Entendem-se como perfis pesados aqueles presentes em um painel estrutural onde se encontram perfis de menor rigidez à flexão, estes últimos geralmente idênticos e de menor dimensão.
NÃO são classificadas como perfis pesados as
Em relação aos tipos de instalações propulsoras de navios mercantes, analise as afirmativas a seguir.
I - A instalação propulsora com turbina a vapor é utilizada em navios de pequeno porte onde é requerida uma potência propulsora instalada baixa.
II - A instalação propulsora indireta com motores diesel de média e alta rotação utiliza caixas de engrenagens redutoras a fi m de reduzir a velocidade angular do eixo propulsor.
III - A instalação propulsora com turbina a gás é mais leve e ocupa menos espaço quando comparada à instalação propulsora direta com motor diesel equivalente para a mesma potência instalada.
Está correto o que se afirma em
A turbina a vapor de um ciclo Rankine ideal produz 2.880 kcal/h de potência. A diferença entre as entalpias na entrada e na saída da turbina é igual a 96 kcal/kg.
Qual o fluxo de massa de vapor, em kg/h, que passa pela turbina?
Um engenheiro naval, ao elaborar o arranjo geral de um navio, deve observar a sua interação com outros requisitos de projeto, EXCETO
A maior resistência à propulsão é indicada pelo coeficiente de forma
Sobre avaria e subdivisão em Arquitetura Naval, analise as afirmações a seguir.
I - Os compartimentos de máquinas deverão ser delimitados por anteparas estanques à água, prolongadas até o convés de borda livre.
II - As anteparas do pique tanque de ré deverão ser colocadas em todos os navios, dispostas de maneira a encerrar o tubo telescópico num compartimento estanque à água, e deverão prolongar-se até o convés resistente.
III - Uma antepara de colisão, sem aberturas, deverá ser colocada em todos os navios e deverá estender- se até o convés de borda livre.
Está correto o que se afirma em
Sobre a estabilidade transversal de navios, analise as afirmações a seguir.
I - Ângulo de emborcamento é o ângulo onde termina a faixa de estabilidade.
II - Um navio com o centro de gravidade localizado acima de seu metacentro possui estabilidade.
III - A declividade na origem da curva de estabilidade estática (braço de endireitamento em metros x ângulo de inclinação em radianos) de uma embarcação é equivalente à distância em metros de seu centro de gravidade G ao seu metacentro M transversal.
Está correto o que se afirma em
Uma onda regular tem 0,0224 rad/m de número de onda quando se propaga em águas profundas. Quais serão a profundidade da região fluida e a celeridade, respectivamente, quando essa onda tiver apenas 88 m de comprimento?
Considere o contexto a seguir para responder às
questões de nos 41 e 42.
A figura acima mostra uma viga biapoiada, sujeita a uma
carga concentrada F transversal. Visualize a seção transversal
onde são posicionados os pontos A e B, respectivamente,
na superfície superior da viga e em sua linha
neutra.
O tensor das tensões, definido para os pontos A e B, representado em sua forma bidimensional, é onde são as tensões relacionadas aos eixos x e y, mostrados na figura. Com base no estado de tensões de cada um desses pontos, conclui-se que são nulas as tensões
Um engenheiro substituiu o perfil utilizado na fabricação de uma viga elástica biapoiada sob flexão por outro, com momento de inércia de área da seção transversal quatro vezes maior e com todos os demais parâmetros idênticos. Com essa substituição, as frequências naturais não amortecidas do novo perfil, relativamente ao perfil original, foram
A predição de frequências de ressonância na vibração em navios é importante para
Quanto à eficiência do sistema propulsivo de navios, afirma- se que o(a)
A respeito dos balanços térmico e elétrico de navios, afirma- se que
Nas fases dos projetos preliminar e básico de um navio, são elaborados desenhos de arranjo geral, arranjo de praças de máquinas, arranjo de conveses e arranjo de acomodações, que não são definitivos. A finalidade do desenho de arranjo de praças de máquinas é
Uma barcaça possui boca moldada igual a B e seção transversal retangular constante ao longo do seu comprimento L. Numa determinada condição de carregamento, a barcaça opera, em águas tranquilas, segundo um calado uniforme igual a T.
Para essa condição, o valor do seu raio metacêntrico transversal (BM) depende de