Texto II para responder às questões de 06 a 10.
O respeito à diversidade e suas implicações nos direitos humanos
A diversidade é um dos temas mais atuais da sociedade, e ao se pensar na escola, é um tema que
ganha extrema relevância. Pois é na escola, onde a criança e o jovem desenvolve grande parte de suas
relações sociais, que é necessário se desenvolver e ampliar a cultura do respeito ao que é diferente.
Quando se trata de inclusão/exclusão, é oportuno compreender mais amplamente esses processos abordando-os
de forma dialética.
Na abordagem da dialética inclusão/exclusão, realça-se o entendimento de que, para compreensão desses
processos e o enfrentamento da exclusão, é necessário percebê-los de modo mais abrangente, em seu alcance e
ocorrências, e não apenas com referência a um único grupo social.
O princípio de que, para enfrentar a exclusão, é preciso compreendê-la como processo que ocorre em várias
circunstâncias, é também adotado neste texto, acrescentando-se que a percepção no contexto mais abrangente em que
se situam: o da diversidade. O enfrentamento da exclusão necessita do empenho acadêmico, social e político em
decisões e movimentos pela inclusão, justiça e autonomia dos sujeitos, respeitando-se suas diferenças socioculturais e
identitárias.
Contudo, ressalva-se que não se entende ou propõe o acolhimento à diversidade como subalternização do outro,
do diferente, como forma de colonização, mas sim garantindo-se seus direitos à vida cidadã e, nesse sentido, a sua
efetiva participação nas decisões políticas e a sua afirmação como sujeitos sociais. É nesse sentido que se assume, como
premissa e perspectiva deste estudo, a reivindicação do respeito à diversidade, em seus vários contornos. [...]
A qualidade e a dignidade da vida humana são valores inestimáveis, devendo ser princípios e propostas de
superação de preconceitos e estigmas baseados em equívocos geradores de comportamentos que destoam de
parâmetros essenciais à sociedade plural, em que se privilegiam e mantêm as garantias dos direitos humanos e o
princípio constitucional da igualdade.
(Mary Rangel. Língua Portuguesa, nº 57, ed. Escala. Fragmento.)
O 4º§ é introduzido pelo termo “contudo” que estabelece uma relação tal entre as informações que o antecedem e que o sucedem que poderia ser substituído sem qualquer prejuízo semântico por:
De acordo com o contexto empregado, assinale a alternativa em que o termo sublinhado está associado
INCORRETAMENTE.
“No entanto, como os casos surgem de forma esporádica e imprevisível, vacinar populações inteiras pode ser
proibitivo pelos custos e pela inutilidade de imunizar milhões de pessoas em regiões poupadas pelo vírus." (10º§) De
acordo com o trecho em evidência, infere-se que:
“No entanto, como os casos surgem de forma esporádica e imprevisível, vacinar populações inteiras pode ser
proibitivo..." (10º§) O termo sublinhado, de acordo com o contexto, pode ser substituído por:
Cabe ao órgão regional do Ministério do Trabalho e Emprego de acordo com a NR 6:
I. Fazer constar no EPI o número do patrimônio e o nome do responsável pelo EPI.
II. Recolher amostras de EPI.
III. Aplicar, na sua esfera de competência, as penalidades cabíveis pelo descumprimento desta NR.
IV. Fiscalizar e orientar quanto ao uso adequado e à qualidade do EPI.
Estão corretas as afirmativas
Analise as afirmativas abaixo. Todas estão corretas, EXCETO,
De acordo com as condutas diante dos resultados do exame de tipagem sanguínea da gestante, avalie os itens abaixo e marque a alternativa CORRETA.
Marque a alternativa CORRETA em relação ao teste de Hirschberg realizado no recém-nascido.
O Método Canguru implica uma mudança de paradigma na atenção perinatal em que as questões
pertinentes à atenção humanizada não se dissociam, mas se complementam com avanços tecnológicos
clássicos. Sobre esse método, avalie as assertivas a seguir:
I - A segunda etapa do método exige estabilidade clínica da criança, ganho de peso regular,
segurança materna, interesse e disponibilidade da mãe em permanecer com a criança o maior
tempo desejado e possível.
II - A terceira etapa do método pode ser vivenciada ainda no hospital, e exige acompanhamento
ambulatorial criterioso do bebê e de sua família.
III - A posição canguru consiste em manter o recém-nascido de baixo peso, em contato pele a pele, na
posição vertical junto ao peito dos pais ou de outros familiares.
IV - O método canguru visa fundamentalmente a uma mudança de atitude na abordagem do recém
nascido de baixo peso, é um substitutivo das unidades de terapia intensiva de neonatal e da
utilização de incubadoras.
V - Um dos critérios para a alta hospitalar é o peso mínimo do bebê de 1.800 gramas.
Assinale a sequência CORRETA.
A resolução nº 478/2015 normatiza a atuação e a responsabilidade civil do enfermeiro obstetra e obstetriz nos centros de parto normal e/ou casa de parto e dá outras providências. De acordo com essa resolução, marque a alternativa INCORRETA.
Fernanda chegou ao posto de saúde com queixa de atraso menstrual. Ao ser encaminhada para consulta de enfermagem, a enfermeira observou ao exame físico, o sinal de Chadwick, sendo esse um sinal de presunção de gravidez que se caracteriza por:
Devolver as informações colhidas nos estudos e pesquisas aos/às usuários/as, no sentido de que estes possam usá-las para o fortalecimento dos seus interesses, conforme preceitua o Código de Ética Profissional do Assistente Social, no seu art. 5º, letra “d”, é:
Barroco (1999) afirma que a ética profissional é uma dimensão da profissão vinculada organicamente às dimensões, teórica, técnica, política e prática. Suas especificidades são dadas pelas particularidades da moral e da reflexão ética. Tais particularidades envolvem as esferas constitutivas da ética profissional, que são:
No contexto da Política Nacional de Assistência Social, os Serviços de Proteção Social devem prover um conjunto de seguranças que cubram, reduzam ou previnam riscos e vulnerabilidades sociais, que são:
Na gestão territorial da Proteção Social Básica, realizada no CRAS, o acesso efetivo da população aos serviços, benefícios e projetos de assistência social é viabilizado, através: