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O artigo 20 do Decreto 5.626/2005 diz respeito ao exame nacional de proficiência em tradução e interpretação de Libras Língua Portuguesa. O Prolibras é um exame que objetiva:

A grande maioria dos sinais de LIBRAS são arbitrários, ou seja, não possuem relação de semelhança com seu referente. Outros sinais são icônicos, porque são motivados pela imagem do referente. Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, o par ICÔNICO/ARBITRÁRIO.

Os parâmetros de Libras combinados dão o sentido ao sinal desejado. O ponto de articulação, por exemplo, quando trocado, pode dar outro sentido ao que se deseja sinalizar. Além deste, a Língua de Sinais possui outros parâmetros, que são:

A primeira Escola de Surdos no Brasil foi fundada no ________ por um professor _______ no ano de _______. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.

De acordo com Guarinello (2007) a princípio os surdos não tinham direito à educação. A primeira alusão à possibilidade de instruir os surdos aconteceu somente no século XIV. Sobre as personalidades que marcaram a educação de surdos é correto afirmar que:

Perlin (2011) afirma que há categorias de identidades surdas que são identificadas nos sujeitos surdos. Assinale o grupo de categorias que são identificadas por essa autora:

Qual afirmação não pode ser aceitada, ao tratar da atuação do profissional intérprete de Língua de Sinais?

Com relação às unidades lexicais da língua brasileira de sinais

(LIBRAS), julgue os itens que se seguem.

Para que um sinal seja considerado uma unidade lexical em

LIBRAS, é necessário que ele apresente, no mínimo,

configuração de mão, locação e movimento; caso contrário, o

sinal não equivale a uma unidade do léxico.

Estudos realizados no Brasil a partir da década de 90 do

século passado concluíram que o processo de aquisição da língua

de sinais pelas crianças surdas ocorre em período análogo à

aquisição de uma língua oral-auditiva por crianças ouvintes.

Ronice Quadros et al. Ideias para ensinar português para alunos

surdos. Brasília: MEC, SEESP, 2006 (com adaptações).

Com relação à aquisição da LIBRAS por crianças surdas, julgue os

itens subsecutivos.

A língua de sinais é efetivamente a primeira língua dos surdos,

devendo as práticas educacionais fundamentadas no

bilinguismo considerarem as especificidades dessa língua nas

estratégias de alfabetização da criança surda.

No que se refere à surdocegueira, julgue os itens subsequentes.

A fase de surgimento da deficiência é o que determina a

aplicabilidade das estratégias de comunicação alternativa aos

surdocegos.

Considerando o disposto na Lei n.º 12.319/2010 e no código de

ética que regula a atuação profissional do tradutor e intérprete da

LIBRAS, julgue os próximos itens.

No transcurso de uma interpretação, o tradutor e intérprete

deve evitar traduzir mensagens que ele considere que estejam

em desacordo com a proposta de vida do público para o qual

está interpretando.

Considerando o disposto na Lei n.º 10.436/2002, julgue os itens

subsequentes.

A LIBRAS é reconhecida como segunda língua oficial do

Brasil.

“Mãos horizontais abertas, palma a palma. Movê-las, descrevendo um círculo vertical aproximando-as e tocando as palmas durante o movimento, duas vezes, com expressão negativa”. A palavra cujo sinal em Libras está descrito é:

A tradução é considerada uma tarefa profissional “solitária, pública e solidária”. Esse ponto de vista NÃO está explicado adequadamente em:

Dentre as competências necessárias ao tradutor-intérprete, há a “competência metodológica”. A habilidade que NÃO é inerente a essa competência especificamente é a de:

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