Considere as seguintes afirmações:
I. O CREF3/SC é composto de 28 (vinte e oito) Conselheiros dos quais 20 (vinte) são efetivos e 8 (oito) suplentes, com mandato de 6 (seis) anos, eleitos na forma que dispõe o Estatuto, e pelo seu último ExPresidente que tenha cumprido integralmente seu mandato, com direito a voz e voto.
II. A Diretoria do CREF3/SC é o órgão que exerce as funções administrativas e executivasdo Conselho e será constituída pelo Presidente, 1º Vice-Presidente, 2º Vice-Presidente, 1º Secretário, 2º Secretário, 1º Tesoureiro e 2º Tesoureiro.
III. A Presidência do CREF3/SC será exercida por um Presidente e por dois Vice-Presidentes.
Está correto o quese afirma em:
O artigo 18 da Resolução CFO n° 118/12 traz as situações e procedimentos que constituem infrações éticas em relação aos documentos odontológicos. Não se incluem dentre as infrações previstas por esse artigo:
É vedado aos Técnicos em Prótese Dentária:
I. Prestar, sob qualquer forma, assistência direta a
clientes.
II. Manter, em sua oficina, equipamento e instrumental
específico de consultório dentário.
III. Fazer propaganda de seus serviços ao público em geral.
Pode-se afirmar que:
O uso de pronomes e locuções pronominais de tratamento tem grande tradição na língua portuguesa. O pronome de tratamento "Vossa Excelência" é utilizado para as seguintes autoridades, exceto:
Ofício é o meio usual de comunicação por escrito que tem como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, também, com particulares. Um ofício deve conter as seguintes partes, exceto:
Assinale a alternativa que não corresponde à Resolução CREF3/SC nº 067/2012 no tocante aos Processos.
Conforme preceitua o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal em seu Decreto nQ 1.171 de 1994, temos como preceitos básicos de ética:
I. A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.
II. O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto.
III. A moralidade da Administração Pública se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.
IV. A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, até por ele próprio, e por isso se exige, como contra partida, que a moralidade administrativa se integre no Direito,. como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade, erigindo-se, como consequência, em fator de legalidade.
V. O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar, já que, como cidadão, integrante da sociedade, o êxito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimônio.
Está correto o que se afirma em:
O artigo 3º da CL T define o conceito de empregado como sendo toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário. Nessa definição encontraremos cinco requisitos essenciais para a caracterização da figura jurídica em cotejo:
Na gestão administrativa de qualquer empreendimento, na iniciativa privada ou pública, devemos ter em mente os preceitos básicos que dizem respeito aos controles e direcionamento dessa gestão. Esses preceitos são:
De acordo com a Resolução CFO 118/12 constitui infração
ética revelar, sem justa causa, fato sigiloso de que tenha
conhecimento em razão do exercício de sua profissão.
Compreende-se como justa causa, principalmente:
I. Notificação compulsória de doença.
II. Colaboração com a justiça nos casos previstos em lei.
III. Perícia odontológica nos seus exatos limites.
IV. Estrita defesa de interesse legítimo dos profissionais
inscritos.
É correto o que se afirma em:
Assinale a alternativa que contraria o disposto pela Consolidação das Normas para Procedimentos nos Conselhos de Odontologia (Resolução CFO n9 63/2005).
Ofício é o meio usual de comunicação por escrito dos órgãos
do serviço público. A redação oficial deve caracterizar-se
pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem,
clareza, concisão, formalidade e uniformidade.
Considerando a característica impessoalidade da redação
oficial, analise as afirmativas com relação às decorrências do
tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos que
constam das comunicações oficiais.
I. Da ausência de impressões individuais de quem
comunica: embora se trate, por exemplo, de um
expediente assinado por Chefe de determinada Seção, é
sempre em nome do Serviço Público que é feita a
comunicação.padronização, Obtém-se, assim, uma desejável
que permite que comunicações
elaboradas em diferentes setores da Administração
guardem entre si certa uniformidade.
II. Da impessoalidade de quem recebe a comunicação,
com duas possibilidades: ela pode ser dirigida a um
cidadão, sempre concebido como público, ou a outro
órgão público. Nos dois casos, temos um destinatário
concebido de forma homogênea e impessoal.
III. Do caráter impessoal do próprio assunto tratado: se o
universo temático das comunicações oficiais se
restringe a questões que dizem respeito ao interesse
público, é natural que não cabe qualquer tom particular
ou pessoal.
Está correto o que se afirma em:
No vasto campo da ciência da informação, um dos aspectos que mais tem preocupado os profissionais da área é, sem dúvida, o estabelecimento de uma terminologia específica, capaz de atender a programas racionais de intercâmbio, disseminação e recuperação da informação. O Conselho Nacional de Arquivos (Conarq), órgão vinculado ao Arquivo Nacional, criou uma Comissão Especial de Terminologia Arquivística brasileira. Os termos geralmente adotados pela comunidade arquivística brasileira consideram que _________________ é uma comunicação escrita, recebida (passiva) ou expedida (ativa), apresentada sob várias formas (cartas, cartões-postais, ofícios, memorandos, bilhetes, telegramas), podendo ser interna ou externa, oficial ou particular, ostensiva ou sigilosa.
Assinale a alternativa que preenche a lacuna corretamente.
De acordo com a Resolução CONFEF nº 206, em sua organização o CONFEF é constituído pelos seguintes Órgãos, exceto:
A empresa "XYZ" necessitou de recursos para capital de giro, no montante de R$ 435.000,00, líquidos, e, para tanto, procurou uma instituição financeira. Foi ofertado um empréstimo com uma taxa de juros antecipada de 5% ao mês. O prazo de pagamento do empréstimo foi de 60 dias. Qual o montante de juros pagos?