Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 37 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q737156

Acerca de direitos humanos, direitos de minorias e movimentos sociais urbanos, julgue o item seguinte.

Os movimentos sociais urbanos brasileiros surgiram a partir de 1985, com o fim do regime militar.

Carregando...
Q737163

Quanto à antropologia da religião, julgue o item subsecutivo.

De acordo com Claude Lévi-Strauss, a eficácia de certas práticas mágicas implica a crença na magia, caracterizada por três aspectos complementares: 1 – a crença do feiticeiro na eficácia de suas técnicas; 2 – a crença do doente no poder do feiticeiro que o cura; 3 – a confiança e as exigências da opinião coletiva.

Carregando...
Q737175

Considerando o conceito de cultura sob a perspectiva antropológica, julgue o item subsequente.

Tomando-se a cultura como código e sistema de signos, infere-se que as transformações em um dos aspectos de uma sociedade repercutirão em outras dimensões de sua vida.

Carregando...
Q737170

Julgue o próximo item, relativo à abordagem antropológica sobre memória.

A memória aponta referências de pertencimento e, consequentemente, de exclusão na autorrepresentação de comunidades nacionais e de grupos étnicos, populações tradicionais e minorias que compõem a população de um país.

Carregando...
Q737182

Considerando o disposto no Decreto n.º 3.551/2000 e na Portaria n.º 200/2016, julgue o item que se segue.

São considerados detentores de um bem cultural as coletividades e segmentos que mantêm relação direta com a produção e reprodução do bem, possuem conhecimentos específicos sobre ele e que têm, nesse bem, uma referência de memória e identidade.

Carregando...
Q737168

Julgue o próximo item, relativo à abordagem antropológica sobre memória.

Define-se memória como afloração do passado no presente por meio de operações psicológicas subjetivas, tratando-se, portanto, de manifestação essencialmente individual.

Carregando...
Q737149

Com relação às teorias da cultura, julgue o item a seguir.

Roy Wagner formulou uma noção de cultura baseada na atividade criativa, pois, para ele, o ato de inventar constitui uma atividade dinâmica humana.

Carregando...
Q704680

No que concerne às abordagens teóricas em ciências sociais, julgue os itens que se seguem.

Muito utilizado na sociologia contemporânea, o conceito de habitus fundamenta-se na ideia de interdependência entre agente e estrutura: o habitus é moldado pelas estruturas sociais, mas possui papel estruturante em relação a elas.

Carregando...
Q737148

Com relação às teorias da cultura, julgue o item a seguir.

No século XX, duas frentes teóricas marcaram os estudos culturais: a que considerava cultura como sistemas estruturais, perspectiva desenvolvida por Clifford Geertz, e a que considerava cultura como sistemas simbólicos, elaborada por Claude Lévi-Strauss.

Carregando...
Q737155

Acerca de direitos humanos, direitos de minorias e movimentos sociais urbanos, julgue o item seguinte.

Atualmente os direitos humanos têm sido utilizados pelos movimentos sociais urbanos e rurais, assim como por povos e comunidades tradicionais, como forma de proteção, principalmente contra transgressões cometidas pelo Estado ou por seus agentes.

Carregando...
Q737167

Acerca das antropologias do mundo, julgue o item subsequente.

As várias temáticas tratadas pelos antropólogos, independentemente de seu continente de origem, estão inseridas em dinâmicas sociais, culturais e políticas que se desdobram em contextos historicamente estruturados, de diferentes maneiras, por relações de poder variáveis.

Carregando...
Q737186

A partir dos anos 70 do século passado, a questão quilombola foi recolocada no contexto nacional com a "descoberta das comunidades quilombolas", devido, em grande parte, ao movimento negro contemporâneo e ao exercício intelectual de autores como Abdias do Nascimento, Clóvis Moura, Beatriz Nascimento, Lélia Gonzalez, Joel Rufino e Kabengele Munanga, entre outros. Ao lado disso, é importante mencionar a mobilização política que culminou na publicação do artigo 68 das Disposições Constitucionais Transitórias (Constituição Federal de 1988), que dá aos quilombolas o direito à titulação das terras por eles ocupadas.

Joseane Maia Silva Santos. Comunidades quilombolas, suas lutas, sonhos e utopias. Internet: (com adaptações).

Considerando o tema do texto antecedente e os vários aspectos antropológicos a ele relacionados, julgue o item que se segue.

Povos tradicionais possuem uma ligação natural/biológica com o território que habitam; por esse motivo, a demarcação desse território se faz justa e necessária.

Carregando...
Q737181

Edificações, paisagens, lugares, artes, celebrações, ofícios, formas de expressão e modos de fazer que remetem ou evocam o sentido de uma coletividade e de suas construções identitárias são referências culturais. A respeito desse tema, julgue o item a seguir.

As políticas de patrimônio cultural imaterial constituíram um passo decisivo no sentido do reconhecimento de conhecimentos e práticas culturais, com a inclusão de grupos étnicos e comunidades tradicionais.

Carregando...
Q737179

Edificações, paisagens, lugares, artes, celebrações, ofícios, formas de expressão e modos de fazer que remetem ou evocam o sentido de uma coletividade e de suas construções identitárias são referências culturais. A respeito desse tema, julgue o item a seguir.

As referências culturais do Brasil referem-se principalmente aos gostos, hábitos e crenças produzidos pelos encontros entre raças e culturas que marcaram os períodos colonial e imperial, cabendo às políticas de salvaguarda de patrimônio histórico e cultural preservar essas referências da cultura brasileira autêntica e defendê-las de estrangeirismos e modificações.

