A avaliação dos aspectos epidemiológicos da saúde indígena é fundamental para se promover a saúde e prevenir doenças nessa população. Nesse sentido, julgue o item que se segue.
A vulnerabilidade dos povos indígenas às infecções sexualmente transmissíveis tem-se intensificado, especialmente devido às relações dessas populações com a urbana, à frequência e permanência dos indígenas nas áreas urbanas e às invasões das terras indígenas, afetadas por projetos de exploração de recursos naturais.
Julgue o item subsequente, acerca das estratégias preventivas conforme os enfoques de vulnerabilidade e risco em situações-problema da realidade indígena.
Gestante indígena com pródromos de trabalho de parto que procure a unidade básica de saúde próxima à sua aldeia deverá ser orientada a procurar a maternidade da região, uma vez que os centros de saúde não dispõem de estrutura para esse tipo de acolhimento.
Julgue o próximo item, relativo a educação, metodologias e estratégias de formação profissional em saúde.
Na centralização da educação e no treinamento permanente de cada equipe, cada unidade de saúde e cada município são importantes para a padronização de ações de saúde, de modo que se evite combinar necessidades, possibilidades singulares e processos específicos.
Considerando as diferenças de gênero, julgue o item seguinte, a respeito da saúde do adulto.
Os homens adolescentes e jovens são os que mais sofrem lesões e traumas devido a agressões, mas as agressões sofridas pelas mulheres são mais graves e demandam maior tempo de internação em relação aos homens.
Julgue o item subsequente, relativo a promoção da saúde e intervenções educativas na saúde indígena e nas comunidades bem como seus marcos ideológicos e legais.
Equipe de saúde da zona rural que pretenda iniciar processo educativo visando conscientizar a população local sobre a vulnerabilidade da saúde dos povos indígenas deve ter consciência de que, diferentemente das populações urbanas, as rurais, muitas vezes dominadas por elites municipais com interesses nos recursos das terras indígenas utilizam estereótipos quando se referem aos indígenas, chamando-os de ladrões, traiçoeiros, preguiçosos e beberrões, com objetivo de desqualificá-los.
Considerando os povos indígenas, julgue o item a seguir, no que concerne aos Programas de Saúde da Criança, Saúde da Mulher, Saúde do Adulto e Controle de Endemias.
No Brasil, a taxa de mortalidade infantil — um indicador que estima o risco de morte dos nascidos vivos durante o primeiro ano de vida e reflete as condições de desenvolvimento socioeconômico e infraestrutura ambiental — bem como o acesso e a qualidade dos recursos disponíveis para atenção à saúde materna e da população infantil são quase 2,5 vezes superiores na população indígena em relação à população geral.
Considerando os povos indígenas, julgue o item a seguir, no que concerne aos Programas de Saúde da Criança, Saúde da Mulher, Saúde do Adulto e Controle de Endemias.
Para a efetiva implantação e consolidação da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas, deve-se considerar a vulnerabilidade dessa população derivada do tipo de contato e da exposição a determinados agravos, como as doenças sexualmente transmissíveis e a AIDS, o suicídio, e os desastres ambientais, por exemplo.
Acerca da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), julgue o item a seguir.
É denominado unidade básica de saúde (UBS) todo estabelecimento de saúde que preste ações e serviços de atenção básica no âmbito do SUS.
Julgue o próximo item, a respeito de especificidades e indicações relativas a vacinas.
Após a administração de uma vacina, a ocorrência, no vacinado, de temperatura acima de 38,5 ºC constitui contraindicação à aplicação de dose subsequente.
No que se refere ao SUS, julgue o item subsequente.
No período anterior à criação do SUS, o sistema público de saúde prestava assistência apenas aos trabalhadores vinculados à previdência social, cabendo às entidades filantrópicas o atendimento aos demais cidadãos.
Julgue o item seguinte, relativo a enfermagem clínica e cirúrgica cardiovascular; enfermagem em emergência cardiovascular; e assistência de enfermagem ao paciente cardíaco.
Caso clínico: Paciente é atendido na emergência de um hospital com relato de dor torácica subesternal, aguda, forte, intermitente. A dor piora com deglutição e tosse com duração superior a 30 min e às vezes é aliviada com a retificação das costas. Assertiva: Com base nessas manifestações clínicas, a principal hipótese nesse caso é infarto agudo do miocárdio.
Acerca de monitorização cardíaca e sistematização da assistência de enfermagem, julgue o item subsequente.
Durante a realização de um eletrocardiograma de esforço e sua monitorização — teste ergométrico —, sob estresse farmacológico com dipiridamol, os efeitos colaterais apresentados pelos pacientes podem incluir desconforto torácico, tontura, cefaleia, rubor e náuseas.
No que tange a urgências e emergências clinicocirúrgicas e assistência de enfermagem, julgue o item que se segue.
A cardioversão elétrica é feita com a sincronização do choque programado com o sinal eletrocardiográfico do paciente para reversão de arritmias mais organizadas e com estabilidade hemodinâmica, como o flutter atrial.
Julgue o item seguinte, com relação à enfermagem intervencionista e emergências clinicocirúrgicas.
A enfermagem deve alertar a equipe médica da necessidade de uso suplementar de oxigenioterapia em pacientes admitidos com síndrome coronariana aguda (SCA) nos casos em que haja desconforto respiratório do paciente (dispneia) ou evidência de queda da saturação de oxigênio (menor ou igual a 94%).
Julgue o próximo item, relativo à assistência de enfermagem em cardiopatias diversas.
A identificação pela enfermagem de edema no local de acesso vascular e presença de massa pulsátil após intervenção coronariana percutânea (PTCA) deve levantar suspeita de formação de aneurisma vascular, e a equipe médica deve ser notificada imediatamente.