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O conflito é um fenômeno comum sempre que se fala de trabalho em grupo. Sempre que há pessoas entrando em
contato com outras, os conflitos aparecem. De certa forma, o conflito é algo comum sempre que indivíduos têm valores, objetivos, interesses ou ideias diferentes uns dos outros. Se até casais brigam, imagine os colegas de trabalho! Naturalmente, existem diversos tipos de conflito. Alguns são derivados de motivos mais “concretos”, enquanto outros são derivados de sentimentos e opiniões. Da mesma maneira, alguns são facilmente resolvidos, enquanto outros são de difícil tratamento.

Com relação ao assunto tratado no texto acima, julgue:

O conflito disfuncional é aquele que prejudica a organização. Ele acontece quando o nível de conflitos é muito baixo, gerando acomodação, ou muito alto, gerando perda de tempo e esforço da equipe.

Considere que duas áreas da Agência de Fomento do Amapá (AFAP) estejam disputando uma fatia maior do orçamento da entidade, cada qual sustentando que os projetos por elas desenvolvidos seriam mais relevantes. O gestor responsável pelo gerenciamento do conflito que se instalou nesse cenário adotou uma negociação distributiva, o que nos permite concluir que

As relações pessoais determinam o ambiente psicológico em uma empresa. Os problemas não resolvidos no mundo dos sentimentos impedem o crescimento e o desenvolvimento pessoal e organizacional.

Julgue o item. As competências que compõem a inteligência emocional são a capacidade de cada um lidar com suas próprias emoções, desenvolver autoconhecimento, se relacionar com o outro, entender o contexto social, as regras explícitas e implícitas, de ser capaz de colaborar e mediar conflitos e solucionar problemas.

Relativos a coaching individual, de grupo e de equipe das organizações, Julgue os itens

Aspectos como o diálogo face a face, a convergência, o exercício de dar e receber retroação, a discussão de fatores que prejudicam a carreira das pessoas, o relacionamento interpessoal e a melhora do desempenho estão em alta.

No ambiente organizacional, nem todos os conflitos são ruins para a tomada de decisão. Uma vez que diferentes membros de um grupo têm experiências e conhecimentos diferentes, eles enxergam o problema de forma distinta e podem propor soluções diferentes, sendo necessário, por vezes, que haja diferentes opiniões para que se encontre a melhor decisão para a empresa. O desafio é construir uma cultura organizacional que possibilite o conflito sem que haja brigas entre as pessoas.

Esse tipo de conflito, baseado em diferenças de opinião, no exame e na comparação das alternativas apresentadas para que a melhor solução seja tomada, é denominado conflito

Julgue o item. A visão interacionista sobre conflito não propõe que todos os conflitos sejam bons. Alguns conflitos, chamados de conflitos disfuncionais, apoiam os objetivos do grupo e melhoram seu desempenho.

Julgue o item. A maior responsabilidade pela resolução de conflitos cabe ao líder do grupo, mas esta não é uma regra enrijecida. Aguçar as divergências em um conflito é uma técnica utilizada pela liderança para solucioná‐lo.

Entre os fatores antecedentes que conduzem à criação de condições que predispõem ao conflito, a diferenciação de atividades tende a produzir objetivos e interesses diferentes ou até antagônicos.

Uma gerente foi ambígua ao explicar aos subordinados quem seria responsável por executar uma tarefa desagradável, enquanto ela estivesse de férias.

Quando retornou ao trabalho, ela constatou que a sua equipe estava-se digladiando, e a tarefa não fora concluída.

Nesse caso, verifica-se que o conflito foi originário de fatores de

Os vice-reitores administrativo e acadêmico de uma universidade do Rio de Janeiro reconhecem a importância dos lucros para a organização, mas acreditam que, para implementar a cidadania corporativa, é preciso desempenhar um papel ativo em programas sociais relevantes. O vice-reitor administrativo, no entanto, acha que a melhor maneira de fazer isso é doar uma parte dos lucros da organização para uma causa social; já o vice-reitor acadêmico acha que a universidade deve ser mais ativa, devendo patrocinar todos os projetos sociais em andamento no Estado.

Nesse caso, observa-se um conflito

Julgue o item. O comportamento assertivo facilita a obtenção dos desejos do outro e caracteriza‐se pelas seguintes verbalizações: “Talvez”; “Suponho”; “Me pergunto se poderíamos”; e “Você se importaria muito”.

As organizações são formadas por pessoas que muitas vezes são alocadas em grupos para interagirem umas com as outras visando atingir um determinado objetivo. Levando em consideração os estágios de desenvolvimento de grupos, assinale a alternativa INCORRETA.

Quanto aos processos de comunicação no trabalho e de gestão de conflitos, assinale a alternativa correta.

Quando o conflito é muito baixo ou muito intenso, ele é chamado de conflito disfuncional (destrutivo ou negativo). Qual alternativa apresenta uma condição que pode aumentar a chance de um conflito ocorrer dentro das organizações?

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