A trilogia de Joseph Juran possui três etapas:
Em relação ao sistema de estoque Just in Time (JIT), assinale as afirmações abaixo com V (verdadeiro) ou F (falso).
( ) Os fornecedores entregam peças no momento exato em que elas se tornam necessárias para o processo de produção da organização compradora.
( ) Utilizado adequadamente, esse sistema mantém os custos em nível mínimo.
( ) Utilizado adequadamente, esse sistema mantém os estoques em nível máximo.
( ) Utilizado adequadamente, esse sistema mantém o armazenamento em nível mínimo.
( ) Os fornecedores entregam peças após constatada a falta da peça no processo de produção da organização compradora.
A alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo, é
Através do conhecimento do estado de funcionamento de cada equipamento,é possível determinar as suas necessidades de manutenção e a época em que tal manutenção deve ocorrer. Com a manutenção preditiva,é possível predizer falhas através do acompanhamento de parâmetros de medição e análise, permitindo a operação contínua pelo maior tempo possível. Os parâmetros de vibração relacionados a máquinas rotativas são usualmente expressos em termos de:
Durante a execução dos trabalhos é frequente surgirem alternativas de procedimentos, que se não forem devidamente analisadas podem conduzir a resultados inadequados quanto à eficácia e eficiência. A escolha de qual alternativa será adotada constitui o processo de decisão. A busca da eficiência e melhoria de qualidade é uma meta permanente. Aponte que opção melhor retrata essa busca da eficiência.
Classifque as afrmações a seguir em Verdadeiras (V) ou Falsas (F).
( ) Margem de contribuição é representada pela fórmula MC = R-GF, em que: R = receitas e GF = gastos fxos.
( ) Comissões sobre vendas costumam ser gastos variáveis.
( ) Um empresário sente-se confortável quando opera no ponto de equilíbrio contábil.
( ) A economia de escala é caracterizada pela redução do gasto fxo total em função do aumento da produção.
Marque a opção que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo:
Um dos grandes desafios da gestão de operações é o estabelecimento e a manutenção de níveis de serviços competitivos nos mercados em que a empresa atua. O nível de serviço é uma medida de desempenho e, como tal, deve ser gerenciado e constantemente comparado aos dos concorrentes. Com relação à medida e gestão do nível de serviço, analise as afirmativas abaixo.
I Quanto maior o nível de serviço, maior o custo operacional da empresa em mantê-lo elevado.
II A pontualidade na entrega e a consistência do pedido são dimensões tipicamente contempladas na composição do nível de serviço.
III Para estabelecer o nível de serviço adequado, a empresa deve entender primeiramente as expectativas dos seus clientes.
IV O tempo de espera é um importante fator de de- sempenho na composição do nível de serviço.
São corretas as afirmativas
A respeito de orçamento de custeio, julgue os seguintes itens.
Os orçamentos das compras de mercadorias, materiais diretos e mão de obra direta são estabelecidos a partir do orçamento da produção.
A respeito de orçamento de custeio, julgue os seguintes itens.
O orçamento da produção, que indica o número de unidades que precisam ser produzidas no período, levando-se em consideração o estoque final desejado, independe do orçamento das vendas
Acerca das ideias e princípios defendidos por Deming, expoente da
escola da qualidade, julgue os itens a seguir.
Deming preconizava a competitividade entre os fornecedores, que, segundo ele, poderia reduzir custos e aumentar a qualidade dos insumos, dada a necessidade de constante negociação entre a organização e o rol de fornecedores.
A respeito da reengenharia organizacional e de temas correlatos,
julgue os itens subsequentes.
Inserido no contexto organizacional, o mapeamento de processos é uma ferramenta administrativa capaz de revelar os obstáculos produtivos referentes a determinado processo.
A manutenção de instalações tem por objetivo básico conservá-las operando nas condições para as quais foram projetadas. As empresas dependem cada vez mais das instalações prediais como telefones, computadores e outros equipamentos. A atuação comprometida do funcionamento de qualquer parte do sistema predial pode gerar consequências graves para a empresa. Nesse contexto, a função de manutenção tem papel essencial. Sobre os tipos de manutenção, analise as afirmativas a seguir.
I A manutenção produtiva total é uma filosofia gerencial que atua nas pessoas e nas formas como tratam os problemas, buscando a meta de zero falha ou zero quebra.
II A manutenção corretiva visa a recuperar a capacidade produtiva de um equipamento ou instalação que tenha diminuído sua capacidade de exercer funções para as quais foi planejado.
III A manutenção preditiva consiste em seguir uma programação preestabelecida, cuja periodicidade é prevista nos manuais dos equipamentos, tendo como benefício o aumento da vida útil e a redução de custos de quebra.
IV A manutenção preventiva consiste em monitorar parâmetros e condições de equipamentos de modo a antecipar futuros problemas.
São corretas as afirmativas
Ao longo do período de reposição (lead-time), um item de estoque apresenta um desvio padrão de consumo de 200 unidades. O consumo esperado durante o lead-time é de 1.200 unidades, e o gerente de armazenagem deseja manter um nível de atendimento de 90% para este item. Sabe-se que o fator de segurança para um nível de atendimento de 90% corresponde a um fator de segurança de 1,28. Qual é o ponto de pedido, em unidades, desse item?
A armazenagem e o manuseio de mercadorias são componentes essenciais do conjunto de atividades logísticas. Os custos da armazenagem e do manuseio de materiais são justificáveis, pois podem ser compensados com
A relevância da logística é influenciada pelos custos associados as suas atividades. Assinale a alternativa correta que representa fator que influencia o incremento dos custos logísticos.
Coloque V para as questões verdadeiras e F para as falsas no exemplo abaixo sobre aplicativos de um sistema ERP:
( ) o sistema verifica os níveis de estoque, informa os vendedores sobre a quantidade disponível, envia uma ordem de produção para a fábrica.
( ) o sistema programa a produção e define os recursos necessários.
( ) o sistema alerta o departamento de recursos humanos da necessidade de trabalhadores temporários.
( ) o sistema informa o departamento de compras das matérias-primas que devem ser pedidas.
( ) o cliente entra no sistema para acompanhar o status do pedido.
( ) a gerência usa dados do ERP para avaliar e ajustar seu plano estratégico.
A sequência correta, de cima para baixo, é: