Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 54 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Estágio Cognitivo desenvolvido por Piaget caracterizado pelo pensar em termos abstratos, lidar com situações hipotéticas e pensar sobre possibilidades. Este estágio denomina se como:

De acordo com a teoria piagetiana, ___________ ocorre quando o organismo se modifica de alguma maneira de modo a incorporar dinamicamente a nova informação.

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I relacionando os pressupostos teóricos ao seu autor.

Assinale a sequência correta.

Existem várias teorias do desenvolvimento humano em Psicologia, dentre as quais destaca-se a de Jean Piaget. Para ele existe uma assimilação progressiva do meio ambiente, que implica:

Os estudos de Jean Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo lançam luz sobre o modo pelo qual as crianças percebem o mundo ao seu redor nas diferentes idades e estágios.

Considerando o estágio pré-operatório, segundo a teoria de Piaget, analise as características a seguir.

I. Animismo: atribuição de sentimentos humanos aos objetos;

II. Conservação: compreensão de que a quantidade permanece a mesma quando a aparência muda;

III. Egocentrismo: incapacidade de se colocar na posição de outra pessoa.

É (são) característica(s) do estágio pré-operatório:

O estudo do desenvolvimento do ser humano constitui uma área do conhecimento da Psicologia. Sendo Piaget que representa o fundamento que explica todo o processo do desenvolvimento humano, o mesmo apresenta a atuação de dois elementos básicos ao desenvolvimento humano: os fatores variantes e os fatores invariantes. Assinale a alternativa CORRETA que descreve os fatores variantes:

Piaget ressalta que, o importante não é a explicação de equilíbrio, mas sim o processo de equilibração, sendo o equilíbrio o resultado desse processo. E esse processo de equilibração envolve:

Ao observar crianças de 4 anos conversando entre elas, verifica-se que cada uma pode emprestar definições diferentes às mesmas palavras, e que não procuram avaliar essa diferença. Verifica-se a mesma coisa no jogo de regras: cada uma segue as suas próprias, sem parecer sentir necessidade de regular as diferentes condutas a partir de uma referência única. Piaget, define esta fase como:

Para Piaget “Cada estágio é caracterizado pela aparição de estruturas originais, cuja construção o distingue dos estágios anteriores.” (Piaget, 1964/1987, p. 13). Durante o banho João diz que o sabonete está cansado, pois mergulhou na banheira. Quando os pais estão conversando, João chora e cria situações para que interrompam a conversa e deem total atenção para ele. Pedro, por sua vez, espera a sua vez para falar, presta atenção ao diálogo dos pais, mas não consegue compreender a discussão dos pais sobre o futuro do país de como será a economia e as possibilidades de reformas políticas. O estágio do desenvolvimento cognitivo em que João e Pedro se encontram é, respectivamente,

Para Piaget, o estágio sensório-motor se caracteriza por ocorrer:

A educação especializada tradicional, realizada nos moldes do treinamento e da adaptação, reforça a deficiência do aluno com necessidades especiais. Essas formas de intervenção mantêm o aluno em um nível de compreensão que é muito primitivo e que a pessoa com deficiência mental tem dificuldade de ultrapassar. Esse nível das chamadas, são descritas por Piaget como:

Analise com atenção:

I. Piaget acredita que o processo cognitivo sofre influências de diversas condutas, mas ignora a afetividade.

II. Lacan formula a base de sua concepção de estrutura a partir da linguística.

III. A concepção freudiana de que o inconsciente não se ordena temporalmente teria levado Jung a dar ênfase ao eixo sincrônico, atemporal, em sua abordagem do inconsciente estruturado como linguagem.

Assinale:

O psicólogo suíço Jean Piaget, importante teórico da Psicologia do Desenvolvimento, explica que o conhecimento em si constitui um repertório de ações físicas ou mentais, tais como olhar para algo ou segurar alguma coisa de determinada maneira, ou categorizar essa coisa, mentalmente, como uma bola, ou denominá-la com a palavra bola, ou compará-la com outra coisa. Piaget usou o seguinte termo para referir-se a tais ações:

Estágio do desenvolvimento descrito por Piaget, caracterizado pelo egocentrismo e centração, no qual a criança concentra-se em um aspecto de uma situação e negligencia outros:

Segundo Piaget (PAPALIA,2009), os adolescentes entram no nível mais alto de desenvolvimento cognitivo quando desenvolvem a capacidade de pensar em termos abstratos. Conseguem entender o tempo histórico e o espaço extraterrestre.

A esse estágio Piaget denominou de

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282