Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 11605 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

A história do serviço social revela um complexo processo de renovação da profissão, marcado por momentos fundamentais, que contribuíram de forma decisiva para que o serviço social revisse suas bases e redirecionasse os horizontes da profissão. Com relação a esse período da história do serviço social, julgue o item subsequente.

O Documento de Sumaré, elaborado no início da década de 1970, foi formalizado em um Seminário e deu ênfase à análise e à crítica à metodologia até então empregada pelo serviço social, rompendo com a divisão metodológica do serviço social de caso, grupo e comunidade.

A Política Nacional de Fiscalização do Conjunto CFESS/CRESS, o Código Processual de Ética e o Código Processual Disciplinar são normas que regulam e normatizam a fiscalização e a apuração de irregularidades na matéria de serviço social. No que diz respeito a esses documentos, julgue o item a seguir.

O Código Processual de Ética prevê que, após a determinação do Conselho Pleno de instauração do processo disciplinar ético, deverá ser constituída uma Comissão de Instrução, de caráter temporário, que será composta por dois assistentes sociais, sendo que um deles deverá ser um integrante do CRESS.

Conforme os Estatutos da Fundação Pró-Sangue (Decreto Estadual n.º 41.628/1997 e Decreto n.º 44.784/2000), julgue o item seguinte.

A Pró-Sangue contará com auditoria interna, como unidade de sua estrutura básica, diretamente subordinada ao Conselho Fiscal, com a incumbência de efetuar controle e avaliação de resultados.

A respeito da legislação de proteção à saúde e à segurança do trabalhador, julgue o item a seguir.

Suponha-se que três trabalhadoras tenham retornado ao trabalho: a primeira após a licença-gestante; a segunda após quarenta dias; e a terceira após 26 dias, as duas últimas devido a afastamento por motivo de doença e tendo recebido auxílio-doença do INSS. Nessa situação, todas elas deverão realizar o exame de retorno ao trabalho para emissão do atestado de saúde ocupacional.

Uma enfermeira sofreu um acidente perfurocortante com agulha que tinha sido usada para coleta de sangue de paciente e um teste rápido mostrou-se negativo para HIV.

Com base nesse caso hipotético, julgue o item à luz do Protocolo Clínico e das Diretrizes Terapêuticas para Profilaxia Antirretroviral Pós-Exposição de Risco à Infecção pelo HIV do Ministério da Saúde, de 2015.

Nesse caso, deve ser realizada a quimioprofilaxia para AIDS, tendo em vista a possibilidade de janela imunológica.

No que se refere ao controle médico dos trabalhadores menores, do sexo feminino, idosos e expostos a agentes físicos, químicos e biológicos, julgue o seguinte item.

A classificação do Índice de Massa Corporal (IMC) para trabalhadores idosos considera pontos de corte diferentes daqueles utilizados para adultos, pois, além do declínio da altura com o avançar da idade, em decorrência da compressão vertebral e da perda do tônus muscular, há redução da massa muscular devido à sua transformação em gordura intramuscular.

Em relação às diretrizes e bases da implantação do SUS, incluindo a organização da atenção básica, às políticas de descentralização e atenção primária à saúde, à reforma sanitária, aos modelos assistenciais de saúde – Vigilância em Saúde, e às doenças de notificação compulsória, julgue o item que se segue.

Suponha-se que um indivíduo, com diabetes e hipertenso, que é acompanhado em unidade básica de saúde se encontre deprimido porque não consegue uma consulta odontológica há vários anos. Nesse caso, não está sendo observado o princípio da integralidade de atenção à saúde.

As doenças do trabalho referem-se a um conjunto de danos ou agravos que incidem sobre a saúde dos trabalhadores, causados, desencadeados ou agravados por fatores de risco presentes nos locais de trabalho. Acerca desse tema, julgue o item subsequente.

Determinadas patologias, como a perda auditiva induzida pelo ruído, têm sua progressão cessada após o afastamento do risco ocupacional. Outras, como as pneumoconioses, continuam a evoluir desfavoravelmente, mesmo depois que o trabalhador é afastado de suas atividades.

As doenças do trabalho referem-se a um conjunto de danos ou agravos que incidem sobre a saúde dos trabalhadores, causados, desencadeados ou agravados por fatores de risco presentes nos locais de trabalho. Acerca desse tema, julgue o item subsequente.

Considere-se que, durante exame periódico, um técnico de enfermagem que apresentava queixa de lombalgia não tenha conseguido esclarecer a causa do quadro álgico por meio de anamnese. Em se tratando de lombalgias, isso ocorre na maioria dos casos.

Acerca de epidemiologia, história natural e prevenção de doenças, julgue o próximo item.

Deve-se estimular a alimentação com base em produtos industrializados, pois a quantidade de calorias e nutrientes é facilmente verificada em seus rótulos, o que facilita o controle nutricional.

Com base no texto acima, julgue o item a respeito de epidemiologia, prevenção e manejo de doenças.

Em relação ao quadro álgico dos pacientes do referido grupo, a tensão muscular encontrada na rigidez matinal piora muito a dor. Assim, se os pacientes aprenderem exercícios de relaxamento e alongamento, haverá melhora da dor, prevenindo as incapacidades funcionais.

Quanto à epidemiologia, à história natural e à prevenção de doenças, em especial hipertensão arterial e diabetes mellitus, julgue o item subsequente.

As taxas de mortalidade mundiais por doenças cardiovasculares e respiratórias crônicas estão diminuindo, possivelmente como resultado do controle do tabagismo e do maior acesso à atenção primária.

Considerando o texto acima como referência inicial, julgue o item acerca do vírus influenza e de outros vírus.

A proteína hemaglutinina (H), que se localiza na superfície do vírus influenza, está associada à infecção das células do trato respiratório superior, nas quais o vírus se multiplica, enquanto a proteína neuraminidase (N) facilita a saída das partículas virais do interior das células infectadas.

Tomando o texto acima como referência inicial, julgue o item subsequente, relativos ao controle do uso de drogas causadoras de dependência entre os trabalhadores.

De acordo com a legislação, quando se tratar de motorista profissional, serão exigidos exames toxicológicos por ocasião de todos os exames ocupacionais, admissionais, periódicos e demissionais com finalidade de emissão de atestado de saúde ocupacional.

Tomando o texto acima como referência inicial, julgue o item subsequente, relativos ao controle do uso de drogas causadoras de dependência entre os trabalhadores.

Uma frequência maior de alcoolismo ocorre em determinadas ocupações: as que se caracterizam por ser socialmente desprestigiadas e determinantes de rejeição, como as que implicam contato com cadáveres, lixo ou dejetos em geral, e as atividades em que a tensão é constante e elevada, como as situações de trabalho perigoso.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282