Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 72689 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

Em relação a habilidades didáticas e abordagens metodológicas no ensino de biologia, julgue o item que se segue.

O ensino de biologia foi um dos menos afetados pelo ensino remoto durante a pandemia de covid-19, tendo em vista que grande parte dos conhecimentos adquiridos para essa área tem por base metodologias de informação que envolvem conhecimento científico e tecnológico, e independem de relações sociais.

     Alunos de uma turma de ensino médio foram convidados a participar do levantamento de dados de um experimento sobre evapotranspiração. Nessa atividade, um técnico de laboratório explicou os experimentos realizados ao longo do tempo no laboratório e efetuou, no momento da atividade, medições de dados de disponibilidade de água no solo e no ar, os quais foram repassados aos alunos. O professor solicitou que os alunos entregassem, no prazo de uma semana, um relatório relacionando os dados coletados e todas as observações realizadas aos conceitos científicos e conteúdos abordados em sala de aula e em outras fontes de pesquisa.

Considerando a situação hipotética apresentada e as competências e habilidades do currículo de Pernambuco (CPE) para o componente curricular de biologia e para a área de ciências da natureza e suas tecnologias no ensino médio, julgue o item subsequente.

Para que a atividade em questão tenha efetividade na construção do conhecimento científico, as abordagens apresentadas devem limitar-se a nomeações e manipulações relacionadas a conteúdos apresentados no livro didático.

Acerca da educação especial inclusiva, julgue o item  seguinte.

Educação precoce e educação profissional são realizadas em ambientes especializados, fora do âmbito escolar.

Tendo como referência inicial o texto precedente, julgue o próximo item.

Na cultura grega, a tragédia surge como celebração em honra ao deus Apolo e se relaciona à origem da filosofia.

Considerando o fragmento de texto apresentado, julgue o item a seguir.

A ideia de justiça, objeto do diálogo A República, deve ser almejada tanto na configuração da alma dos indivíduos como na construção da cidade idealizada por Platão.

Considerando o fragmento anterior, de Espinosa, julgue o item subsecutivo.

A expressão “existente em ato” pode ser compreendida a partir da distinção aristotélica entre potência e ato.

A partir dos fragmentos de texto precedentes, julgue o item seguinte.

A evocação de uma “elevada espiritualidade” feita por Nietzsche condiz com sua valorização do cristianismo.

Em relação à crítica da técnica em Heidegger, julgue o item subsequente.

A técnica é um modo de descobrimento humano.

Em relação à crítica da técnica em Heidegger, julgue o item subsequente.

A técnica moderna se desenvolve em uma produção no sentido de poíesis.

A arte é uma das expressões mais sublimes do ser humano. Na filosofia, a estética estuda as diferentes formas de manifestações e interpretações artísticas. Acerca desse tema, julgue o item subsecutivo.

A arte é, para Hegel, uma manifestação do espírito, uma forma particular de manifestação da humanidade.

A respeito da arte e de suas manifestações ante os avanços do capitalismo, julgue o item que se segue, conforme os pressupostos da Escola de Frankfurt.

O problema da indústria cultural está na transformação das obras de arte em produtos de consumo mercantil.

Tendo o texto anterior como referência inicial, julgue o item a seguir, a respeito da relação entre os conceitos filosóficos das escolas do período helênico e sua aplicação no ensino médio.

O raciocínio lógico na adolescência baseia-se em relações de sentido mais concretas e menos complexas que aquelas criadas na infância.

As questões acerca do consumismo estão diretamente relacionadas ao conceito de fetiche da mercadoria, isto é, são caracterizadas pelos objetos de desejo que se vinculam a círculos sociais específicos.

O texto 4A3-I apresenta diretrizes de trabalho e desenvolvimento para a formação de uma sociedade mais inclusiva, e o texto 4A3-II retrata o exercício real de uma ação de inclusão.

A figura apresentada ilustra um experimento para o estudo do princípio de Arquimedes, no qual um objeto cúbico tem 50% do seu volume submerso em um volume inicial de 100 L de água.

Nesse experimento, o objeto está em equilíbrio.

Com base nessas informações e nos princípios que regem as teorias dos fluidos, julgue o item subsequente.

O teorema de Stevin estabelece que a pressão absoluta em um ponto de um líquido homogêneo e incompressível, de densidade p e à profundidade ℎ, é igual à pressão atmosférica (exercida sobre a superfície desse líquido) mais a pressão efetiva.