No que se refere ao processo de solução de conflitos, aos aspectos comportamentais e à cultura organizacional, julgue o item seguinte.
Os componentes básicos da motivação são dois: a direção e a intensidade do esforço.
No que se refere ao processo de solução de conflitos, aos aspectos comportamentais e à cultura organizacional, julgue o item seguinte.
Os padrões de influenciação e de poder, assim como as percepções e as atitudes das pessoas, constituem exemplos de aspectos informais da cultura de uma organização.
Os depoimentos reproduzidos a seguir foram obtidos numa pesquisa de análise de conflitos em duas instituições públicas.
(1) “Existem conflitos e conflitos, aquele conflito resultado do embate profissional, a forma como fazer pode ser questionada com embasamento, ajuda a crescer.”
(2) “As prioridades aqui na instituição são muito voláteis, a gente não sabe exatamente o conteúdo e os objetivos do trabalho que a gente deve fazer, porque as prioridades estão constantemente mudando.”
(3) “Não existe companheirismo ou boas relações interpessoais: cada um faz a sua parte, e muitos vigiam o que os outros fazem.”
(4) “O administrador distribui as tarefas por competência ou por achar que alguém da equipe deve fazer, sem levar em conta a maneira como o trabalho deve ser realizado.”
Esses quatro depoimentos ilustram, respectivamente, conflitos:
Um grupo de secretárias de uma organização que depende da mesma dotação orçamentária de escritório começou a barganhar entre si para saber quem iria adquirir novos equipamentos de informática e quem teria de continuar com o equipamento existente. Na decisão de quais interesses conflitantes seriam satisfeitos, as secretárias consideraram que os interesses do grupo são importantes, mas não merecem a desordem provocada por estilos mais assertivos.
Assim sendo, as secretárias optaram pela abordagem da transigência na negociação, que
No que se refere ao processo de solução de conflitos, aos aspectos comportamentais e à cultura organizacional, julgue o item seguinte.
Caracteriza-se integração como a possibilidade de resolução de conflitos quando as partes, para evitarem a colisão frontal de interesses, negociam entre si por meio de um acordo ou compromisso no qual a derrota e a vitória são apenas parciais.
A respeito dos assuntos relativos ao desenvolvimento e ao treinamento de pessoal, às diferenças individuais e de personalidade, aos perfis de liderança, à gestão de equipes, às disputas de poder e ao gerenciamento de conflitos, julgue os itens de 69 a 75.
A renúncia aos próprios interesses para a satisfação dos interesses da outra parte e o posicionamento à margem do conflito, mediante uma ação de recuo perante a situação de ameaça, são formas assertivas para a resolução desses atritos.
O conflito é um fenômeno comum sempre que se fala de trabalho em grupo. Sempre que há pessoas entrando em
contato com outras, os conflitos aparecem. De certa forma, o conflito é algo comum sempre que indivíduos têm valores, objetivos, interesses ou ideias diferentes uns dos outros. Se até casais brigam, imagine os colegas de trabalho! Naturalmente, existem diversos tipos de conflito. Alguns são derivados de motivos mais “concretos”, enquanto outros são derivados de sentimentos e opiniões. Da mesma maneira, alguns são facilmente resolvidos, enquanto outros são de difícil tratamento.
Com relação ao assunto tratado no texto acima, julgue:
O conflito disfuncional é aquele que prejudica a organização. Ele acontece quando o nível de conflitos é muito baixo, gerando acomodação, ou muito alto, gerando perda de tempo e esforço da equipe.
Considere que duas áreas da Agência de Fomento do Amapá (AFAP) estejam disputando uma fatia maior do orçamento da entidade, cada qual sustentando que os projetos por elas desenvolvidos seriam mais relevantes. O gestor responsável pelo gerenciamento do conflito que se instalou nesse cenário adotou uma negociação distributiva, o que nos permite concluir que
As relações pessoais determinam o ambiente psicológico em uma empresa. Os problemas não resolvidos no mundo dos sentimentos impedem o crescimento e o desenvolvimento pessoal e organizacional.
Julgue o item. As competências que compõem a inteligência emocional são a capacidade de cada um lidar com suas próprias emoções, desenvolver autoconhecimento, se relacionar com o outro, entender o contexto social, as regras explícitas e implícitas, de ser capaz de colaborar e mediar conflitos e solucionar problemas.
Relativos a coaching individual, de grupo e de equipe das organizações, Julgue os itens
Aspectos como o diálogo face a face, a convergência, o exercício de dar e receber retroação, a discussão de fatores que prejudicam a carreira das pessoas, o relacionamento interpessoal e a melhora do desempenho estão em alta.
No ambiente organizacional, nem todos os conflitos são ruins para a tomada de decisão. Uma vez que diferentes membros de um grupo têm experiências e conhecimentos diferentes, eles enxergam o problema de forma distinta e podem propor soluções diferentes, sendo necessário, por vezes, que haja diferentes opiniões para que se encontre a melhor decisão para a empresa. O desafio é construir uma cultura organizacional que possibilite o conflito sem que haja brigas entre as pessoas.
Esse tipo de conflito, baseado em diferenças de opinião, no exame e na comparação das alternativas apresentadas para que a melhor solução seja tomada, é denominado conflito
Julgue o item. A visão interacionista sobre conflito não propõe que todos os conflitos sejam bons. Alguns conflitos, chamados de conflitos disfuncionais, apoiam os objetivos do grupo e melhoram seu desempenho.
Julgue o item. A maior responsabilidade pela resolução de conflitos cabe ao líder do grupo, mas esta não é uma regra enrijecida. Aguçar as divergências em um conflito é uma técnica utilizada pela liderança para solucioná‐lo.
Julgue o item
Entre os fatores antecedentes que conduzem à criação de condições que predispõem ao conflito, a diferenciação de atividades tende a produzir objetivos e interesses diferentes ou até antagônicos.