chegou à correta conclusão de que
Na aplicação do conceito do ciclo PDCA, a ação de monitoramento e medição dos processos e produtos em relação às políticas, objetivos e requisitos para o produto e registro dos resultados, é denominada de
São pontos presentes na análise do QDT (Quadro de Distribuição do Trabalho), exceto:
A análise típica que acompanha o fluxo-objeto desde uma fábrica, passando pelo depósito e chegando até o ponto de venda, determinando os custos associados a esta movimentação, é uma análise
A maior parte dos princípios e práticas que suportam o TQM Gerenciamento da Qualidade Total deriva de contribuições de um grupo restrito de estudiosos. Tidos como mestres, ou gurus, o conhecimento de seu trabalho é requisito para qualquer esforço visando compreender e implementar o TQM nas organizações. Sobre os Gurus da Qualidade e seus pensamentos, é correto afirmar que:
Na gestão da qualidade
I. o ciclo PDCA é um método gerencial para a promoção da melhoria contínua e reflete, em suas quatro fases, a base da filosofia do melhoramento contínuo.
II. no diagrama de causa e efeito as causas são agrupadas por categorias (máquinas, métodos, mão de obra, materiais) e semelhanças previamente estabelecidas, ou percebidas durante o processo de classificação.
III. a matriz GUT é o gráfico de causa e efeito que representa os riscos potenciais, por meio de quantificações que buscam estabelecer resultados para abordá-los, visando minimizar os custos do processo.
IV. a ferramenta 5W2H é utilizada principalmente no mapeamento e padronização de processos, na elaboração de planos de ação e no estabelecimento de procedimentos associados a indicadores.
V. processo é um grupo de atividades realizadas numa sequência intermitente com o objetivo de produzir bem ou serviço que tem valor para a empresa.
Está correto o que consta SOMENTE em