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Os manuais são instrumentos integrantes do sistema de informação da organização, transmitem por escrito orientações aos elementos da equipe de enfermagem para o desenvolvimento das atividades.
Dentre esses manuais, o regimento consiste:

O Código de Ética do/a Assistente Social vigente, lançado sua 9 edição, em fevereiro de 2011, pelo CFESS, incorporou alterações que foram aprovadas:

Para Pereira (2004), a social expressa uma relação dialética entre estrutura e sujeitos.
Entretanto, não é sinônimo da contradição entre capital e trabalho e entre forças produtivas e relações de produção que geram desigualdades, pobreza, desemprego e necessidades sociais, mas:

Bravo (2002), analisando a Seguridade Social no Brasil, aponta 3(três) mitos que a retórica neoliberal tem plantado nos debates contemporâneos sobre a Política Social e que se transformaram em ferramentas insidiosas de desmonte, minando as já frágeis bases de sustentação de um projeto coletivo de Proteção Social, que são:

Ortiz (2010) afirma que o grande desafio para o Serviço Social na atualidade “é tornar as condições objetivas e subjetivas atuais, indelevelmente marcadas pelas mudanças do mundo do trabalho e pelo redimensionamento do espaço público e privado [...] como matérias que perpassam e adensam o exercício e a formação profissional”. Este desafio implica importantes investimentos, principalmente,

A competência profissional e a competência interpessoal, para Moscovi (1985), constituem duas competências essenciais e necessárias para o desenvolvimento:

De acordo com Batista (2002), a avaliação pode ser o momento de maior conteúdo dialético do planejamento, na medida em que nega para superar. Afirma que os critérios mais usuais em avaliação são os relacionados com a eficiência, eficácia e efetividade. A avaliação da eficácia diz respeito:

A leitura do texto permite que se extraia as seguintes inferências: I Preocupado com a formação pedagógica dos professores, o autor sinaliza para possibilidade de manifestação de várias identidades no exercício da docência.
II Boa formação teórica é importante para qualificar o professor à medida que se adquire experiência na atuação docente a partir da interação com os alunos.
III Enfatiza-se no texto a importância de se compreender que os saberes são constituídos e mobilizados fora da sala de aula.
IV A interação do professor iniciante em sala de aula e com outros profissionais é elemento secundário na constituição da prática docente.
Estão corretas apenas as afirmativas:

Sabendo que a situação sociocomunicativa é determinante para a produção de texto e conduz sua organização num gênero ou noutro, é correto afirmar no texto lido que o poema “A Máscara”

Segundo o Inaf (Indicador de Alfabetismo Funcional), analfabeto funcional é aquele que, mesmo sabendo ler e escrever frases simples, não possui as habilidades necessárias para satisfazer as demandas do seu dia a dia e se desenvolver pessoal e profissionalmente. De acordo com as teorias de compreensão como atividade inferencial, compreender o texto é, essencialmente, uma atividade de relacionar conhecimentos, experiências e ações em um movimento interativo e negociado. Concebendo a compreensão como processo, a leitura realiza-se a partir de diferentes horizontes. Nesse sentido, é correto afirmar que o processo inferencial está:

Acerca das estruturas morfológicas da língua, no primeiro quadrinho, há uma predominância de:

Considerando a classificação de gênero primário e gênero secundário (Bakhtin, 1979), assinale a alternativa contendo exemplos desses dois gêneros, respectivamente.

Assinale a alternativa onde a palavra em negrito está empregada como pronome substantivo indefinido

Em: “... depois foi preciso fazê-lo compreender que...” A função sintática do termo em destaque em relação ao verbo compreender é

Em: “O fato é que, pouco depois, os que não eram roubados acabaram ficando mais ricos...” As vírgulas aqui são usadas para separar um adjunto adverbial. As vírgulas não foram empregadas adequadamente em:

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