Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 7959 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

Considerando que o PDCA (Plan-Do-Check-Act) é um método interativo de gestão utilizado para o controle e a melhoria contínua de processos e produtos, assinale a afirmativa INCORRETA.

“Na gestão de projetos, o processo dinâmico de tomar decisões sobre a utilização de recursos para realizar objetivos compreende cinco principais etapas que devem estar interligadas: planejamento; organização; execução; controle; e, encerramento.”

Baseado no texto anterior, assinale a afirmativa que apresenta uma ação compatível com a etapa apontada.

O Balance Scorecard (BSC) transforma a estratégia organizacional em um abrangente conjunto de indicadores que perfazem um sistema para a gestão estratégica. Para tanto, ele considera quatro perspectivas: financeira, dos processos, dos clientes e da aprendizagem e crescimento organizacional. Embora largamente difundida, a implementação do BSC nem sempre se dá como esperado.

Entre as situações que estão na raiz de algumas dificuldades na implementação do BSC em algumas organizações, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.

(   ) Equilíbrio entre as medidas estratégicas internas e externas permitindo o alinhamento da organização à estratégia.
(   ) Falta de envolvimento da alta administração na implementação do BSC dificultando a mobilização para as mudanças necessárias.
(   ) Concentração da implementação do BSC em poucas pessoas sem torná-lo um processo contínuo e de toda organização.

As afirmativas são, respectivamente,

A avaliação de um projeto leva em conta indicadores de desempenho que podem ser agrupados em cinco níveis de avaliação de sucesso de um projeto, quais sejam: processo, projeto, produto ou serviço, negócio e estratégico.

Relacione cada nível de sucesso de um projeto à descrição do escopo da sua avaliação.

1. Nível de processo
2. Nível de projeto
3. Nível de produto ou serviços
4. Nível de negócio
5. Nível estratégico

(   ) Avalia a conformidade com as especificações e a satisfação do cliente.
(   ) Analisa o uso adequado das ferramentas de gestão de projetos.
(   ) Avalia o retorno sobre o investimento realizado no projeto.
(   ) Realiza a análise das vantagens competitivas decorrentes do projeto.
(   ) Avalia o atendimento do escopo, tempo e custo previstos.

Assinale a opção que apresenta a relação correta, na ordem apresentada.

As informações levantadas durante a fase de iniciação de um projeto são condensadas e registradas em um único documento cujo objetivo é formalizar as necessidades do negócio, a compreensão das necessidades dos clientes e o novo produto (seja ele um bem ou um serviço) que será o resultado do projeto.

Tal documento pode ser nomeado como

A política de formação de jovens empreendedores de periferias encontrava-se na fase de elaboração de indicadores de avaliação. Um assessor da secretaria sugeriu a construção de dois indicadores a serem mensurados a cada 6 meses após o término do curso: número de negócios próprios criados ainda em funcionamento e nível de renda e melhoria de qualidade de vida.

Considerando-se os diferentes objetivos e fases na avaliação, entende-se que os indicadores propostos se relacionam à dimensão de

Acerca da comunicabilidade, julgue os itens de 111 a 120.

Na interação social, para evitar falhas de comunicação, que podem ter consequências sérias para os envolvidos no processo, é necessária, além da transferência, a compreensão do significado.

João Alfredo é funcionário da área de contabilidade pública da Prefeitura Municipal de Santo Antônio dos Perdões. Sua principal função é a verificar se os ganhos obtidos pelos programas sociais superam os gastos realizados com eles, e se são superiores ou inferiores aos de alternativas disponíveis.

Suas análises são de

Provavelmente, o modelo de motivação mais difundido seja o estudo de Abraham H. Maslow. De acordo com Maslow, apenas as necessidades não satisfeitas são fontes de motivação. Considerando que ele afirmava que existem cinco sistemas responsáveis por grande parte de nosso comportamento, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Fisiológica.

2. Segurança.

3. Social.

4. Estima.

5. Autorrealização

(     ) Amizade dos colegas.

(     ) Condições seguras de trabalho.

(     ) Participação nas decisões.

(     ) Conforto físico.

(     ) Promoções.