Carregando...
Q737174

Considerando o conceito de cultura sob a perspectiva antropológica, julgue o item subsequente.

A cultura é sempre determinada por fenômenos infraestruturais, como as necessidades fisiológicas, o caráter psicológico de uma população, as relações de produção material e a organização social e política, e se transforma em decorrência de mudanças nesses fatores estruturais básicos, mas não é capaz de gerar transformações sobre eles.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) Errado
  • 2) Certo
  • 3) Certo
  • 4) Certo
  • 5) Certo
  • 6) Errado
  • 7) Certo
  • 8) Certo
  • 9) Errado
  • 10) Certo
  • 11) Certo
  • 12) Errado
  • 13) Certo
  • 14) Errado
  • 15) Errado
  •  

Curso para concurso público

A disciplina de Antropologia também pode aparecer em provas de concurso público. Então hoje, você vai aprender como se preparar da melhor forma para ser aprovado em qualquer concurso que tenha essa disciplina na prova.

Mas antes de falar sobre como estudar e as questões de antropologia, vamos falar sobre o que se trata essa disciplina.

Antes de mais nada você precisa saber que a palavra Antropologia tem origem no idioma grego:

Antropo vem de antrophos (homem) e “logia” vem de logos (razão ou, em sentido específico, estudo). Então, traduzida ao pé da letra, a palavra antropologia significa: o estudo do ser humano em seu aspecto mais amplo.

A Antropologia se trata de um ramo das ciências sociais. Os estudos abrangem temas como as características físicas, a cultura, a linguagem e as construções do ser humano,. O profissional da Antropologia vai buscar por meio desses estudos, determinar, partindo de grupos sociais específicos, como se formaram os seres humanos a ponto de tornarem-se o que são em suas comunidades.

O tema é bastante amplo e muito interessante, por isso diversos cargos para concurso podem cobrar questões sobre antropologia brasileira ou outras áreas da antropologia nos certames.

Mas antes de responder as questões, você precisa encontrar um bom curso para concurso público.

Então, para se sair bem em qualquer concurso que tenha essa disciplina, você precisa se dedicar a aprender todos os conteúdos que englobam a Economia.

A boa notícia é que no Aprova Concursos você encontra cursos preparatórios para concursos de todas as áreas. Os cursos são feitos de acordo com cada edital, então você só vai estudar o que realmente vai cair na prova. Você não perde suas horas de estudos procurando os conteúdos em apostilas e definindo qual vai ter prioridade. Nos cursos do Aprova as aulas já vêm em formato de planos de estudos, é só dar o play e começar a se preparar. Estudando com videoaula para concurso você pode gerenciar melhor seu tempo de estudos, e pode estudar em qualquer local, bastando ter um dispositivo com acesso à internet, seja um computador, tablet ou smartphone.

No Aprova você encontra cursos para os mais diversos concursos públicos do país, seja de uma prefeitura ou de grandes instituições de escala federal. Como já dissemos, todos os cursos são baseados no edital aberto. Mas se o seu curso ainda não teve o edital divulgado, você não precisa se preocupar. O Aprova também tem cursos baseados nos últimos editais, para você antecipar a sua preparação e sair na frente da concorrência.

Após assistir a todas as videoaulas, ou ao final de cada uma delas, você pode começar a responder questões de antropologia. Respondendo questões de concursos anteriores você garante uma preparação completa. Essa prática faz com que você fixe melhor os conteúdos que aprendeu durante a graduação e curso online. E ainda pode verificar quais disciplinas precisam de mais revisão e quais já estão bem fixadas.

No o Aprova Questões você também encontra questões de antropologia com gabarito, que facilita o entendimento da resolução e de como chegar ao resultado correto para a pergunta.

 

Para você ter uma ideia de como as questões são, separamos uma aplicada na prova Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), realizada em 2018. Confira:

Edificações, paisagens, lugares, artes, celebrações, ofícios, formas de expressão e modos de fazer que remetem ou evocam o sentido de uma coletividade e de suas construções identitárias são referências culturais. A respeito desse tema, julgue o item a seguir.

As referências culturais do Brasil referem-se principalmente aos gostos, hábitos e crenças produzidos pelos encontros entre raças e culturas que marcaram os períodos colonial e imperial, cabendo às políticas de salvaguarda de patrimônio histórico e cultural preservar essas referências da cultura brasileira autêntica e defendê-las de estrangeirismos e modificações.

(  )Errado

(  )Certo

 

Então, se você já tem um concurso em mente e está se preparando para ele, o Aprova Questões é ideal para te ajudar a alcançar esse objetivo. Além de responder questões é importante resolver provas da banca organizadora do concurso. Dessa maneira você vai se ambientando com o estilo da banca, como são as questões que ela costuma cobrar, e ainda é possível verificar quanto tempo você leva para resolver a prova completa. Mas se o concurso que você vai prestar ainda não teve edital publicado, você também pode começar a se preparar. Os cursos e questões baseados nos últimos editais são as melhores opções para quem quer se preparar com antecedência.

Então agora que você já sabe como se preparar para responder às questões de antropologia, é só encontrar o curso preparatório do certame escolhido. Mas antes, você ter uma ideia de como as questões são abrangentes, confira as questões de antropologia que separamos para você dar o pontapé inicial na sua preparação.

 

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282