Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 5977 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

O texto acima trata-se do primeiro capítulo da obra "Gramática na escolas", escrita pelas pesquisadoras Roberta Pires e Sandra Quarezemin. Na obra, as autoras procuram gerar reflexão sobre o papel do linguista nas salas de aula e nas escolas, com o objetivo de demonstrar que, em razão da chamada "língua natural", é possível construir "gramáticas" e melhorar a educação do País. Com base nesse texto, em seus conhecimentos em linguística, em gramática, em literatura e em ensino de língua, responda à questão.

Ainda sobre o trecho “Refletir sobre a linguagem exige apenas um bom professor, quadro-negro e a intuição dos alunos. Essa é uma maneira de ensinar a raciocinar cientificamente com pouquíssimos recursos." (linhas 11 e 12), pode-se afirmar que a oração que se inicia pelo anafórico “essa" possui, relacionada ao período anterior, o objetivo de

Based on the concepts and applicability of English for specific purposes (ESP), it can be stated that



The author mentions Paul Virilio's statement, “When you invent the ship, you also invent the shipwreck", in paragraph 6, for which of the following reasons?

The word “additionally" highlighted in paragraph 5 is closest in meaning to

Uma jovem surda de zona rural, isolada da comunidade surda, sem conhecimento da língua de sinais tampouco da língua oral, utiliza da sua experiência visual para reconhecer sua rotina e da sua família dentro de casa. Usa apontação, utiliza de alguns sinais convencionados entre ela e sua mãe ouvinte que a faz compreender a hora de comer, dormir, tomar banho, etc. Levando em consideração que a criação desses ‘sinais’ auxilia na representação do cotidiano da jovem no ambiente familiar, assinale a alternativa que corresponde ao artefato cultural a que ele pertence, segundo os conceitos apresentados por Strobel (2008).

“O fato de a comunidade surda ser a única comunidade que, em qualquer país, está inserida na e cercada pela comunidade majoritariamente ouvinte faz com que as línguas de sinais estejam em contato direto com as línguas orais locais. Nessa “coabitação” linguística, é natural ocorrer empréstimos, mesclas e hibridismos.” (Gesser, 2009) A partir do ponto de vista exposto no texto acima, foi criado um mito acerca das línguas de sinais. Assinale a alternativa que indica a qual mito estamos nos referindo.

O classificadores na Libras podem ser de vários tipos. Sobre o tema, analise as descrições a seguir. I. Classificador que produz forma e tamanho e geralmente é feito com as duas mãos, para reprodução mais fiel de formas simétricas, assimétricas e tamanhos do que está sendo descrito. II. Classificador que reproduz posição ou movimento de objetos, pessoas e animais em número determinado ou não. III. Classificador que produz a forma de utilizar determinado objeto. Assinale a alternativa que corresponde, respectivamente, aos classificadores apresentados.

Sobre os verbos espaciais e verbos classificadores, assinale a alternativa que contenha exemplos desses dois tipos de verbos, respectivamente.

Segundo Quadros (2004), sinais manuais são frequentemente acompanhados por expressões faciais que podem ser consideradas gramaticais. Tais expressões são chamadas de marcações não-manuais. De acordo com o texto acima, assinale a alternativa que possui somente expressões não manuais.

[…] A partir da sistematização de experiências de EA e comunicação desenvolvidas em UCs federais, tornou-se possível delimitar um escopo que seja abrangente o suficiente para ser utilizado como referência por gestores das UCs de qualquer esfera e por educadores ambientais para definir suas iniciativas nesse campo. Os resultados que convergem para a solução pretendida relacionam-se aos seguintes componentes: fortalecimento da articulação territorial; consolidação da gestão participativa da UC; aproximação entre escolas e UC; ações e atitudes socioambientais da comunidade; e melhora da imagem da UC. (MMA, 2015) Considerando que existem mecanismos formais e informais de participação das comunidades na gestão da UC e as comunidades promovam ações inovadoras para conservação da biodiversidade, assinale a alternativa que representa um objetivo geral.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) propõe a obrigatoriedade da gestão dos resíduos sólidos na gestão dos resíduos em seus estados, sólido ou semissólidos, e também dos “gases contidos em recipientes e líquidos[...]" que, em função das composições físicas e químicas, representam riscos ao solo, às reservas hídricas e à atmosfera. (BARBOSA e IBRAHIN, 2014)

Na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, deve-se realizar as seguintes operações.

I. Redução

II. Reciclagem

III. Não geração

IV. Reutilização

V. Tratamento dos resíduos sólidos

VI. Disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos

Deve ser observada a seguinte ordem de prioridade:

A partir da teia alimentar representada na figura abaixo, pode-se afirmar corretamente que


Um fio de cobre cilíndrico possui uma densidade de corrente dada por J (r) = B. r, sendo r o raio do fio, em metros, e B = 4 x 106 A/m³. Calcule o valor da corrente que passa em uma região do fio entre os valores de r1 = 1,0 mm e r2 = 1,01 mm do centro do fio.

Um movimento oblíquo carrega consigo, basicamente em condições ideais, dois tipos básicos de energia: a energia cinética e a energia potencial. Sobre esses dois tipos de energia no movimento, é correto afirmar que

Os átomos ligam-se uns aos outros de diversas maneiras para "montar" todas as coisas que estão à nossa volta. O estudo da maneira em que os átomos se ligam, ou seja, das ligações químicas, é de fundamental importância para se entender as propriedades da matéria e como ela se comporta. Há dois modos principais pelos quais as ligações químicas podem ser formadas: em um deles, a ligação iônica, as partes envolvidas ("blocos construtores") encontram-se na forma de íons (possuem carga elétrica, decorrente do ganho ou perda de elétrons). Por exemplo, NaCl- sal de cozinha. Na ligação covalente, há o compartilhamento de elétrons entre dois átomos neutros. Por exemplo é o diamante, formado apenas por átomos de carbono ligados covalentemente.

Fonte:http://web.ccead.puc-rio.br/condigital/mvsl/Sala%2...

Sobre as propriedades gerais associadas a compostos iônicos e covalentes, pode-se afirmar que

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282