A respeito de infecção em serviços de diálise, julgue o item que se segue.
A saída de secreção purulenta não é, isoladamente, indicativo de sinal clínico de infecção do acesso vascular, sendo necessário, nesses casos, primeiramente avaliar o hemograma do paciente.
No que se refere à assistência de enfermagem ao paciente com lesão renal aguda (LRA), julgue o próximo item.
A peritonite é uma das complicações frequentes em diálise peritoneal, por isso é inviável a realização desse procedimento em domicílio.
Acerca da sistematização da assistência de enfermagem no perioperatório, julgue o item a seguir.
É responsabilidade do cirurgião e do anestesista monitorar e tratar complicações no perioperatório; entretanto, cabe ao enfermeiro, além de auxiliar no tratamento, relatar observações importantes relativas a alterações de sinais vitais, náuseas e vômitos, anafilaxia, hipoxia, hipotermia, hipertermia.
Julgue o próximo item, concernente a métodos, testes e invólucros usados no processo de esterilização.
Devem ser descartados diretamente no lixo contaminados os resíduos de indicadores biológicos utilizados como controle e aqueles com resultados positivos.
Com relação a classificação e tipos de cirurgia, julgue o item subsecutivo.
É classificada como limpa a cirurgia em que não há abertura de vísceras — como, por exemplo, na reparação de hérnia.
Julgue o item que se segue, acerca de centro cirúrgico, sala de recuperação (SRPA) e central de material e esterilização (CME).
A equipe cirúrgica é constituída por paciente, anestesiologista, físico-médico, enfermeiros, administradores hospitalares, cirurgião e pessoal técnico.
A propósito dos períodos pré-, intra- e pós-operatório, julgue o item subsecutivo.
Na fase pós-operatória mediata, o ponto central inclui a manutenção da via aérea do paciente e a avaliação dos efeitos anestésicos.
Hemorragia subaracnoide é um tipo de acidente vascular cerebral com elevada incidência em pacientes de quarenta anos a sessenta anos de idade, com elevados índices de morbidade e mortalidade. É mais frequente em pacientes com fatores de risco para doenças cardiovasculares, como a hipertensão e o tabagismo.
Com referência à hemorragia subaracnoide, julgue o item a seguir.
O tratamento da hemorragia subaracnoide pode envolver craniotomia ou abordagem endovascular. Em ambos os casos o paciente deve ser monitorado quanto a um possível novo sangramento pós-operatório.
Um paciente de sessenta e cinco anos de idade, do sexo masculino, que foi submetido a gastrectomia e colostomia há dois anos por adenocarcinoma gástrico, queixa-se de uma tumoração de aproximadamente 10 cm de diâmetro no local da incisão da gastrectomia, surgida há um ano. Essa tumoração aumenta de tamanho e torna-se dolorosa quando o paciente realiza esforços e reduz à palpação do local.
Com relação a esse caso clínico, julgue o item seguinte.
A queixa do paciente sugere que ele apresente hérnia de hiato com recidiva do tumor.
Uma paciente, que foi submetida a tireoidectomia, dissecção e esvaziamento cervical com a remoção de linfonodos e platisma por neoplasia maligna de tireoide, encontra-se no primeiro dia de pós-operatório.
Julgue o item que se segue, acerca desse caso clínico.
A prescrição de analgésicos para esta paciente deve ter maior periodicidade, pois o hipotireoidismo reduz a duração do efeito analgésico.
A respeito dos cuidados a pacientes submetidos a cirurgias urológicas e ginecológicas, julgue o item que se segue.
Para a realização de anexectomia laparoscópica é necessário o uso de trocartes.
Acerca de aspectos referentes às cirurgias pulmonares, julgue o item subsequente.
Pneumonectomia é o termo utilizado para a remoção de um ou dois dos quatro lobos pulmonares.
Em relação à história e ao desenvolvimento das políticas públicas e de saúde no Brasil, julgue o item a seguir.
O sistema de saúde brasileira teve seus primórdios vinculados à previdência social a partir da criação da Lei Eloi Chaves, de 1923, com a instituição do sistema de caixas de aposentadorias e pensão.
A respeito da construção das políticas públicas voltadas aos povos indígenas, julgue o item seguinte.
Com o movimento sanitário brasileiro, houve a discussão simultânea da necessidade de se criar políticas públicas específicas aos povos indígenas. Na VII Conferência Nacional de Saúde (VII CNS) foi aprovado o modelo diferenciado de atenção à saúde indígena, articulado ao SUS e organizado na forma de distritos sanitários especiais indígenas (DSEI).
A respeito dos distritos sanitários especiais indígenas (DSEI) e sua articulação com o SUS, julgue o item subsequente.
Um aspecto a ser observado na implantação de um DSEI é a articulação com a rede do SUS: o acesso às estruturas assistenciais de maior complexidade, localizadas fora dos territórios indígenas, deverá ocorrer de forma articulada e pactuada com os gestores municipais e estaduais correspondentes.