Sabemos que a teoria da personalidade é compreendida de diferentes formas. Considerando os diferentes pontos de vista, relacione os seis aspectos básicos da personalidade de
acordo com a sua perspectiva correspondente:
1. Psicanalítica
2. Biológica
3. Behaviorista
4. Cognitiva
5. Humanística
6. Interacionista

A sequência correta obtida, no sentido de cima para baixo, é
A história da psicoterapia tem percorrido um longo e complexo caminho à procura de uma definição que contemple sua natureza e essência, envolvendo, necessariamente, os básicos elementos de sua constituição: a relação terapeuta-cliente- mundo. Sobre a prática da psicoterapia, analise as afirmativas a seguir:
I. Etimologicamente, psicoterapia (do grego therapeia, therapeuein) significa "cura, iniciação, método, ato de curar, tomar conta", assim, entre outros significados, psicoterapia seria "cura da alma".
lI. A psicologia foi se transformando em ciência que estuda o comportamento humano, e a psicoterapia em método para acessar as profundezas da mente humana - e não apenas
algo destinado aos considerados classicamente doentes. A psicoterapia vai deixando de ser um conhecimento iniciático, para o bem dos doentes, para se transformar numa resposta
para todo aquele que desejasse um maior e mais profundo conhecimento de si mesmo.
IlI. O que interessa na psicoterapia não é simplesmente atenuar aflições psíquicas em caso de experiências dolorosas, é fazer frente aos problemas psíquicos através do contato psíquico ... A psicoterapia propõe alcançar um desenvolvimento psíquico através do contato interpessoal que permite ao paciente dominar, mais tarde, dificuldades semelhantes, sem a ajuda do médico terapeuta.
IV. A psicoterapia não nasce da medicina, não foi dada aos psicólogos pela "generosidade" dos médicos ou da medicina. Na razão em que a psicologia foi se apropriando do seu campo específico de trabalho, se constituindo às suas próprias custas, a medicina e/ou os médicos se viram incompetentes para atuar no campo da psicologia e foram, de algum modo, obrigados a "dar a César o que era de César".
É correto o que se afirma
Compreender o envelhecimento humano na atualidade exige do psicólogo um olhar diferenciado para a subjetividade do sujeito que envelhece. Esse olhar é assertivo quando
A relação entre pais e filhos se modificou com o passar do tempo. Que modelo favorece o desenvolvimento saudável da criança no contexto familiar?
Em relação aos conflitos conjugais, estes podem se
A diferença e igualdade de gênero vem sendo um tema bastante discutido atualmente pela sociedade. sobre essa temática, é correto afirmar que
A Lei nº 12.594, de 18 de janeiro de 2012, institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), que regulamenta a execução das medidas socioeducativas destinadas a adolescente que pratique ato infracional. A execução das medidas socioeducativas reger-se-á pelos seguintes princípios, exceto
Sobre a avaliação psicológica no contexto jurídico, analise as afirmativas a seguir:
I. A realização de avaliações psicológicas no contexto Jurídico exige, por parte dos psicólogos, adaptação de seus procedimentos metodológicos às especificidades de sua atuação. A avaliação forense, mais especificamente, quando exercida como atividade pericial, assemelha-se em muitos aspectos daquela realizada no contexto clínico. A similaridade de tais padrões de avaliação acaba por diminuir os conflitos de papéis e, consequentemente, condutas antiéticas.
lI. Enquanto na avaliação clínica o objetivo prioritário é o diagnóstico e a compreensão do mundo interno do paciente, na avaliação forense o resultado final deve ultrapassar tais dados, de forma a associar os achados clínicos com os construtos legais que a eles estão relacionados. O diagnóstico e a possível necessidade de tratamento são elementos importantes para a compreensão do caso, mas não a resposta final do trabalho do perito.
III. Quanto à metodologia de trabalho nas avaliações realizadas no contexto jurídico, o aspecto mais importante é a preocupação que o psicólogo necessita ter com a validade das informações que recebe. No contexto jurídico, a compreensão do problema deve ultrapassar esta visão particular do sujeito avaliado. É de fundamental importância que o psicólogo confirme a compatibilidade das informações trazidas pelo periciado com os dados de realidade.
IV. Echeburúa, Muñoz e Loinaz (2011) salientam que os psicólogos devem utilizar os testes psicológicos como uma proteção diante das pressões dos agentes jurídicos em busca de dados objetivos. Considerando também que a estratégia combinada de entrevistas e testes deve ser colocada a serviço das necessidades especificas de cada sujeito, das circunstâncias concretas e do objetivo da avaliação.
É correto o que se afirma
Reduzir o termo avaliação psicológica ao ato de investigar pode conduzir ao uso de procedimentos que parecem se afastar do domínio das técnicas psicológicas, aproximando o trabalho que se produz na área da justiça a uma investigação de outra natureza. Sobre a avaliação psicológica no contexto jurídico, analise as afirmativas a seguir:
I. Alvarez (1992) compartilha a seguinte preocupação ao citar sua preferência pelo uso da terminologia "diagnóstico ou trabalho psicológico no âmbito jurídico", no lugar da expressão diagnóstico psicológico jurídico, na medida em que esta última denominação poderia acarretar uma falsa ideia de que existe um modelo de diagnóstico exclusivo para uso no contexto judicial.
lI. O marco referencial da avaliação forense é o enfoque assistencial, além do de prestar informações aos agentes jurídicos sobre questões psicológicas de um sujeito em relação a uma determinada demanda judicial na área cível, criminal ou do trabalho, servindo os dados para subsidiar intervenções do Estado na vida do sujeito avaliado.
IlI. O psicólogo, função complementar ao Direito, muitas vezes contestada por profissionais que não concordam com sua prática, não se apresenta por si só como uma atividade que extrapola os limites da prática psi. De maneira contrária, oferece a possibilidade de levar à realidade jurídica (autos processuais) uma compreensão mais ampla de saúde e de proteção de direitos, de forma a incluir a subjetividade daqueles que são parte do processo judicial.
IV. Para que se possa garantir a ética na realização do trabalho, é fundamental que se utilize uma metodologia adequada ao contexto, na qual o profissional deve ter consciência das especificidades de seu papel e das características de seu relacionamento com o periciado.
V. Um aspecto importante na diferenciação dos contextos de trabalho refere-se à questão do foco da avaliação. Ainda que em ambos os casos seja buscada a compreensão do estado mental do sujeito avaliado, na avaliação forense o foco dirige-se a eventos que são definidos de forma mais restrita ou a interações de natureza não clínica decorrentes da demanda judicial.
É correto o que se afirma
Em relação à abordagem em dependência química, atribua V para as assertivas verdadeiras ou F para as assertivas falsas:

A sequência correta obtida, no sentido de cima para baixo, é
Denomina-se conflito manifestado:
A Constituição de 1988 passa a aferir a família em sua esfera sociológica, sendo, portanto, possível ser entendida como instrumento de seu fim social. Dessa forma, assinale a
alternativa incorreta.
Em sistemas operacionais Linux existem convenções que definem finalidades específicas para algumas pastas presentes no sistema de arquivos. Um bom exemplo disso são as pastas /home e /etc. Elas são utilizadas, respectivamente, para armazenar dados de usuários comuns do sistema e dados de configuração do sistema. Marque a alternativa que indica, corretamente, o nome da pasta que, por convenção, geralmente armazena arquivos provenientes de instalações de programas que não fazem parte da instalação padrão de uma distribuição Linux.
Local Area Network (LAN) é o termo comumente utilizado quando nos referimos à redes de computadores restritas a um local físico bem definido, como por exemplo uma residência. A respeito dos meios físicos que podem compor uma rede de computadores do tipo LAN, analise as afirmativas abaixo e marque alternativa correta.
I. Os cabos de par trançados, meios físicos mais utilizados em redes LAN caseiras, são compostas por 4 pares de fios.
II. Os conectores utilizados em cabos de par trançado são chamados de conectores RJ45. Esse tipo de conector é compatível com os dois principais códigos de cores de pinagem, o padrão T386A e T386B.
III. Cabos de par trançado podem possuir isolamento global ou isolamento individual. Os cabos com isolamento são conhecidos como cabos UTP, já o cabos sem isolamentos são conhecidos como cabos STP.
A pilha de protocolos TCP/IP é composta por um conjunto de protocolos de comunicação projetados para operar em redes de computadores. Esses protocolos são base para o funcionamento da internet que conhecemos hoje. Para o melhor entendimento do funcionamento destes protocolos, a literatura divide a pilha em camadas, cada uma delas foca no cumprimento de papeis específicos. Marque a alternativa que indica um protocolo da pilha TCP/IP que não pertence à camada que trata de comunicação em nível de processo-aprocesso.