Uma partícula, de massa m = 40,0 gramas e carga elétrica q = 8,0 mC,
encontra–se inicialmente fixa na origem do sistema coordenado XOY
(veja figura abaixo) . Na região, existe um campo elétrico uniforme A partícula é solta e passa a se mover na presença dos
campos elétrico e gravitacional No instante em que a
coordenada x =
40,0 cm, a energia cinética da partícula, em joule, é
A densidade absoluta (ou massa específica) ρo do cilindro sólido de
altura H e área das bases A é tal que, quando em equilíbrio no fluido
de densidade absoluta ρ, flutua mantendo a base superior a uma altura h
acima da superfície livre do líquido, como mostra a figura abaixo.
Sabendo que, para ficar submerso, a densidade absoluta do cilindro deve
ser 25% maior que ρo, podemos afirmar que a razão h/H é igual a
A figura abaixo mostra uma superfície horizontal lisa (plano XY)
onde existe um campo elétrico uniforme
seguido de outro campo
magnético uniforme ma partícula(1), de massa m
1= m e
carga elétrica q
1 = + 4,0 μC, é lançada com velocidade
da posição X = 0 e Y = 1,5 m, na direção de outra partícula (2), de massa m
2 = m e eletricamente neutra, inicialmente em repouso na posição
indicada, num choque frontal. Sabe–se que: o coeficiente de restituição
do choque é 0, 80 e a massa m = 3,0 mg (miligramas) . Despreze a indução
eletrostática e qualquer perda de carga da partícula (1) . O módulo da
aceleração, em m/ s
2, da partícula (1) no interior do campo magnético uniforme é
No circuito elétrico abaixo, temos inicialmente a chave K aberta e
os capacitores completamente carregados. Fechando–se a chave, após um
longo intervalo de tempo, o capacitor C2 estará sob nova diferença de
potencial. O valor absoluto da variação da diferença de potencial, em
volts, no capacitor C2 entre a situação inicial e final é
A figura abaixo mostra uma barra uniforme e homogênea de peso P e
comprimento L, em repouso sobre uma superfície horizontal. A barra está
apoiada, sem atrito, ao topo de uma coluna vertical de altura h, fazendo
um ângulo de 30° com a vertical. Um bloco de peso P/ 2 está pendurado a
uma distância L/ 3 da extremidade inferior da barra. Se a barra está na
iminência de deslizar, a expressão do módulo da força de atrito entre a
sua extremidade inferior e a superfície horizontal é
Uma barcaça possui boca moldada igual a B e seção transversal retangular constante ao longo do seu comprimento L. Numa determinada condição de carregamento, a barcaça opera, em águas tranquilas, segundo um calado uniforme igual a T.
Para essa condição, o valor do seu raio metacêntrico transversal (BM) depende de
Em relação à subdivisão do casco de um navio de passageiros, analise as afirmativas a seguir.
I - A dotação de antepara de colisão a vante estanque à água até o convés das anteparas é obrigatória.
II - A instalação de portas de visita na antepara de colisão a vante abaixo do convés das anteparas é permitida.
III - A praça de máquinas deve ser separada dos compartimentos habitáveis por meio de anteparas estanques à água.
IV - A antepara de colisão a ré deve ser posicionada a uma distância da perpendicular a ré superior a 5% do comprimento do navio.
São corretas as afirmações
Considere que F, L e T representam, respectivamente, no sistema internacional de unidades, as grandezas fundamentais de força, de comprimento e de tempo.
Utilizando-se a lei de Newton da viscosidade, a viscosidade dinâmica de um fluido é expressa por
O diagrama que representa esquematicamente os valores momentos fletores para a situação de carregamento apresentada é dado por
No sistema de propulsão de um navio, constitui uma vantagem do hélice de passo variável quando comparado ao hélice de passo fixo a(o)
Num sistema de ar comprimido, as válvulas direcionais têm como objetivo orientar a direção que o fluxo de ar deve seguir, de modo a realizar um trabalho proposto.
Os números de posições e vias da válvula direcional apresentada acima são, respectivamente, iguais a
Em relação à metodologia da espiral de projeto de navios, analise as afirmativas a seguir.
I - Os requisitos do armador defi nem as características iniciais para a determinação de cada um dos sistemas do navio.
II - As atividades de projeto são realizadas de forma simultânea de modo a haver uma integração entre os sistemas.
III - O projeto do navio atinge a sua confi guração defi - nitiva ao completar-se a primeira volta na espiral de projeto.
Está correto o que se afirma em