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Uma empresa distribuidora de combustíveis realizou uma pesquisa de mercado e constatou que os consumidores individuais de combustíveis poderiam ser divididos em dois grupos: os consumidores que buscam qualidade dos serviços e aqueles que buscam economia (preços baixos). Como consequência dessa pesquisa, a rede de postos de abastecimento foi dividida em duas: Postos VIP, com atendimento diferenciado, combustíveis especiais e lojas de conveniências; e Rede Popular, com auto-atendimento nas bombas de combustíveis e sem nenhum outro produto à venda. Classifica-se a decisão de segmentação da distribuidora como

Para dar suporte às decisões de marketing, os profissionais necessitam de informações como o tamanho do mercado. Como forma de tornar essas informações mais precisas e interessantes aos gestores, o mercado é dividido em cinco tipos. Relacione os tipos de mercado apresentados na coluna da esquerda à respectiva descrição do conjunto de consumidores definida na coluna da direita.

Imagem 012.jpg

As associações corretas são

Uma distribuidora de combustíveis instalou sistemas de controle de gastos. Os procedimentos de manutenção e limpeza dos veículos deixaram de ser feitos semanalmente e passaram a ser feitos mensalmente. Os caminhões passaram a rodar apenas com o motorista (antes havia dois ajudantes) e os horários de deslocamento foram reprogramados para que fossem evitados congestionamentos que elevassem os gastos de combustível por quilômetro rodado. O objetivo dos gerentes era fazer com que a empresa pudesse oferecer preços mais competitivos. A estratégia de marketing dessa empresa é classificada como

A inércia do comprador e a saturação do mercado são características das indústrias nas seguintes fases:

A tecnologia patenteada de um produto, em estratégia competitiva, equivale à seguinte barreira de entrada:

A formalização do acordo de aquisição de um item patrimonial, considerando-se a relevância, envolve aspectos como especificidade, prazos e penalidades e admite diversos modelos. O tipo de contrato em que um fabricante vai à busca de clientes potenciais interessados na compra de novos produtos desenvolvidos e que prevê uma data para que ele ratifique o pedido é chamado de

Segundo Amyr Klink, para se chegar onde quer que seja não é
preciso dominar a força; basta controlar a razão. Tendo como
referência inicial essa assertiva, julgue os seguintes itens, acerca
do planejamento.

As variáveis externas e não controláveis pela empresa que podem criar condições desfavoráveis para ela são conhecidas como pontos fracos.

O varejista tem de tomar decisões a respeito da amplitude e da profundidade de seu sortimento de produtos.

PORQUE

Os varejistas utilizam ferramentas promocionais, tais como propaganda, venda pessoal, promoção de vendas e relações públicas, para atingir os clientes.

A esse respeito, conclui-se que

Com relação ao marketing de serviços, analise as afirmativas abaixo.

I - Serviços são considerados perecíveis porque não podem ser estocados.
II - Serviços são geralmente produzidos e consumidos em momentos distintos.
III - Os serviços são considerados intangíveis por não poderem ser vistos, tocados, sentidos ou provados antes de serem adquiridos.
IV - Os serviços são invariáveis e podem ser reproduzidos exatamente da mesma maneira a cada vez que são ofertados.

São corretas APENAS as afirmativas

Assinale a alternativa que indique uma tática da estratégia de liderança em indústrias em declínio.

Os relacionamentos diretos permitem que as empresas conheçam e atendam melhor os clientes, criem valores superiores para eles e aumentem os lucros.

PORQUE

Os relacionamentos indiretos são relações em que os profissionais de marketing não conhecem profundamente os clientes individuais, mas os produtos desenvolvidos por esses profissionais têm significado para os clientes.

A esse respeito, conclui-se que

Suponha um bairro nobre que esteja passando por recente crescimento habitacional e grande fluxo de veículos particulares. Nesse bairro, surgiram, recentemente, dezenas de postos de gasolina bem localizados. Todos os postos incluem lojas de conveniências e lavagem automática. Qual fator explica a rivalidade intensa entre os concorrentes desses postos?

Com relação ao benchmarking, assinale a alternativa correta.

Porter propõe que nenhuma empresa pode ter um desempenho num nível acima da média, tentando ser tudo para todas as pessoas. A administração, portanto, precisa selecionar uma estratégia que confira à organização uma vantagem competitiva. (ROBBINS, 2000, p.123) Desta forma vantagem competitiva é:

O processo de pesquisa de marketing envolve quatro etapas interdependentes, que se iniciam com o desenvolvimento do plano de pesquisa.

PORQUE
Gerentes de marketing utilizam estudos formais de marketing sobre problemas e oportunidades específicos.

A esse respeito, conclui-se que

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