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Questões de Concurso – Aprova Concursos
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Uma partícula, de massa m = 40,0 gramas e carga elétrica q = 8,0 mC, encontra–se inicialmente fixa na origem do sistema coordenado XOY (veja figura abaixo) . Na região, existe um campo elétrico uniforme A partícula é solta e passa a se mover na presença dos campos elétrico e gravitacional No instante em que a coordenada x = 40,0 cm, a energia cinética da partícula, em joule, é

A densidade absoluta (ou massa específica) ρo do cilindro sólido de altura H e área das bases A é tal que, quando em equilíbrio no fluido de densidade absoluta ρ, flutua mantendo a base superior a uma altura h acima da superfície livre do líquido, como mostra a figura abaixo. Sabendo que, para ficar submerso, a densidade absoluta do cilindro deve ser 25% maior que ρo, podemos afirmar que a razão h/H é igual a

A figura abaixo mostra uma superfície horizontal lisa (plano XY) onde existe um campo elétrico uniforme seguido de outro campo magnético uniforme ma partícula(1), de massa m 1= m e carga elétrica q 1 = + 4,0 μC, é lançada com velocidade da posição X = 0 e Y = 1,5 m, na direção de outra partícula (2), de massa m 2 = m e eletricamente neutra, inicialmente em repouso na posição indicada, num choque frontal. Sabe–se que: o coeficiente de restituição do choque é 0, 80 e a massa m = 3,0 mg (miligramas) . Despreze a indução eletrostática e qualquer perda de carga da partícula (1) . O módulo da aceleração, em m/ s 2, da partícula (1) no interior do campo magnético uniforme é

No circuito elétrico abaixo, temos inicialmente a chave K aberta e os capacitores completamente carregados. Fechando–se a chave, após um longo intervalo de tempo, o capacitor C2 estará sob nova diferença de potencial. O valor absoluto da variação da diferença de potencial, em volts, no capacitor C2 entre a situação inicial e final é

A figura abaixo mostra uma barra uniforme e homogênea de peso P e comprimento L, em repouso sobre uma superfície horizontal. A barra está apoiada, sem atrito, ao topo de uma coluna vertical de altura h, fazendo um ângulo de 30° com a vertical. Um bloco de peso P/ 2 está pendurado a uma distância L/ 3 da extremidade inferior da barra. Se a barra está na iminência de deslizar, a expressão do módulo da força de atrito entre a sua extremidade inferior e a superfície horizontal é

Uma barcaça possui boca moldada igual a B e seção transversal retangular constante ao longo do seu comprimento L. Numa determinada condição de carregamento, a barcaça opera, em águas tranquilas, segundo um calado uniforme igual a T.
Para essa condição, o valor do seu raio metacêntrico transversal (BM) depende de

Em relação à subdivisão do casco de um navio de passageiros, analise as afirmativas a seguir.

I - A dotação de antepara de colisão a vante estanque à água até o convés das anteparas é obrigatória.
II - A instalação de portas de visita na antepara de colisão a vante abaixo do convés das anteparas é permitida.
III - A praça de máquinas deve ser separada dos compartimentos habitáveis por meio de anteparas estanques à água.
IV - A antepara de colisão a ré deve ser posicionada a uma distância da perpendicular a ré superior a 5% do comprimento do navio.

São corretas as afirmações

Considere que F, L e T representam, respectivamente, no sistema internacional de unidades, as grandezas fundamentais de força, de comprimento e de tempo.
Utilizando-se a lei de Newton da viscosidade, a viscosidade dinâmica de um fluido é expressa por

O diagrama que representa esquematicamente os valores momentos fletores para a situação de carregamento apresentada é dado por

No sistema de propulsão de um navio, constitui uma vantagem do hélice de passo variável quando comparado ao hélice de passo fixo a(o)

Num sistema de ar comprimido, as válvulas direcionais têm como objetivo orientar a direção que o fluxo de ar deve seguir, de modo a realizar um trabalho proposto.

Os números de posições e vias da válvula direcional apresentada acima são, respectivamente, iguais a

Em relação à metodologia da espiral de projeto de navios, analise as afirmativas a seguir.

I - Os requisitos do armador defi nem as características iniciais para a determinação de cada um dos sistemas do navio.
II - As atividades de projeto são realizadas de forma simultânea de modo a haver uma integração entre os sistemas.
III - O projeto do navio atinge a sua confi guração defi - nitiva ao completar-se a primeira volta na espiral de projeto.

Está correto o que se afirma em

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