Seguindo instruções simples para operação de máquinas, pode-se obter maior produtividade e menor consumo de combustível com baixos períodos de paralisação para manutenção devido ao menor desgaste do equipamento. Sendo assim, assinale a alternativa abaixo no qual a afirmação é falsa:
Na hierarquia de prevalência da sinalização de trânsito, assinale a alternativa abaixo que indica a que tem prioridade número um:
Assinale a alternativa que corresponde a engrenagem descrita abaixo:
“Os dentes formam uma malha perfeitamente unida. Estas engrenagens são úteis quando há uma mudança necessária no sentido de rotação do eixo. Estes modelos de engrenagens podem ser usados com diferentes números de dentes para aumentar ou diminuir a velocidade de rotação. Embora sejam geralmente instalados em eixos com um ângulo de 90º, elas funcionam bem em outros ângulos igualmente. Esses tipos de engrenagens são considerados muito benéficos, pois permitem ajustes durante a fase de montagem."
Em uma aula sobre pintores brasileiros, o Professor de Artes pode apresentar aos seus alunos a seguinte imagem:

Com a imagem apresentada, o Professor de Artes poderá destacar aos seus alunos que, no contexto das artes plásticas, os traços e as técnicas utilizadas são atribuídas do seguinte artista brasileiro:
Com o intuito de ampliar saberes e conhecimentos dos alunos do Ensino Fundamental, o Professor poderá apresentar a seguinte definição:
“Ficção que apresenta uma coisa para dar ideia de uma outra. Pintura ou escultura que representa ideias ou qualidades abstratas (por exemplo, a Fortaleza) por meio de um objeto ou figura, ou por um agrupamento de figuras. Desempenhou grande papel na arte clássica e neoclássica. No Renascimento eram associadas à mitologia e literatura greco-romanas"
No contexto das Artes, o fragmento acima conceitua:
No Ensino fundamental, a partir do ensino de Arte ao aluno é possibilitado apreciar obras de artistas relacionadas a essas festas e lendas contadas e registradas no território brasileiro. E esta habilidade pode ser desenvolvida através do seguinte eixo norteador:
Um Professor de Artes que deseja desenvolver o eixo norteador “espaços dedicados às artes” com alunos do Ensino Fundamental deverá fazê-lo através do seguinte conteúdo:
No Renascimento, enquanto movimento artístico, a razão e a natureza passam a ser valorizadas com grande intensidade. O homem renascentista, principalmente os cientistas, passa a utilizar métodos experimentais e de observação da natureza e universo. Este movimento artístico teve como principal expoente:
A linguagem visual transmite ideias e sensações através de símbolos que causam um maior impacto e efeito no observador do que a linguagem conceitual em alguns momentos. Os elementos visuais constituem a substância básica daquilo que vemos, são a matéria-prima de toda informação visual. Em relação ao elemento básico, o ponto, não é correto afirmar que:
Quando os portugueses chegaram ao Brasil encontraram, ao invés de pedras preciosas como queriam, figuras aparentemente incompreensíveis gravadas nas pedras. No Nordeste, Rio Grande do Norte e Paraíba, encontra-se a maior concentração de arte rupestre do mundo. Analise as afirmativas abaixo em relação a arte rupestre.
I. Os temas estão ligados ao cotidiano, como caça, fertilidade, objetos domésticos ou de trabalho.
II. Desenvolve-se igualmente o senso de proporções e ornamentação.
III. Produz obras de grande qualidade estética, estruturada em segmentos geométricos.
IV. As pinturas são realizadas com os dedos ou com a ajuda de utensílios.
V. As substâncias líquidas, água, clara de ovo e sangue são empregadas nas pinturas.
Estão corretas apenas:
A Arte Contemporânea é uma tendência artística que surgiu na segunda metade do século XX, mais precisamente após a Segunda Guerra Mundial e se prolonga até os dias atuais. Em relação a arte contemporânea, não é correto afirmar que:
No século XX, a Educação Física escolar sofreu, no Brasil, influências de correntes de pensamento filosófico, tendências políticas, científicas e pedagógicas. Nesse período histórico ocorreu a importação de modelos de práticas corporais. De onde se originou esses modelos importados:
“Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem:
I. as formas de expressão;
II. os modos de criar, fazer e viver;
III. as criações científicas, artísticas e tecnológicas;
IV. as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais;
V. os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.
§ 1.º O poder público, com a colaboração da comunidade, promoverá e protegerá o patrimônio cultural brasileiro, por meio de inventários, registros, vigilância, tombamento e desapropriação, e de outras formas de acautelamento e preservação. § 2.º Cabem à administração pública, na forma da lei, a gestão da documentação governamental e as providências para franquear sua consulta a quantos dela necessitem.
§ 3.º A lei estabelecerá incentivos para a produção e o conhecimento de bens e valores culturais.
§ 4.º Os danos e ameaças ao patrimônio cultural serão punidos, na forma da lei.
§ 5.º Ficam tombados todos os documentos e os sítios detentores de reminiscências históricas dos antigos quilombos".
Qual é o número do artigo presente na Constituição Federal – Capitulo III: da educação, da cultura e do desporto citado acima?
Qual o tempo de duração de uma partida de Basquete?
Sobre a regra de impedimento no jogo de Futsal, marque a alternativa correta: