Assinale a alternativa que apresenta exclusivamente esportes com bastões e raquetes disputados nas Olimpíadas de Tóquio 2020.
Assinale a alternativa que apresenta itens essenciais de um plano de aula.
A proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNS) aborda os conteúdos da Educação Física como expressão de produções culturais, como conhecimentos historicamente acumulados e socialmente transmitidos. Portanto, a presente proposta entende a Educação Física como uma
A didática, como arte de ensinar, é essencial a todo professor. A esse respeito, é correto afirmar que
Tendo em vista as experiências estéticas contemporâneas e as identidades negras brasileiras, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. Uma das vertentes mais frequentes de conexão dos artistas contemporâneos à cultura afro-brasileira ainda é o imaginário religioso.
II. Rosana Paulino aborda em seus trabalhos a posição da mulher negra na sociedade brasileira e os diversos tipos de violência sofridos por essa população.
III. O estímulo à afirmação étnica-racial tinha um enorme sentido político durante a ditadura militar, deixando de ser significativo na conjuntura atual.
Considerando os aspectos didáticos da tendência pedagógica tecnicista e o ensino de arte, assinale a alternativa correta.
A Base Nacional Comum Curricular propõe que a abordagem das linguagens da Arte articule seis dimensões do conhecimento. Sobre essas dimensões, assinale a alternativa correta.
Considerando o desenvolvimento da arte barroca no Brasil, assinale a alternativa correta.
A Lei Federal n° 11.645 também estabelece a obrigatoriedade do estudo da história e da cultura indígena nas diferentes etapas da Educação Básica. Considerando os impactos pedagógicos, didáticos e metodológicos dessa lei para uma educação multicultural, assinale a alternativa correta.
Sobre o Tropicalismo e o desenvolvimento da arte brasileira a partir da década de 1960, assinale a alternativa INCORRETA.
Viktor Lowenfeld é um dos mais importantes estudiosos dos estágios de desenvolvimento do desenho. Suas proposições estão de acordo com as ideias e formulações da Escola Nova, centrando seus objetivos educacionais no desenvolvimento do aluno. Assinale a alternativa que apresente corretamente as fases do desenvolvimento do desenho descritas por Lowenfeld.
Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.
Os gregos deram o nome de Filosofia a uma forma nova e inusitada de pensar. Essa palavra, atribuída a ___________, é composta de filo (vinda de philía, amizade) e sofia (sophía, sabedoria), philosophía: amizade pela sabedoria, amor ao saber. Afirmam os historiadores da filosofia que esta possui data e local de nascimento: nasceu entre o final do século VII a.C. e o início do século VI a.C., nas colônias gregas da Ásia Menor – particularmente as que formavam a Jônia –, e o primeiro filósofo, ___________, era natural de Mileto. Além da data e do local, a filosofia também possui, ao nascer, um conteúdo preciso: é uma ___________, isto é, uma explicação racional sobre a origem e a ordem do mundo.
Termos ou categorias são, pois, os gêneros das palavras tomadas quando ainda não combinadas com outras e que são a condição de tudo quanto dizemos ou pensamos, levando Aristóteles a dizer na Metafísica que “o ser se diz de muitas maneiras”. Sobre as categorias aristotélicas, considere os exemplos listados a seguir e assinale a alternativa correta.
1. Homem.
2. Dois metros de comprimento.
3. Branco.
4. O dobro, a metade.
5. Em casa.
6. Ontem.
7. Sentado.
8. Está armado, ou seja, tem armas.
9. Corta.
10. Está cortado.
Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
A relação entre linguagem e realidade constituiu o elemento essencial da questão dos universais, vivamente debatida no século XII por suas implicações linguísticas, gnosiológicas e teológicas. As soluções oferecidas a tal problema a partir da especulação medieval eram as seguintes:
I. o realismo extremo, segundo o qual o universal seria puro nome que designa uma multiplicidade de indivíduos.
II. o nominalismo, que afirma que os universais existem em si, como Ideias platônicas, ou seja, ante rem, antes das coisas.
III. o conceitualismo, que afirma que os universais não existem na natureza e sim em nossa mente (post rem) como conceitos.
IV. o realismo moderado, segundo o qual os universais subsistem (ante rem) como Ideias-arquétipos na mente de Deus; in re como formas das coisas (no modo de Aristóteles); e post rem, na mente do homem, como conceitos.
Considere o seguinte silogismo.
Nenhum astro é perecível.
Todas as estrelas são astros.
Nenhuma estrela é perecível.
Assinale a alternativa que descreve corretamente os modos das proposições.