Uma cultura organizacional já estabelecida é definida como
Bruno, gerente de recursos humanos em uma fundação, precisa avaliar os resultados dos programas de treinamento realizados para os funcionários em 2023. O objetivo principal dos treinamentos foi a melhoria do desempenho no nível organizacional.
Bruno poderia utilizar como indicadores para avaliar os impactos dos programas de treinamento, no nível organizacional:
De acordo com Fleury (1996), o conceito de cultura organizacional está relacionado à rede de concepções, normas e valores que são aceitos como corretos e presentes em todos os aspectos da vida organizacional. O nível do processo de aprendizagem da cultura organizacional que, de acordo com Schein (1986), diz respeito às crenças coletivas, caracterizadas como verdades inquestionáveis, invisíveis e inconscientes são denominados:
Quanto aos aspectos de comportamento organizacional, de relações indivíduo‑organização, de motivação, de liderança e de desempenho, julgue os itens de 56 a 60.
A motivação das pessoas no ambiente de trabalho reflete‑se no clima organizacional, visto que a motivação elevada promove as melhores relações de trabalho e a baixa motivação leva à frustração e ao desinteresse
Em uma situação hipotética, após completar uma semana de expediente no Tribunal de Justiça, um analista se colocou em uma situação de tentar decifrar a cultura daquela organização. Contudo, com pouco tempo de admissão, ele constatou que aquilo que ele podia ver e decifrar estava restrito aos “artefatos”, que são representados por
Na cultura organizacional, são exemplos de componentes observáveis e componentes não observáveis, respectivamente,
A cultura organizacional é um fenômeno complexo, que pode ser definido como “um sistema de valores compartilhado pelos membros que diferencia uma organização das demais” (Robbins, 2006, p. 375). A cultura influencia os comportamentos e a forma como os membros percebem a organização e respondem aos desafios enfrentados. Embora complexa, a cultura organizacional pode ser apreendida por algumas características básicas que permitem capturar sua essência.
Entre essas características, podem-se destacar:
Clima organizacional é definido como
A percepção que o ambiente organizacional é bom, razoável, ruim, ou péssimo, e a sua influência na motivação e comportamento das pessoas, no trabalho, é chamada de
A cultura organizacional pode ser entendida como um conjunto de valores, crenças e procedimentos de uma organização.
Em relação ao tema, assinale a alternativa correta.
Na Junta Comercial de Águas Lindas, os servidores usam o modelo SMART para definir suas metas.
Neste caso, elas devem ; apresentar algumas características, exceto:
Acerca da função de organização, julgue o item.
Os pressupostos são o nível mais profundo da cultura organizacional e consistem nas pressuposições, nos sentimentos e nas crenças inconscientes dos colaboradores da empresa.
“Ser a melhor empresa de energia na geração de valor, com foco em óleo e gás, sustentabilidade, segurança, respeito às pessoas e ao meio ambiente.” é um exemplo de:
Estrutura de custos excessivamente elevada, gestão de estoques ineficiente e servidores pouco capacitados são considerados na análise SWOT:
Na elaboração do Mapa Estratégico da Junta Comercial em que trabalha, João Paulo deverá listar o objetivo “Melhorar o clima organizacional” em qual dimensão?