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Julgue os próximos itens, a respeito de administração geral e postura profissional.

Eficácia se refere ao grau de atingimento de uma meta ou

propósito organizacional.

Nos últimos anos vivencia-se uma nova realidade das empresas públicas, preocupando-se em atuar dentro dos padrões de eficiência, qualidade dos serviços bem como práticas de gestão de pessoas que propiciem a valorização do capital humano. A consolidação desse cenário vem ocorrendo principalmente pela adoção de:

I – políticas trabalhistas, relações de trabalho e folha de pagamento.

II – objetivos voltados a resultados agregando valor às pessoas e ao negócio.

III – práticas de especialização no trabalho.

IV – estrutura de carreia que permita o desenvolvimento de competências.

V – políticas de recursos humanos concebidas de forma integrada.

O correto está apenas em:

Acerca da gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens subsecutivos.

Em uma situação de equilíbrio organizacional, a organização caracteriza-se como um sistema ao qual seus participantes concedem contribuições enquanto recebem incentivos proporcionais aos seus esforços de contribuição.

Julgue os itens que se seguem, relativos a aspectos diversos do

processo de planejamento.

Na metodologia BSC (balanced scorecard), os objetivos estratégicos que representam proposição de valores aos clientes são descritos na perspectiva aprendizado e crescimento, englobando aspectos relativos à evolução da organização no mercado.

No que se refere aos fundamentos de motivação, comunicação

e controle, julgue os próximos itens.

Controles orçamentários realizados nos níveis intermediários da organização para monitorar e controlar as despesas de várias unidades no decorrer de um exercício anual são considerados controles táticos.

A respeito de comportamento organizacional, julgue os itens

seguintes.

Sendo uma ação autorregulada e persistente, dirigida a determinados objetivos e ativada por necessidades intrínsecas, a motivação tende a ser pouco influenciada por iniciativas organizacionais e gerenciais de remuneração e valorização.

Julgue os próximos itens, relativos a BSC (balanced scorecard), a administração por objetivos e a características e tipos de controle.

O BSC é um instrumento integrado à estratégia organizacional embasado em indicadores referentes às perspectivas financeira, do cliente, dos processos internos e da aprendizagem e crescimento.

Julgue os próximos itens, relativos a BSC (balanced scorecard), a administração por objetivos e a características e tipos de controle.

Situação hipotética: Após o planejamento, determinada organização elaborou e divulgou políticas e normas de funcionamento das ações organizacionais como forma de balizar a atuação de seus funcionários. Assertiva: Nessa situação, a organização implantou o controle do tipo preliminar.

Após analisar as estratégias de excelência operacional, liderança em serviços e orientação para o cidadão, no planejamento estratégico da Secretaria, decidiu-se pela implementação da estratégia de excelência operacional. O alinhamento entre a estratégia adotada e as competências organizacionais necessárias, aponta que a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) deve desenvolver ou adquirir as seguintes competências organizacionais básicas:

A primeira fase da análise consiste da divisão em dois subgrupos, com base em características distintivas: a) reclamações que competem a SMTR; b) demais reclamações. Para promover tal separação o agente de administração adotou:

Acerca de comportamento organizacional, julgue os itens que se seguem.

Se o chefe e as regras organizacionais são percebidos de forma

positiva, a liderança é considerada adequada, tendendo as

pessoas a demonstrarem lealdade à equipe e à organização.

No que se refere aos fundamentos do controle e desempenho organizacional, julgue os itens subsecutivos.

Ações disciplinares positivas ou negativas são medidas que

podem causar mudanças significativas no comportamento de

um indivíduo, resultando, inclusive, em melhor desempenho

de suas atividades.

No que concerne à função e aos processos de planejamento em

organizações, julgue os itens subsequentes.

A perspectiva clientes do balanced scorecard considera, entre

outros aspectos, a relação dos níveis de satisfação e retenção

dos clientes com a percepção deles em relação à organização.

Com relação a cultura, liderança e desempenho organizacional,

julgue os próximos itens.

Por meio da comunicação, a liderança exerce poder ao criar ou

reforçar uma realidade organizacional.

A administração é um processo de criação, direção, manutenção,

operação e controle de uma organização. A respeito desse assunto,

julgue os próximos itens.

O planejamento tático de uma organização é um processo de

desdobramento do plano estratégico, que determina áreas

funcionais e define ações especializadas.

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