Em relação aos tipos de organização, julgue o item a seguir.
Na organização linha‐staff, há uma fusão da estrutura linear com a estrutura funcional, com predomínio da primeira.
No que se refere à gestão, julgue o item a seguir.
É muito comum encontrar organizações com níveis hierárquicos mais enxutos e com uma disposição mais horizontal para que se elimine o excesso de burocracia e perda de tempo em tomadas de decisão. A delegação de autoridade é chave nesse processo e agrega uma aliança forte na gestão e na liderança de equipes de trabalho.
No que se refere à gestão, julgue o item a seguir.
A delimitação e a definição da responsabilidade social da organização são provenientes do balanço social. Portanto, uma atividade socialmente responsável nos dias de hoje pode vir a se tornar socialmente irresponsável em outro momento, em outro lugar e em outras circunstâncias. A responsabilidade social não é fixa e engessada.
Acerca de estrutura organizacional, procedimentos administrativos e arquivamento, julgue o item que se segue.
A estrutura organizacional matricial combina a competência técnica da estrutura funcional com a ação orientada para o resultado da organização de projeto.
Este instrumento é usado para configurar e estabelecer a estrutura formal de uma empresa ou de uma de suas partes em um determinado momento; é uma forma estática de configurar a empresa ou uma de suas partes. Trata-se do:
Quando se afirma que em determinada empresa há uma estrutura horizontal dominante projetada para a aprendizagem, isso significa que o seu projeto organizacional apresenta os seguintes elementos:
Bons resultados nos processos de planejamento, controle, aquisição e de movimentação de materiais, além da gestão de fornecedores, podem ser obtidos com análise, identificação das necessidades, planejamento e destinação dos materiais de uma organização, com:
Sobre a problemática que envolve os quatro níveis administrativos na visão de Cury (2005), numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando o nível administrativo com suas respectivas atribuições e responsabilidades básicas.
COLUNA I
1. Administração de cúpula de produção e administração setorial
2. Administração estratégica
3. Administração funcional
4. Administração de supervisão
COLUNA II
( ) Definição das políticas e estabelecimento de estratégias e diretrizes com lógica de sistema aberto; planos gerais, visando fins.
( ) Definir, a partir dos objetivos setoriais, as metas a serem desenvolvidas pelos órgãos subordinados; planos instrumentais.
( ) Realizar atividades e tarefas com lógica de sistema fechado; planos operacionais.
( ) Traduzir as políticas, estratégias e diretrizes em objetivos setoriais; planos direcionais, visando adequar meios a fins.
Assinale a sequência CORRETA.
Quanto aos tipos de organização, julgue o próximo item.
Na organização linha-staff, coexistem órgãos de linha (de apoio e de consultoria) e de assessoria (de execução), mantendo relações entre si.
A administração foi definida por Henri Fayol, administrador Francês do início do século XX, como um processo dinâmico que compreenderia cinco funções: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. Atualmente as funções de comandar e coordenar foram agregadas para formar a função dirigir, sendo então compactadas em quatro funções: planejar, organizar, dirigir e controlar. A respeito das funções da Administração, analise as afirmações: I. Planejamento consiste na especificação dos objetivos a serem atingidos, na definição das estratégias, ações e desenvolvimento de planos que permitam alcançá-los; II. Organização consiste em conduzir e motivar pessoas a executarem suas tarefas a fim de alcançar os objetivos organizacionais, exigindo do gestor a capacidade de coordenação; III. Direção consiste na função da administração capaz de realizar a divisão de tarefas e dos recursos entre os membros organizacionais; IV. Controle consiste no monitoramento e na avaliação do desempenho da organização, na comparação deste com os objetivos planejados. É correto afirmar que:
Uma organização do terceiro setor, buscando promover a impessoalidade nas suas contratações, decide realizar um processo de admissão semelhante à dos concursos públicos, por meio da aplicação de provas e análise de títulos. Sobre esse modelo de contratação, é possível afirmar que ele está relacionado com a teoria de administração chamada de
São 4 os tipos de entrevista realizados em uma empresa, são elas:
Essas formas de remuneração compõem a base de um sistema de remuneração:
Julgue o item que se segue, relativo ao processo administrativo e sua aplicação às organizações da administração pública.
Entre as vantagens da departamentalização por produtos, inclui-se a flexibilidade para crescimento dos departamentos com base em flutuações de demanda por um produto e facilidade na coordenação interdepartamental com base no produto.
Julgue o próximo item, relativo aos processos administrativos organizacionais.
A departamentalização funcional baseia-se na divisão de áreas dentro da organização por serviços.