Na construção do mapa de indicadores de gestão de um programa público, o dirigente solicitou à equipe que fossem incluídos indicadores capazes de mensurar as consequências e os impactos da ação para o público-alvo e a sociedade. Nesse sentido, o dirigente estava referindo-se aos indicadores de:
A administração procura alcançar os objetivos organizacionais e o
administrador deve utilizar todos os recursos no sentido de obter
eficiência e eficácia.
Com relação ao conceito de eficácia, assinale a afirmativa
correta.
Em relação aos conceitos de eficiência e de eficácia, assinale
V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Eficiência é a otimização dos recursos humanos, financeiros,
tecnológicos, materiais e de equipamentos, para a obtenção
dos resultados esperados pelas organizações.
( ) Eficácia é a contribuição dos resultados obtidos para o
alcance dos objetivos estabelecidos pelas organizações em
seus processos de planejamento.
( ) A eficiência é uma medida do rendimento global das
organizações e a eficácia é uma medida individual dos
componentes das organizações. Assim, a eficácia olha para o
futuro, enquanto que a eficiência se volta para o presente.
As afirmativas são, respectivamente,
Um dos princípios gerais do planejamento é o da maior eficiência, eficácia e efetividade. No caso de uma empresa que alcança os objetivos empresariais, mas não no nível ideal, e que utiliza os recursos disponibilizados de modo inadequado, com relação à eficiência e eficácia, é correto afirmar que ela apresenta:
A respeito da gestão e do comportamento das pessoas nas organizações, julgue o item subsequente
Enquanto o conceito de eficiência está relacionado aos métodos, processos e rotinas de trabalho, normas de ação e regulamentos, a eficácia se refere aos fins, isto é, aos objetivos pretendidos pela organização.
Cada pessoa e cada segmento da organização precisa funcionar harmonicamente, fazendo com que toda a estrutura da empresa caminhe para o mesmo objetivo.
O ideal da excelência está sintetizado no princípio de fazer bem feito da primeira vez. Com base no tema, leia as sentenças sobre o estímulo à eficiência e o controle da qualidade, e assinale a alternativa correta:
I. Alguns meios que podem prover suporte ao estímulo à eficiência operacional mas não auxiliam nem interferem no processo de obtenção da qualidade são: treinamentos, manuais internos, instruções formais.
II. O objetivo do controle interno relativo ao estímulo à eficiência operacional determina prover os meios necessários à condução das tarefas, de forma a obter entendimento, aplicação e ação tempestiva e uniforme.
III. A existência de regras e procedimentos padrões facilitam a comparação entre o previsto e o realizado e asseguram a qualidade do processo operacional como um todo.
O desempenho das organizações está tradicionalmente relacionado a dois conceitos: a eficiência e a eficácia. Sobre o tema, leia as sentenças e assinale a alternativa incorreta:
Indicador de desempenho estratégico que mede o grau de satisfação, o valor agregado e os impactos gerados pelos produtos/serviços, processos ou projetos no contexto em geral: