Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 974 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Analise o levantamento planimétrico mostrado na figura abaixo

A partir das informações presentes na figura, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O rumo magnético do alinhamento 2-3 é 45º SE.

( ) O comprimento do alinhamento 3-4 é aproximadamente 6,0 m.

( ) A área do polígono é aproximadamente 54 m².

( ) A deflexão do alinhamento 4-1 é 30º à esquerda.

Assinale a sequência correta.

Considere a seção transversal de uma peça de concreto armado indicada na figura abaixo.

O concreto da peça tem resistência fck = 35 MPa e a armadura é de aço CA 50, formada por 8 barras da

bitola 25 milímetros com área convencional de 5 cm²

.

O par {Nd; Md}, em flexo-compressão normal no plano que contém a maior dimensão da peça, expresso em

quilonewton e quilonewton metro, respectivamente, e dados em valores múltiplos de 5, capaz de produzir

estado limite último com a linha neutra posicionada a 40% da altura da peça, é:

Assinale a correta definição de inspeção em edificação.

Sobre os procedimentos de controle estatístico da resistência à compressão do concreto estrutural, assinale a afirmativa INCORRETA.

Tem-se a viga contínua simétrica, com seção transversal constante e simetricamente carregada representada

abaixo.

Sobre o comportamento dessa viga, considere as afirmativas a seguir, nas quais os resultados estão com as

unidades básicas, o kN e o metro.

I - Reação no apoio central: 400.

Momento fletor máximo: 180 na seção posicionada a 3 metros do apoio externo do tramo.

II - Reações nos apoios externos: 120.

Momento fletor máximo: 380 na seção posicionada a 3 metros do apoio externo do tramo.

III - Momento fletor na seção sobre o apoio central: -320.

Momento fletor máximo nos tramos: 180.

IV - Reação no apoio central: 200.

Força cortante à esquerda do apoio interno: 100.

Está correto o que se afirma em

A figura abaixo ilustra um fragmento de tela da área de trabalho do Microsoft Word 2007 (idioma Português) com algumas regiões destacadas e numeradas de 1 a 6.

Sobre a figura, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) As ferramentas indicadas pelos números 1 e 2 permitem alternar a formatação de um texto selecionado entre maiúsculas e minúsculas, respectivamente.

( ) O botão indicado pelo número 3 é utilizado para limpar toda a formatação de um texto selecionado, deixando o texto sem formatação.

( ) Por meio da ferramenta indicada pelo número 4, é possível aumentar ou diminuir o tamanho da fonte de um texto selecionado.

( ) O botão indicado pelo número 5 corresponde ao alinhamento de parágrafo Justificado.

( ) A ferramenta indicada pelo número 6 possibilita alterar o espaçamento entre as linhas de um texto selecionado.

Assinale a sequência correta.

Um projeto curricular que inclui proposições de educação para o trânsito requer entendimento de que a intersetorialidade e a interdisciplinaridade são princípios fundamentais para análises sobre trânsito, prevenção de acidentes e mobilidade humana. Em relação à concepção de interdisciplinaridade defendida em documentos que tratam dessa educação, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Um programa de educação para o trânsito precisa ser assumido como uma proposta que envolve diversas áreas do conhecimento para abordar questões como a ética, a cidadania, o meio ambiente, o valor à vida, o respeito às pessoas, o convívio social e a observância das regras sociais. ( ) Os projetos, programas e ações educativas para o trânsito, quando desenvolvidos de forma dissociada, não geram resultados efetivos, pois os educadores tendem a não dialogar entre si, tornando a prática pedagógica um monólogo que se mantém distante das proposições da interdisciplinaridade. ( ) As práticas pedagógicas interdisciplinares devem ser ancoradas na visão cartesiana que deu base à revolução científica ocorrida no contexto do Renascimento, a qual exerceu influências sobre a organização administrativa e pedagógica da escola. ( ) A interdisciplinaridade deve ser concebida como um eficiente método de ensino, uma vez que estabelece procedimentos técnicos que podem ser generalizados para qualquer contexto social, facilitando o trabalho dos educadores. Assinale a sequência correta.

