Acerca das características básicas das organizações formais
modernas, julgue os itens a seguir.
As organizações modernas devem reduzir os objetivos iniciais para satisfazer as necessidades adquiridas, e não, ajustar o atendimento das necessidades adquiridas aos seus objetivos iniciais.
Ao longo do ano de 2000, a empresa brasileira XYZ identificou crescente número de visitas em seu site, originadas da Argentina. Muitos dos argentinos que procuravam informações a respeito dos produtos da XYZ compravam produtos através do site de vendas da empresa. Com o objetivo de aumentar a abrangência da empresa e iniciar atividades internacionais a partir do mercado argentino, em 2001, a XYZ comprou a empresa argentina WW e passou a ser proprietária de suas plantas de produção, armazéns e centros de distribuição, que passaram a produzir e distribuir produtos XYZ. A estratégia de ingresso no mercado internacional da XYZ é classificada como
A formatação de negócios é uma competência que requer talento. Como se denomina essa competência na obra indicada de Idalberto Chiavenato?
O gráfico abaixo mostra o padrão de preferência de consumidores do mercado de uma determinada região com relação ao desempenho e à economia oferecidos pelo combustível.
Com base no gráfico, classificam-se as preferências dos consumidores de combustível dessa região como
Com relação ao benchmarking, analise as afirmativas a seguir.
I. O benchmarking é uma atividade de curto prazo para evitar defasagem de dados.
II. O benchmarking enfatiza, como pressuposto, o aspecto processual.
III. O benchmarking é aplicado somente entre organizações do mesmo setor de atuação, sob pena de análises enviesadas.
Assinale:
Uma empresa decidiu abrir uma nova fábrica em alguma das regiões representadas no mapa abaixo. Seus fornecedores (F1 e F2) e clientes (C1 e C2) também são mostrados no mapa. Anualmente, estima-se que o fluxo de transporte entre a fábrica e os fornecedores F1 e F2 será, respectivamente, de 400 e 600 toneladas. A demanda anual estimada para o cliente C1 é de 350 toneladas e para o cliente C2 é de 550 toneladas. O custo de transporte é de R$ 1/tonelada.km.
Utilizando o método do centro de gravidade, a região indicada para a localização da nova fábrica é a
Se o preço de venda médio por unidade for igual a R$ 3,50, o custo variável por unidade for igual a R$ 1,50, e os custos operacionais fixos tiverem o valor de R$ 20.000,00, conclui-se que o ponto de equilíbrio, em unidades, é de
O processo de tomada de decisão do consumidor tem início com o reconhecimento de uma necessidade, quando o consumidor percebe uma diferença entre seu estado real e algum estado desejado.
PORQUE
O consumidor pode obter informações através de fontes pessoais, comerciais, públicas ou experimentais. A esse respeito, conclui-se que
O setor de serviços ocupa, atualmente, uma posição importante na geração de riquezas para um país. No momento da prestação do serviço ocorre o contato mais direto entre a empresa e seus clientes. Como conceito, nível de serviço é a qualidade com que o fluxo de bens e serviços é gerido pela empresa. Dentro dessa perspectiva, compreende-se que o nível de serviço se
Em relação aos impostos federais, considere as afirmações a seguir.
I - O imposto de importação incide sobre a entrada de produtos estrangeiros no território nacional.
II - O imposto sobre a exportação incide sobre a saída do território nacional, para o estrangeiro, de produtos nacionais ou nacionalizados.
III - O imposto sobre operações financeiras incide sobre as operações de crédito, câmbio e seguro ou relativas a títulos ou valores mobiliários.
IV - O imposto de renda e proventos de qualquer natureza incidem sobre grandes fortunas, nos termos de lei complementar. De acordo com o Código Tributário Nacional, estão corretas
APENAS as afirmações
Uma trading brasileira, representante dos vinhos portugueses Cruz de Malta, fez uma consulta ao Ministério da Indústria e Comércio para conhecer a melhor forma de importar os produtos em grandes quantidades, armazenálos e vendê-los em quantidades parciais, conforme os pedidos feitos, no Brasil, para o mercado de varejo. Os impostos devidos seriam pagos, na importação, na mesma proporção das quantidades nacionalizadas para entrega. A empresa que fez a consulta foi bem orientada. Segundo a resposta da consultoria, além de se beneficiarem da nacionalização parcial dos produtos até um período determinado, tendo a possibilidade de prorrogação, o faturamento poderia ser feito direto do exportador para os compradores no Brasil, sendo a trading apenas consignatária da carga. Com base na consulta e observando a resposta do Ministério, o regime atípico orientado foi
Escolher o melhor modal de transporte é uma das decisões- chave na Logística. A escolha dependerá das características do produto bem como o prazo da entrega, riscos envolvidos e o custo total do transporte. Em relação às características de desempenho dos modais de transporte, afirma-se que o modal
No que se refere ao etanol, considere as informações apresentadas abaixo.
Custo variável unitário (litro): $0,80/litro
Custos fixos: $300.000,00
Venda esperada em unidades (litros): 500.000 litros
Uma distribuidora de combustíveis instituiu que o preço do etanol em seus postos será determinado com base no markup de 20% sobre as vendas. Assim, o preço de markup para o litro do etanol seria
Como são denominadas as indústrias caracterizadas por firmas que compram uma variedade de itens, muitos deles de valores unitários baixos, e que, a partir de uma série de fontes, tem como propósito transformá-los em itens de maior valor unitário?
Considerando a metodologia conhecida como avaliação SWOT (strength: forças; weaknesses: fraquezas; opportunities: oportunidades e threatens: ameaças), que pode servir de base aos processos de planejamento estratégico, julgue o item abaixo.
A identificação das fraquezas refere-se ao ambiente externo das empresas e das organizações.