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A respeito de organização, direção e controle, julgue o item. As barreiras à comunicação fazem com que a mensagem enviada e a mensagem recebida e interpretada sejam diferentes entre si.

A comunicação tem aplicação em todas as funções administrativas, mas é particularmente importante na função de direção. Ela envolve o intercâmbio de ideias, informações e pensamentos. O processo de comunicação envolve os seguintes componentes:

Marque a opção que representa o correto preenchimento da lacuna no texto a seguir: Para _______ será necessário estabelecer uma relação em que as ações, pensamentos e intenções de uma pessoa desencadeiem uma resposta em outra pessoa.

Julgue o item quanto às funções da Administração. A função controle estabelece os padrões de quantidade, qualidade, tempo e custo.

Julgue o item. A palavra Sisu pode ajudar na comunicação com os finlandeses, mas não com pessoas de língua inglesa. Essa palavra não tem tradução em inglês e significa algo semelhante à “coragem” ou à “extrema persistência”. Tal fato é um exemplo de barreira semântica da comunicação.

A comunicação empresarial é a maneira que a organização se comunica com o público interno, com seus clientes e fornecedores, sendo fundamental para o bom funcionamento e sobrevivência da empresa no mercado. Associe as colunas relacionando os elementos da comunicação com suas respectivas definições em seguida assinale a alternativa que contêm a sequência correta.

Coluna 1

1 - Emissor.

2 - Receptor.

3 - Mensagem.

4 - Código.

5 - Canal de comunicação.

6 - Contexto.

7 - Ruído na comunicação.

Coluna 2

( ) Conjunto de sinais que são utilizados para transmitir a mensagem, podendo ser de várias formas.

( ) Elemento fundamental da comunicação, utilizado para transmitir informações, ou seja, representa o conteúdo anunciado pelo locutor.

( ) Quando a mensagem não é identificada de forma correta pelo interlocutor; representa qualquer elemento que interfira na transmissão de uma mensagem.

( ) É a pessoa que enuncia a mensagem para um ou mais receptores, no ato da comunicação.

( ) A situação comunicativa em que estão inseridos o receptor e o emissor.

( ) Meio físico ou virtual onde a mensagem será transmitida.

( ) Também chamado de interlocutor ou ouvinte, recebe a mensagem emitida.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Julgue o item. A comunicação descendente mantém os dirigentes informados sobre como os funcionários se sentem em relação ao trabalho, seus colegas e a organização em geral.

Uma grande organização tem passado por dificuldades financeiras, e, aparentemente, três de suas fábricas precisam ser fechadas e 3.000 empregados demitidos. A diretora de produção tem estudado alternativas de ação e desenvolveu dois planos, que apresentou à diretoria da empresa, da seguinte forma:
“Plano A: Este plano salvará uma das três fábricas e 1.000 empregos. Plano B: Este plano tem 1/3 de probabilidade de salvar todas as três fábricas e todos os 3.000 empregos, mas tem 2/3 de probabilidade de não salvar nenhuma fábrica e nenhum emprego”. A diretoria optou pelo Plano A.
Preocupada com a situação e buscando uma decisão consistente sobre que plano apresentar à presidência para avaliação, a diretora solicitou outra reunião e apresentou novamente os planos à diretoria. Dessa vez, a diretora apresentou os planos da seguinte forma:
“Plano A: Este plano resultará na perda de duas das três fábricas e 2.000 empregos.
Plano B: Este plano tem 2/3 de probabilidade de resultar na perda de todas as três fábricas e todos os 3.000 empregos, mas tem 1/3 de probabilidade de não perder nenhuma fábrica e nenhum emprego”. A diretoria optou pelo Plano B.
A situação ilustra a armadilha psicológica de decisão conhecida como:

A respeito dos elementos do processo de comunicação, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. ( ) O emissor codifica um pensamento, gerando uma mensagem. ( ) O canal é o meio pelo qual a mensagem se propaga, podendo ser formal ou informal. ( ) O receptor faz a decodificação da mensagem enviada pelo emissor. ( ) O feedback corresponde às barreiras que distorcem a clareza da mensagem emitida. ( ) O texto escrito e as expressões corporais são exemplos de mensagem.

A escuta ativa é essencial na comunicação interpessoal pois:

Sobre o contrato de resultados, que é um instrumento de gestão pública, é INCORRETO afirmar que:

O processo de comunicação organizacional é um meio de troca de informação onde deve ser privilegiado o processo de mãodupla, uma vez que a comunicação obrigatoriamente supõe retorno. Por isso que os líderes organizacionais precisam dominar as formas diferentes de comunicação, como, a interpessoal, a comunicação por meio de redes e entre equipes, a comunicação empresarial e a eletrônica. Ramos (2007) diz que o fluxo da comunicação é influenciado pela estrutura da organização e divide este fluxo em padrões:

Leia o texto a seguir: Marta e Lucas trabalham em setores diferentes de uma universidade federal, mas se comunicam quase todos os dias, especialmente por meio eletrônico. Há um mês Marta enviou o seguinte e-mail a Lucas: “LUCAS, PRECISO FALAR PESSOALMENTE COM VOCÊ AINDA HOJE!!!!” Lucas, que estava passando por um momento pessoal difícil, respondeu o e-mail da seguinte forma: “Marta, acho que você poderia ser mais educada. Há necessidade de ser tão grosseira para marcar uma conversa? Afinal de contas, sempre fui educado e sempre me coloquei à disposição para o diálogo”. Ao receber a mensagem, Marta ficou assustada e sem entender o porquê de Lucas tê-la achado grosseira. Resolveu ligar para o colega. Segue o diálogo: Lucas: Setor de Assuntos Gerais, bom dia! Marta: Lucas, é a Marta. Tudo bem? Lucas: Mais ou menos, Marta. Marta: Pois é, Lucas. Eu não entendi por que uma mensagem tão simples te deixou tão indignado. Lucas: Você leu a forma como escreveu, Marta? Marta: Li e reli várias vezes e não entendi qual foi o problema. Lucas: Caso você não saiba, quando alguém escreve em caixa alta, dá a impressão de que está falando mais alto, ou mesmo gritando com o outro. Marta: Desculpe-me, Lucas, mas a tecla “CapsLock” estava ativada e eu nem percebi. Não quis ser grosseira. Lucas: Bom, então eu que peço desculpas. O que você deseja? O diálogo seguiu, mas Lucas começava a sentir-se mal com a situação, pois já havia comentado com vários colegas do setor o quanto Marta havia sido “grosseira”. Considerando a comunicação interpessoal como um dos temas inerentes ao comportamento organizacional, assinale a alternativa que apresente barreiras à comunicação eficaz presentes no texto.

Acerca de estrutura organizacional, relações públicas, comunicação e temas correlatos, julgue o item subsequente.

O trabalho do profissional de relações públicas é mais estratégico que social, portanto limita-se às suas ações em meio corporativo e empresarial.

Quando é necessário oferecer instruções sobre o trabalho, informações sobre políticas da organização e contrapartidas em relação ao desempenho, a direção da comunicação organizacional a ser adotada é a comunicação

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