O gráfico utilizado para controlar variáveis, no qual há uma medida central (média) e duas faixas (superior e inferior) que
representam uma variação aceitável ao redor da média, é denominado
As ferramentas da qualidade auxiliam o gestor a lidar com problemas e variáveis que surjam na organização.
Relacione os nomes/números (1 a 4) aos conceitos/alíneas (“a” a “d”) correspondentes.
(a) é utilizado para categorizar e priorizar os problemas e suas causas, com a máxima de que 80% dos problemas são gerados por 20% das causas, ou seja, determinadas causas impactam mais nos problemas da organização do que outras. Assim, permite-se identificar as causas mais problemas e priorizar as soluções.
(b) é um gráfico quantitativo, que permite agrupar as variáveis por quantidade. Consiste em agrupar determinados dados conforme suas frequências, identificando-os mediante barras.
(c) é um tipo de gráfico utilizado para medir a variação de defeitos de um determinado processo. Possui uma linha média e um limite mínimo e máximo de tolerância, e, se o processo estiver dentro desses limites, está no nível aceitável de variação. Caso ultrapasse, precisa ser verificado o porquê e corrigir.
(d) serve para demonstrar a correlação entre duas ou mais variáveis, em que se demonstra o impacto que a alteração de uma determinada variável vai gerar em outra (exemplo clássico: aumento da temperatura e vendas de sorvete).
Assinale a alternativa que indica a correspondência CORRETA.
Um funcionário de um supermercado foi designado para coletar dados sobre a ocorrência de problemas no atendimento ao público. Para isso, ele recebeu do especialista em qualidade tabelas para registro das ocorrências de eventos relacionados ao tempo excessivo de espera na fila do caixa, falta de cortesia no atendimento e falta de produtos.
Em qualidade, esse tipo de tabela ou quadro é uma ferramenta básica, conhecida como:
Assinale a opção que indica uma ferramenta da qualidade que propõe analisar uma série de possíveis causas que colaboram para ocasionar determinado efeito.
Certa agência de um órgão público vem recebendo um número significativo de reclamações dos cidadãos atendidos em relação à qualidade dos serviços prestados. A gerente da agência quer identificar se há correlação entre o tempo de atendimento ao público e o tempo de experiência dos funcionários no cargo, com vistas a planejar possíveis ações para melhoria da qualidade.
Para identificar essa possível correlação, uma ferramenta de gestão da qualidade adequada seria:
Julgue o item seguinte, que se referem à administração geral.
A atuação em rede é um dos fundamentos do modelo de excelência em gestão da Fundação Nacional da Qualidade.
O Seis Sigma é uma ferramenta muito utilizada para a gestão da qualidade e traduz os esforços de melhoria das organizações na meta específica de reduzir defeitos para próximo de zero. Assinale a alternativa incorreta quanto aos objetivos do Seis Sigma:
A gestão da qualidade configura-se em um aspecto primordial para as organizações públicas ou privadas. Por isso, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte deseja implantar um sistema de qualidade para monitorar as atividades desenvolvidas, sendo necessário o correto conhecimento a respeito desse tema.
Nesse sentido, assinale a alternativa correta em relação às ferramentas da qualidade.
Na Junta Comercial de Águas Lindas, os servidores usam o modelo SMART para definir suas metas.
Neste caso, elas devem ; apresentar algumas características, exceto:
A respeito de aspectos da administração geral, julgue o seguinte item
O controle estatístico de qualidade (CEQ) é uma ferramenta de gestão da qualidade destinada a identificar desvios, erros e discrepâncias no processo produtivo
“Ser a melhor empresa de energia na geração de valor, com foco em óleo e gás, sustentabilidade, segurança, respeito às pessoas e ao meio ambiente.” é um exemplo de:
Estrutura de custos excessivamente elevada, gestão de estoques ineficiente e servidores pouco capacitados são considerados na análise SWOT:
Na elaboração do Mapa Estratégico da Junta Comercial em que trabalha, João Paulo deverá listar o objetivo “Melhorar o clima organizacional” em qual dimensão?
Leia as perguntas a seguir:
Na Matriz GUT, elas avaliam qual variável?
No Ciclo PDCA, os objetivos são definidos na etapa do(a):