O expressivo desenvolvimento das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) ocorrido nas últimas décadas potencializou a Educação a Distância (EaD). Em relação a essa temática, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) O uso das TIC na educação foi previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 exclusivamente para a modalidade a distância, uma vez que a educação presencial fundamenta-se no diálogo e na interação direta entre os atores envolvidos no processo educativo. ( ) A EaD altera os conceitos de espaço e tempo historicamente adotados pelas escolas e universidades, pois permite intercomunicação síncrona e assíncrona entre educadores e educandos posicionados em diferentes contextos geográficos e culturais. ( ) A educação a distância é potencializada pela integração de várias mídias que podem ser acessadas tanto em tempo real como no horário favorável a cada educador e educando. ( ) O professor que atua na EaD precisa estar atento ao ritmo de cada aluno, às suas formas pessoais de navegação. Na condição de docente não impõe; acompanha, sugere, incentiva, questiona, aprende junto com o aluno. Assinale a sequência correta.

A educação para o trânsito requer adoção de projetos pedagógicos alternativos. Em relação aos pressupostos de tais projetos, analise as afirmativas. I - A educação para o trânsito pressupõe um processo de aprendizagem contínua e implica utilização de metodologias diversas para atingir diferentes faixas etárias e público diferenciado. II - Os projetos educativos devem difundir valores e normas de conduta da vida no trânsito por meio de cursos e/ou eventos rápidos e esporádicos voltados para a instrução sobre os sinais das vias públicas. III - Para reduzir o espantoso número de óbitos que ocorrem nas ruas e estradas brasileiras, faz-se necessário criar uma disciplina que desenvolva projetos alternativos de educação para o trânsito, visando especificamente ao ensino de normas e à explicitação das punições para as diferentes infrações. IV - A educação para o trânsito não se reduz à mera transmissão de informações, pois objetiva mudanças de valores, comportamentos e atitudes de condutores e pedestres. Está correto o que se afirma em

Sobre a educação para o trânsito prevista no Código de Trânsito Brasileiro, assinale a afirmativa INCORRETA.

A coluna da esquerda apresenta modalidades do planejamento educacional, e a da direita, a definição de

cada uma. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

1 - Planejamento nacional de educação

2 - Planejamento ou plano curricular

3 - Planejamento ou plano escolar

4 - Planejamento ou plano de ensino

( ) É uma ação elaborada pelo professor, visto que é o processo que se desenvolve no nível mais concreto da atuação docente em sala de aula.

( ) Desenvolve-se no âmbito da escola a fim de promover a aprendizagem dos estudantes, considerando os objetivos e pressupostos teóricos e metodológicos que fundamentam o projeto de educação da instituição.

( ) Congrega a previsibilidade de todas as atividades da escola em consonância com as suas finalidades, organização, coordenação e filosofia.

( ) Possui força de lei, sendo capaz de conferir estabilidade às iniciativas governamentais na área da educação.

Marque a sequência correta.

Para a seleção das medidas de proteção contra choques elétricos, por contato direto (proteção básica) ou indireto (proteção supletiva), a NBR-5410/2004 recomenda que sejam especialmente observadas algumas condições de influências externas. NÃO é condição de influência externa para seleção de medidas de proteção:

Seja o circuito elétrico de corrente alternada (CA) da figura e a aplicação do método das correntes de malhas, cujas correntes fictícias já estão indicadas no circuito.

O elemento Z33 da matriz de impedâncias é:

O circuito trifásico da figura possui as cargas

Em relação ao circuito, assinale a afirmativa correta.

Considere o circuito abaixo que contém os elementos básicos de um microcomputador, cujo

microprocessador possui as seguintes características: 16 linhas de endereço e 8 linhas de dados, além das

linhas de controle, tais como:

Assinale a configuração que NÃO é válida para esse tipo de microprocessador.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282