(     ) Orgulho e reconhecimento.

(     ) Estabilidade no emprego.

(     ) Interação com clientes.

(     ) Horário de trabalho razoável.

(     ) Intervalos de descanso.

(     ) Remuneração e benefícios.

(     ) Trabalho criativo e desafiante.

A sequência está correta em 

Em 2014, com apoio da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o TCU consolidou o Referencial para Avaliação de Governança em Políticas Públicas, cujo modelo geral apresenta oito dimensões avaliáveis.  

A dimensão que aborda o processo de identificação, avaliação e tratamento de riscos no desenvolvimento e implementação da política é conhecida como “gestão de riscos e:

Há vários modelos de apoio à decisão que podem ser utilizados. Entre eles está a Matriz de SWOT. Considerando que a base da aplicação desse modelo é o cruzamento do que sejam as oportunidades e as ameaças, com os pontos fortes e os pontos fracos ou para melhoria, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Forças.
2. Fragilidades.
3. Oportunidades.
4. Ameaça.

(    ) Falta de foco no negócio.
(    ) Novas tecnologias, serviços, ideias.
(    ) Liderança e imagem de mercado.
(    ) Crise na economia.
(    ) Surgimento de novos mercados.
(    ) Mudança de hábitos do consumidor.
(    ) Problemas operacionais internos.
(    ) Ausência de competências básicas.
(    ) Acesso a economias de escala.
(    ) Mudança na regulamentação.

A sequência está correta em

Chiavenato e Sapiro (2020) apontam que o “planejamento deixou de ser uma evitação da incerteza para se tornar a melhor convivência com ela, deixou de alongar o seu horizonte temporal para tornar o tempo um forte aliado, deixou de prever o futuro para se ajustar rapidamente a ele, deixou de ser um pano do tipo “empurrar sempre para a frente” para se tornar o tipo “puxar com retroção em tempo real”, deixou de ser um plano definitivo para se tornar uma jornada permanente, deixou de ser do topo para base para se tornar uma responsabilidade de todos em todos os seus aspectos”.

Especificamente sobre o planejamento estratégico, os autores apresentavam cinco etapas-chaves que estão expostas na ordem CORRETA na alternativa: 

A negociação é um processo de planejamento, revisão e análise, usado por dois grupos opostos, procurando, mutuamente, um acordo
e compromissos aceitáveis. Os acordos são atingidos por meio de conferências, discussão e barganha; incluem todos os aspectos da
transação dos negócios e não apenas o preço. Quatro grandes objetivos são comuns a todas as negociações: obter um preço satisfatório e razoável; obter do fornecedor o cumprimento dos prazos e condições contratuais; convencer o fornecedor a dar a máxima cooperação e
desenvolver uma saudável e continuada relação amistosa com os fornecedores competentes. Analise as afirmativas a seguir.

I. Atécnica da negociação pode ser usada sozinha ou em conjunto. A primeira, para determinar os termos de um contrato, objetiva conseguir um preço satisfatório e razoável. A segunda é empregada com a proposta competitiva.

II. A inabilidade de estabelecer um cronograma de entrega é provavelmente uma falha experimentada mais frequentemente pelos compradores.

III. O melhor meio de obter a cooperação do fornecedor é acenar com a recompensa esperada: o contrato de fornecimento de mercadoria, caso sua contribuição seja efetivamente aproveitada.

IV. O comprador, quando negocia com os fornecedores, deve reconhecer claramente que as ações de hoje são apenas parte de um relacionamento momentâneo.

Assinale a alternativa correta.

Acerca das principais abordagens da administração e do processo de planejamento, julgue os itens de 51 a 55.

Considerando a metodologia BSC (Balanced Scorecard), um objetivo estratégico para aumentar a fontes de receita fica adequadamente alocado na perspectiva de aprendizado e de crescimento.

Acerca dos conceitos, da importância e da relação com os outros sistemas de organização, das atribuições básicas da área de recursos humanos (RH), dos objetivos e das políticas, julgue os itens de 51 a 55.

Por não haver determinações universais para a gestão humana, as práticas de gestão de RH devem ser flexíveis e adaptáveis às características da organização.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282