Para que os alunos dos anos iniciais possam desenvolver plenamente os conhecimentos geométricos, o professor deve possibilitar, EXCETO:
O corpo humano, nas perspectivas mais atuais do ensino da Educação Física, é tratado como:
São considerados princípios pedagógicos para o ensino da Educação Física, nas perspectivas mais atuais, EXCETO:
Nas provas de revezamento nado Medley, cada nado deve ser finalizado de acordo com a regra aplicada a ele. Os nadadores nadam os quatro nados na seguinte ordem:

A partir da leitura do texto acima, analise os itens abaixo sobre as atuais manifestações e movimentos populares que vêm ocorrendo em várias cidades do mundo, e em seguida, assinale a alternativa CORRETA:
I. O “Occupy Wall Street" é um movimento popular caracterizado pela liderança individual de grupos neonazistas e por sua composição por pessoas de várias etnias, gêneros e orientações políticas contrárias às decisões políticas favoráveis ao sistema financeiro.
II. Os movimentos populares semelhantes ao “Occupy Wall Street" não são, de modo geral, ligados a partidos políticos tradicionais, vistos pelos participantes de tais movimentos como representativos dos interesses dos governos comprometidos com o sistema financeiro global.
III. O movimento “Occupy Wall Street" resultou do grande interesse, na Europa, pelo debate político levantado pela eleição do Presidente Barak Obama em 2010 e de sua grande popularidade naquele contexto.
IV. No Japão, o “Occupy Wall Street" defende forte atuação do governo com o objetivo de defender a classe trabalhadora japonesa, objetivando a redução da prática denominada dumping social.
V. A crise econômica atual e o desemprego nos países mais ricos vêm dando origens a manifestações e movimentos populares destinados a questionar os fundamentos e o funcionamento dos sistemas político e econômico nesses países.
Assinale:
Considere as situações hipotéticas mostradas abaixo e responda a questão que se segue.
Astrolábio Passofundo, um agricultor gaúcho, comprou 300 hectares de terra na zona rural do município de Barreiras do Piauí, com o objetivo de residir e cultivar arroz no local.
Parte das terras adquiridas por Astrolábio está representada na figura a seguir, onde nas seções I e II estão: a vegetação de cerrado; as nascentes do rio Parnaíba; o curso do rio Parnaíba e a mata ciliar que o acompanha.

Assinale a alternativa correta com relação à utilização das áreas I e II das terras do agricultor Astrolábio:
Mediterrâneo. O "Mar do sofrimento"
Há dias sem escrever algo ...
Estava pensando o que escrever! Me negava a escrever sobre essa corrente de imigrantes desesperados na travessia do Mar mediterrâneo, que hoje chamo de o “Mar do Sofrimento". Receio este, talvez, por não ter palavras para expressar sobre como o mundo é desumano e desigual. Mais vou começar. Talvez as palavras venham a surgir ... Gente ... amigos!
Em pleno século XXI, como podemos ver essas cenas de famílias serem desfeitas por separações temporais e eternas? Como podemos ver países sendo destruídos por conflitos fruto de vários fatores? Como podemos ver a ONU, União européia, Rússia e EUA numa situação dicotômica com relação ao governo de Bashar Al-Assad, produzindo uma situação que será duradoura de desumanidade? Como no mundo dos Homo sapiens - do latim "homem sábio"- não busca uma solução rápida para esse evento de deslocados e desterritorializados como nunca visto deste a 2ª guerra mundial? Como estes países poderosos – os do norte –, com seus parceiros do Oriente médio fiquem sem agir na questão da síria, no combate ao EI ( Estado Islâmico) e a outros grupos fundamentalista que geram terror? Será que cometeremos os erros do passado, o de deixar os próximos capítulos dos desesperos coletivos dos povos, neste momento, do norte da África e do sudoeste da Ásia (Oriente Médio) se resolva por si só? Minhas perguntas...
A tão sonhada “PRIMAVERA ÁRABE" ocidentalizante, vibrada e comemorada pelos ocidentais não teve o caminho pensado e idealizado. O desequilíbrio de forças, que mantinha essa região numa relativa organização geopolítica foram desfeitas. E agora? Mais uma vez, a dinâmica do mundo mostra que ações demoradas, numa situação que requer ações rápidas para buscar soluções humanitárias, não devem ser retardadas por causas de interessas econômicos e geopolíticos ... a 1ª e a 2ª guerras mundiais foram exemplos. Termino aqui com as palavras que me chegaram ao longo deste texto, com a convicção de que se demorarmos mais, na busca da solução do problema na origem (melhoria das condições de vida nos países repulsores), a situação tende a se tornar pior ainda e ainda mais complexa ... Infelizmente.
Sobre o fenômeno das migrações forçadas e os refugiados marque a alternativa INCORRETA:
Observando os dois últimos parágrafos, concluímos que o narrador imagina:
Uma mãe tem 40 anos e suas três filhas tem 5, 7 e 9 anos. Daqui a 10 anos, a soma da idade das três filhas menos a idade da mãe será de:
Sabendo que uma impressora imprime 38 páginas por minuto, em 2 horas e 40 minutos, a quantidade de páginas impressas, será de:
Ainda sobre a atividade educativa, desenvolvê-la faz parte do processo de trabalho de todos os membros da equipe, sendo necessárias algumas habilidades para melhor realizá-la:
I- Ter boa capacidade de comunicação.
II- Ter tolerância aos princípios e às diferentes crenças e valores que não sejam os seus próprios.
III- Ser gentil, favorecendo o vínculo e uma relação de confiança.
IV- Acolher o saber e o sentir de todos.
V- Buscar apoio junto a outros profissionais quando não souber responder a alguma pergunta.
Assinale a alternativa correta:
O Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) constitui-se como um dispositivo estratégico para a melhoria da qualidade da Atenção Básica, uma vez que amplia o escopo de ações desta e, por meio do compartilhamento de saberes, amplia também a capacidade de resolutividade clínica das equipes. Sobre o Nasf, é incorreto afirmar:

Civilização do Ocidete Medieval. Lisboa: Estampa,1983
Sobre a sociedade medieval podemos afirmar corretamente que:
“ Condenava o Absolutismo e os governos ditatoriais, defendendo governos representativos, constitucionais e parlamentares Consideravam que o homem deveria desfrutar de todas as satisfações, acreditavam no progresso (fenômeno natural da livre-concorrência), tudo conduzindo à felicidade e a prosperidade de todos". Adaptado de, https://remote.com/julio-cesar-s-santos;
O fragmento de texto acima reflete características de um importante movimento de ideias que historicamente é denominado:
“É de lá [dos estados] que se governa a República, por cima das multidões que tumultuam, agitadas, nas ruas da capital da União. A política dos estados [...] é a política nacional."
(SALES, Manoel Ferraz Campos. Da propaganda à presidência, 1908).
A partir do diagnóstico acima, o presidente Campos Sales (1898-1902) criou a “Política dos Governadores", esquema político que deu ao país uma estabilidade de configuração oligárquica. O funcionamento daquela política estava relacionado: