Entre os muitos recursos que podem ser usados no processo didático em sala de aula incluem-se as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Considerando os recursos didáticos no ensino, em geral, e as TDIC, em particular, julgue o item que se segue.
O Clicker e o Tracker são recursos, relacionados às TDIC, que cumprem as mesmas funções didáticas.
Acerca das categorias da geografia em séries iniciais do ensino fundamental, julgue o seguinte item.
Paisagem se refere a um espaço apropriado, isto é, no qual se estabelece uma relação de posse por uma comunidade.
A respeito de cultura, territorialidade e prática geográfica escolar, julgue o item subsequente.
Ensinar geografia a partir de elementos culturais independe da cultura que os estudantes possuem e produzem em seu cotidiano.
No que se refere às novas tecnologias da informação e comunicação (TICs) no ensino de geografia, julgue o item que se segue.
No ensino de geografia, as geotecnologias como ferramentas cartográficas limitam-se a desenvolver habilidades ligadas à construção e interpretação de mapas.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio para a área de ciências humanas e sociais aplicadas está organizada a partir de temas estruturantes com os quais ocurrículo de Pernambuco dialoga. No que se refere à BNCC, julgue o seguinte item.
Na unidade Espaço, territórios e fronteira, evidenciam-se as narrativas locais sobre a relação com o tempo-espaço, por meio da construção do espaço geográfico, dando destaque à inter-relação peculiar de sertão, agreste e litoral.

Tendo o assunto do texto precedente como referência inicial, julgue o item a seguir, acerca da atual guerra na Ucrânia e de seus desdobramentos geopolíticos e econômicos.
A territorialidade atual que envolve o conflito na Ucrânia remete ao Heartland, uma teoria geopolítica criada no século XIX pelo geógrafo britânico John Mackinder e elogiada pelo presidente russo Vladimir Putin.
Julgue o item a seguir, acerca da economia e das desigualdades socioespaciais em escala mundial, assim como suas repercussões no Brasil.
O fato de o Brasil situar-se na periferia do capitalismo internacional está diretamente ligado à sua condição socioeconômica, resultante do seu desigual desenvolvimento histórico na escala mundial e de suas relações na incorporação das forças produtivas.
Com relação à economia do período pós-Segunda Guerra Mundial, julgue o item subsequente.
Na ocasião dos acordos de Bretton Woods, foram criadas instituições econômicas internacionais, como o Fundo Monetário Internacional e o então Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento, atual Banco Mundial.
No que concerne às relações de trabalho, à agropecuária, à indústria e à espacialidade da população, julgue o item a seguir.
A China e os Estados Unidos da América lideram a produção industrial mundial, e o Brasil, apesar de apresentar nessa área percentual bem abaixo do atingido por esses países, tem aumentado sua participação no valor adicionado da indústria de transformação, em decorrência da sua crescente competitividade nas exportações.
Acerca da política e da gestão ambientais no Brasil, julgue o item que se segue.
Na Constituição Federal de 1988, o capítulo específico sobre o meio ambiente instituiu novas bases de aplicação de sanções por infração ambiental, assim como a obrigação de recuperação de ambientes degradados e a compensação pela exploração de recursos naturais, na forma da lei.
Acerca da política e da gestão ambientais no Brasil, julgue o item que se segue.
A política ambiental indutora caracteriza-se pela intervenção direta do poder público ou de organismos não governamentais na proteção do meio ambiente.
Considerando a realidade dos ecossistemas naturais do planeta Terra, julgue o item a seguir.
A ação antrópica nos diversos ecossistemas naturais tem sido lenta e com direção previsível, o que possibilita a construção dos processos de seleção.

endo o texto anterior como referência inicial, julgue o item subsequente, a respeito da memória, da oralidade e do cotidiano no ensino da história.
Na concepção da história oral, a narrativa histórica é coletiva; portanto, relacional, intersubjetiva.

Tendo o texto anterior como referência inicial, julgue o próximo item, acerca do debate sobre o currículo de História e dos conceitos de currículo, cultura, gênero, direitos humanos, meio ambiente, história local e diversidade étnico-racial.
O currículo de história deve dispor de espaços delimitados para garantir a produção do conhecimento e a manutenção de certas práticas, de maneira que as representações do passado e do que o professor considera importante representar estejam devidamente caracterizadas.
Tendo em vista que todo ato de avaliar necessita de um sentido que o justifique e o oriente, e que, por isso, professores, políticas públicas e toda a comunidade escolar devem problematizar os sentidos que a avaliação escolar assume nas práticas educativas, julgue o seguinte item, a respeito da avaliação no ensino de história.
As possibilidades de avaliação do aprendizado, bem como as formas de abordagem do conteúdo, têm fundamental importância para o alcance das metas propostas no currículo.