Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 149 questões.

Salvar em Meus Filtros Limpar filtro
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q696326

Num dos textos que compõem a coletânea A inconstância da alma selvagem, Eduardo Viveiros de Castro, após apresentar alguns desenvolvimentos dos conceitos de sociedade e cultura na história da Antropologia, que não seriam, segundo o argumento apresentado, senão um desdobramento da oposição entre as noções de societas e universitas, discorre sobre a crítica atual ao conceito de sociedade na Antropologia. A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:

1- Uma das críticas ao conceito de sociedade como totalidade autocontida é que ele deriva de categorias e instituições do Ocidente moderno, e não pode, portanto, ser considerado como um conceito de alcance universal.

2- O autor considera que, apesar das críticas que possam ser feitas ao conceito, ele não pode ser totalmente abandonado em favor de outros, como o de socialidade, já que este último não possibilita a apreensão da ordem objetiva que qualquer coletivo humano apresenta.

3- A crise conceitual das noções de sociedade e cultura está intimamente associada à crise histórica derivada do fim do colonialismo e da globalização, já que colocou em evidência o caráter ideológico e artificial desses conceitos e transformou a percepção ocidental sobre o que era concebido até então como “sociedades primitivas".

4- O que caracterizaria a orientação predominante na antropologia contemporânea a respeito dessa eterna oscilação entre societas e universitas seria o ressurgimento de propostas de inspiração estruturalista, como as novas teorias que abordam o pensamento ameríndio.

Assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q696333

Na introdução ao livro Thinking through things, seus organizadores propõem um novo paradigma teórico-metodológico que caracterizam como uma “antropologia orientada para os artefatos". Sobre essa proposta, é correto afirmar:

Carregando...
Q696338

Inspirado no estruturalismo, Eduardo Viveiros de Castro desenvolve para as sociedades das Terras Baixas da América do Sul uma teoria sobre parentesco segundo a qual a afinidade seria o elemento dado, enquanto a consanguinidade o elemento construído através da ação humana. Isso o leva a desenvolver o conceito de afinidade. A respeito do conceito de afinidade para esse autor, é correto afirmar:

Carregando...
Q696340

Lucia Van Velthem realiza uma reflexão sobre os objetos etnográficos e as coleções etnográficas em museus. Tomando os argumentos desenvolvidos pela autora, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q696345

Reflexões recentes sobre as artes dos povos indígenas no Brasil têm se focalizado na distinção entre “arte” e “artefato”. Em relação a esse debate, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q737156

Acerca de direitos humanos, direitos de minorias e movimentos sociais urbanos, julgue o item seguinte.

Os movimentos sociais urbanos brasileiros surgiram a partir de 1985, com o fim do regime militar.

Carregando...
Q737149

Com relação às teorias da cultura, julgue o item a seguir.

Roy Wagner formulou uma noção de cultura baseada na atividade criativa, pois, para ele, o ato de inventar constitui uma atividade dinâmica humana.

Carregando...
Q737163

Quanto à antropologia da religião, julgue o item subsecutivo.

De acordo com Claude Lévi-Strauss, a eficácia de certas práticas mágicas implica a crença na magia, caracterizada por três aspectos complementares: 1 – a crença do feiticeiro na eficácia de suas técnicas; 2 – a crença do doente no poder do feiticeiro que o cura; 3 – a confiança e as exigências da opinião coletiva.

Carregando...
Q737175

Considerando o conceito de cultura sob a perspectiva antropológica, julgue o item subsequente.

Tomando-se a cultura como código e sistema de signos, infere-se que as transformações em um dos aspectos de uma sociedade repercutirão em outras dimensões de sua vida.

Carregando...
Q737170

Julgue o próximo item, relativo à abordagem antropológica sobre memória.

A memória aponta referências de pertencimento e, consequentemente, de exclusão na autorrepresentação de comunidades nacionais e de grupos étnicos, populações tradicionais e minorias que compõem a população de um país.

Carregando...
Q737168

Julgue o próximo item, relativo à abordagem antropológica sobre memória.

Define-se memória como afloração do passado no presente por meio de operações psicológicas subjetivas, tratando-se, portanto, de manifestação essencialmente individual.

Carregando...
Q737182

Considerando o disposto no Decreto n.º 3.551/2000 e na Portaria n.º 200/2016, julgue o item que se segue.

São considerados detentores de um bem cultural as coletividades e segmentos que mantêm relação direta com a produção e reprodução do bem, possuem conhecimentos específicos sobre ele e que têm, nesse bem, uma referência de memória e identidade.

Carregando...
Q696332

No decorrer da sua argumentação sobre A vida social das coisas, Appadurai vai apresentando sua concepção sobre as mercadorias. A esse respeito, identifique como verdadeiras “V" ou falsas “F" as seguintes afirmativas:

( ) As mercadorias são coisas com um tipo particular de potencial social, que, em alguns aspectos, se distinguem de “produtos", “objetos", “bens e “artefatos".

( ) O conceito de mercadoria deve se restringir às sociedades capitalistas modernas.

( ) Qualquer coisa pode assumir o estado de mercadoria ao ser situada em um contexto de trocabilidade.

( ) No esforço por redefinir a mercadoria, Appadurai propõe um deslocamento: em vez de colocar o foco na definição da mercadoria, o que interessa é que tipo de troca é a troca de mercadorias.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Carregando...
Q696337

Um aspecto central da abordagem de Overing em “Elogio do cotidiano” se refere à noção da pessoa piaroa. A esse respeito, é INCORRETO afirmar:

Carregando...
Q696344

Na sua contribuição ao livro The occult life of things, Aristóteles Barcelos Neto escreve sobre a produção de artefatos que possuem subjetividade no sistema ritual wauja associado à doença e ao xamanismo. Em relação à etnografia que o autor apresenta, assinale a alternativa correta.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 5) B
  • 9) Certo
  • 13) D
  • 2) C
  • 6) Errado
  • 10) Certo
  • 14) E
  • 3) C
  • 7) Certo
  • 11) Errado
  • 15) C
  • 4) D
  • 8) Certo
  • 12) Certo
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 606 8889