Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 106 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Em relação à metodologia de desenvolvimento ágil, analise as afirmações a seguir:
I. ( ) A abordagem Scrum é um método ágil geral, mas seu foco está no gerenciamento do desenvolvimento iterativo, ao invés das abordagens técnicas específicas da engenharia de software ágil;
II. ( ) O Scrum pode ser usado com abordagens ágeis mais técnicas, para fornecer um framework de gerenciamento do projeto;
III. ( ) No Scrum existem três fases. A primeira é uma fase de planejamento geral, em que se estabelecem os objetivos gerais do projeto e da arquitetura do software. Em seguido ocorre uma série de ciclos de sprint, sendo que cada ciclo desenvolve um incremento do sistema. Finalmente a última fase, encerra o projeto, completa documentação exigida, como quadros de ajuda do sistema e manuais do usuário, e avalia lições aprendidas com o projeto;
IV. ( ) A categoria inovadora do scrum é a sua fase central, chamada de ciclos sprint. Um sprint do Scrum é uma unidade de planejamento na qual o trabalho a ser feito é avaliado, os recursos para o desenvolvimento são selecionados e o software é implementado;
V. ( ) Sprints são de comprimento fixo, normalmente duas a quatro semanas. Eles correspondem ao desenvolvimento de um release do sistema em XP.
É CORRETO afirmar que:

Acerca de Scrum, assinale a opção correta.

Qual dos princípios abaixo NÃO faz parte do modelo ágil Scrum?

Acerca de conceitos relativos a engenharia de software, julgue os próximos itens.

Em projetos que executam o framework da metodologia ágil

Scrum, o backlog do produto mostra a visão atualizada das

funcionalidades desejadas para esse produto, sendo o conteúdo

definido por seu dono (product owner).

Acerca dos processos de desenvolvimento de software, SCRUM e RUP (Rational Unifi ed Process), é CORRETO afi rmar que:

No que se refere ao ciclo de vida do software e às metodologias para o seu desenvolvimento, julgue os próximos itens.

No Scrum, práticas de estimativa como burndown e burncomplete, em conjunto com gráficos de barra, são úteis para estabelecer o burndown baseline e auxiliar o time de desenvolvimento a gerir a complexidade do projeto.

Acerca de medição e estimativas de software em pontos de função e do gerenciamento do ciclo de vida de software, julgue os itens que se seguem.

No framework Scrum, que é voltado para o desenvolvimento

de produtos complexos, cada sprint pode ser considerada um

projeto, com horizonte de até um mês, que possui a definição

do que será construído, um plano projetado e flexível para

guiar a construção, o trabalho e o resultado do produto.

No Scrum, há três papéis importantes: Product Owner, Team e Scrum Master. É responsabilidade do Product Owner:

Considere as afirmações abaixo: I - Os princípios do SCRUM são consistentes com o manifesto ágil e são usados para orientar as atividades de desenvolvimento dentro de um processo que incorpora as seguintes atividades estruturais: requisitos, análise, projeto, evolução e entrega. Em cada atividade metodológica, ocorrem tarefas a realizar dentro de um padrão de processo chamado sprint. II - A Extreme Programming – XP emprega uma abordagem orientada a objetos como seu paradigma de desenvolvimento preferido e envolve um conjunto de regras e práticas constantes no contexto de quatro atividades metodológicas: planejamento, projeto, codificação e testes. Pode-se afirmar que:

No que se refere às metodologias ágeis de desenvolvimento, julgue o próximo item.

Dentro de uma Sprint no Scrum, as metas de qualidade não diminuem e não são feitas mudanças que possam afetar o objetivo da Sprint.

O Scrum engloba um padrão de processos enfatizando prioridades de projeto, unidades de trabalho compartimentalizadas, comunicação e feedback frequente por parte dos clientes. Enfatiza o uso de um conjunto de padrões de processo de software que provaram ser eficazes para projetos com prazos de entrega apertados, requisitos mutáveis e críticos de negócio. "Não são introduzidos(as) durante execução de urgências (Sprint). Portanto, Sprint permite que os membros de uma equipe trabalhem em um ambiente de curto prazo, porém estável." Trata-se de

Com relação ao Scrum considere:

I. Refere-se às equipes de desenvolvimento.
II. Refere-se às sprints. Assinale a alternativa em que as duas afirmativas sobre I e II são verdadeiras:

Com referência à gestão de projetos com Scrum e ao desenvolvimento de arquitetura corporativa em TOGAF, julgue os itens que se seguem.

O Scrum é um processo ágil que prioriza a entrega de maior valor de negócio no menor tempo.

Com relação aos tipos de modelos ágeis de processo, segundo

Pressman, analise as afirmativas a seguir.

I.O XP (Extreme Programming) é o processo ágil mais usado,

organizado como quatro atividades de arcabouço –

planejamento, modelo, implementação e teste, cujas

funcionalidades são descritas e priorizadas por sua equipe de

desenvolvimento.

II.O Scrum enfatiza o uso de um conjunto de padrões de

processo de software que tem comprovada efetividade para

projetos com prazos apertados, requisitos mutáveis e

criticalidade de negócio.

III.O DAS (Desenvolvimento Adaptativo de Software) define três

ciclos iterativos – iteração do modelo funcional, iteração de

projeto e construção e implementação – precedidos por duas

atividades de ciclo de vida adicionais: o estudo de viabilidade

e o estudo do negócio.

Assinale:

O papel do SCRUM que tem como função primária remover qualquer impedimento à habilidade de uma equipe de entregar o objetivo de um sprint é o:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282