Leia as afirmativas a seguir:
I. Um imóvel possui área total de 481m² e foi dividido em 13 partes iguais. Assim, é possível afirmar que, após a divisão, cada parte possui 37m 2.
II. Maria possui um recipiente de 350 ml e deseja usá-lo para tirar a água de uma piscina de 75.000m3. Diante dessas informações, é correto afirmar que Maria dará aproximadamente 115 mil viagens para retirar toda a água.
III. Uma competição de atletismo realizada no município de Terra Grande tem 6 etapas eliminatórias. Sabe-se que a média aritmética do número de atletas que participaram da 1ª e da 2ª etapa é igual ao quádruplo da média aritmética do número de atletas que participaram de cada uma das 4 etapas seguintes. Diante das informações apresentadas, é correto afirmar que a razão entre o número de atletas que participaram da 1ª e da 2ª etapa e o número total de pessoas que participaram da competição é de 2/16.
Marque a alternativa CORRETA:
São sinais de alarme na Dengue, EXCETO:
A vacina BCG é indicada para prevenir as formas graves da tuberculose (miliar e meningea). Sobre esta vacina, não se pode afirmar que:
Em 1993, a OMS declarou a Tuberculose (TB) uma emergência mundial e passou a recomendar a estratégia DOTS (Tratamento Diretamente Observado de Curta Duração) como resposta global para o controle da doença. Esta estratégia pode ser entendida como um conjunto de boas práticas para o controle da TB e fundamenta-se nos seguintes componentes, EXCETO:
A Escala de Morse pode ser utilizada em um serviço de saúde para a seguinte avaliação de um paciente:
A QUESTÃO ESTÁ RELACIONADA AO TEXTO ABAIXO.
Uma ideia que pode ser inferida da leitura do texto está indicada na alternativa
A QUESTÃO ESTÁ RELACIONADA AO TEXTO ABAIXO.
Sobre os elementos linguísticos usados no texto, é verdadeiro o que se afirma em
A QUESTÃO ESTÁ RELACIONADA AO TEXTO ABAIXO.
Sobre o período “Bastou observar a equipe.” (L.21), é correto afirmar
Considere o que se afirma sobre os sinais de pontuação empregados no primeiro período do texto:
Se o Mayflower, o barco dos pioneiros colonos ingleses – os chamados Peregrinos, que saíram de Plymouth, na Inglaterra, rumo à América do Norte –, estivesse cheio de garrafinhas plásticas de água, esse lixo ainda restaria entre nós, quatro séculos depois.
I. Os travessões poderiam ser substituídos por vírgulas, mas pode-se dizer que a autora talvez tenha optado por eles para obter mais clareza, pois já há outras vírgulas no texto.
II. A vírgula que marca a oração adverbial condicional deslocada é a que aparece após água.
III. A primeira e a quinta vírgula encerram um aposto (seguido de outros elementos explicativos) de Mayflower. IV. A vírgula após Peregrinos é obrigatória porque introduz oração adjetiva explicativa. Quais estão corretas?
Quanto à relação entre grafias e fonemas de palavras do texto, assinale a alternativa correta.
Para responder a próxima questão considere a Portaria nº 2.436/2017, que aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com o art. 7º da referida Portaria, são algumas das responsabilidades comuns a todas as esferas de governo: I. Contribuir para a reorientação do modelo de atenção e de gestão com base nos princípios e nas diretrizes contidas nesta portaria. II. Apoiar e estimular a adoção da Estratégia Saúde da Família – ESF como estratégia prioritária de expansão, consolidação e qualificação da Atenção Básica. III. Garantir a infraestrutura adequada e com boas condições para o funcionamento das UBS, garantindo espaço, mobiliário e equipamentos, além de acessibilidade de pessoas com deficiência, de acordo com as normas vigentes. IV. Contribuir com o financiamento tripartite para fortalecimento da Atenção Básica. V. Assegurar ao usuário o acesso universal, equânime e ordenado às ações e serviços de saúde do SUS, além de outras atribuições que venham a ser pactuadas pelas Comissões Intergestores. Quais estão corretas?
O texto abaixo é um fragmento de entrevista feita a Vinicius de Moraes em 1979 e servirá para responder a próxima questão
O vocábulo imodéstia pode ter como sinônimos: orgulho, vaidade, arrogância, etc. Algumas palavras, na língua portuguesa, ganham o sentido de negação ou ausência pelo acréscimo do prefixo ―i‖. Assinale a única palavra que não possui sentido de negação/ ausência pelo acréscimo de prefixo:
A tabela abaixo apresenta dados coletados nas inscrições dos candidatos de um concurso, de acordo com a idade de cada um.
Se escolhermos aleatoriamente apenas um desses candidatos, a probabilidade de ele ter 21 ou 22 anos é:
Segundo a divisão atualmente adotada pela Agência Nacional de Águas - ANA, os rios que drenam o território estadual de Santa Catarina integram três grandes Regiões Hidrográficas, assim denominadas:
Fonte:http://www.aguas.sc.gov.br/jsmallfib_top/DHRI/bacias_hidrograficas/bacias_hidrograficas_sc.pdf
A probabilidade de apresentar diabetes ou um estado intermediário de glicemia depende da presença de fatores de risco. O público-alvo para o rastreamento do Diabetes Mellitus são os que apresentam:
I- Desnutrição
II- Síndrome de ovários policísticos
III- Atividade física
IV- História de doença cardiovascular
V- Obesidade
Esta correto o que se afirma em: