Texto I
Texto para as questões 1 a 19

Em relação à leitura do texto e suas possíveis inferências, analise as afirmativas a seguir:
I. Em Brumadinho, os casos de suicídio registrados se deram em função do rompimento da barragem da Vale.
II. Os efeitos invisíveis da tragédia, como o desequilíbrio psicológico da população, são parte das consequências do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho.
III. Não só efeitos psicológicos danosos à população foram causados pelo rompimento da barragem, mas também sociais e familiares.
Assinale
Texto I
Texto para as questões 1 a 19

Assinale a alternativa em que a palavra indicada NÃO se classifique, no texto, como numeral.
De acordo com a Lei n° 8.112/90, a investidura em cargo público efetivo ocorrerá:
Francisco de Assis, servidor público federal, foi informado pelo seu superior hierárquico acerca da necessidade de realizar, durante todo o mês de março deste ano, um serviço extraordinário que faria ultrapassar a carga de trabalho semanal. Logo, é correto afirmar que o servidor será remunerado com acréscimo de:
O controle é um conceito que pode ser aplicado a diferentes níveis organizacionais. Para cada um desses níveis, existem atividades e processos que devem ser monitorados e avaliados. Acerca dos níveis organizacionais, assinale a afirmativa incorreta.
Quanto à Gestão de Pessoas, assinale a afirmativa incorreta quanto as vantagens do recrutamento interno.
A avaliação de desempenho é um tema constante e corriqueiro na vida particular das pessoas. O mesmo ocorre nas organizações. Sempre nos defrontamos com a necessidade de avaliar os mais diferentes desempenhos: financeiro, humano, operacional, em vendas, em marketing. Entre as alternativas a seguir, assinale aquela que define inadequadamente Avaliação de Desempenho.
Qual a denominação dada aos softwares desenvolvidos com uma finalidade específica, que são utilizados em tarefas usuais e corriqueiras no dia a dia dos usuários?
Um software é proprietário quando
Assinale abaixo a única alternativa que não trata de característica da responsabilidade social.
Paulo e Antônio são servidores públicos federais e também ocupam cargos em comissão na Administração Pública Federal. Diariamente, após o fim do expediente, tais servidores se dirigem a um bar perto do local de trabalho. Lá, Paulo sempre bebe exageradamente até cair, enquanto Antônio é um pouco mais moderado. Nada disso, porém, parece prejudicar o trabalho de ambos, visto que eles são considerados os mais produtivos da equipe de trabalho. Assim, do ponto de vista ético, é correto afirmar que
Sobre as funções de confiança e os cargos em comissão, analise as afirmativas a seguir:
I. As funções de confiança são exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo.
II. Os cargos em comissão destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento.
III. Os cargos em comissão são exercidos, preferencialmente, por pessoas com vinculações políticas, nos casos e condições previstos em lei.
É correto o que se afirma
Em uma questão da prova de Matemática, o professor escreve a seguinte proposição composta: “u → (~r v s)” e afirma possuir o valor lógico falso. Diante dessa informação, os alunos deveriam analisar os seguintes itens:
I. k → (u v s) II. u ↔ r III. ~s ↔ k IV. r → u
Assinale a alternativa que apresenta os itens que os alunos conseguiram identificar com valor lógico verdadeiro.
João e Maria estão jogando o jogo do 7, o qual é jogado com dois dados. Caso a soma dos resultados da face de cima seja 7, João ganha R$ 2,00 de Maria; caso seja diferente de 7, Maria ganha um real de João. Sobre a situação apresentada, assinale a alternativa correta.
Para responder às questões de números 1 a 14, baseie-se no texto abaixo.
Texto I
AO SOM DA VALSA
1º§ A casa do coronel podia conter o triplo das pessoas convidadas para o sarau daquela noite; mas o coronel preferia convidar apenas as pessoas mais íntimas e familiares. Era homem pouco cerimonioso, gostava sobretudo da intimidade.
2º§ Quando Félix entrou dançava-se uma quadrilha. O coronel foi ter com ele e levou-o para onde estava a mulher, que já o esperava com ansiedade, pela razão, dizia ela, de que era um dos poucos rapazes que ainda conversavam com velhas, estando entre moças. Félix sentou-se ao pé de D. Matilde. Estava então de bom humor e conversou alegremente até que a música parou.
3º§ A mulher do coronel era o tipo da mãe de família. Tinha quarenta anos, e ainda conservava na fronte, embora secas, as rosas da mocidade. Era uma mistura de austeridade e meiguice, de extrema bondade e extrema rigidez. Gostava muito de conversar e rir, e tinha a particularidade de amar a discussão, exceto em dois pontos que para ela estavam acima das controvérsias humanas: a religião e o marido. A sua melhor esperança, afirmava, seria morrer nos braços de ambos. Dizia-lhe Félix às vezes que não era acertado julgar pelas aparências, e que o coronel, excelente marido em reputação, fora na realidade pecador impenitente. Ria-se a boa senhora destes inúteis esforços para abalar a boa fama do esposo. Reinava uma santa paz naquele casal, que soubera substituir os fogos da paixão pela reciprocidade da confiança e da estima.
4º§ A conversa com a dona da casa roubou algum tempo às moças, segundo a expressão do coronel. Era necessário que Félix se dividisse com as senhoras que ainda tinham amor aos exercícios coreográficos. Recusou, pretextando a presença de D. Matilde.
5º§ — Oh! por mim não! respondeu a boa senhora; o direito das velhas tem um limite no direito das moças. Vá, doutor, e mais tarde volte cá, se o não agarrarem por aí...
6º§ Valsava-se. Félix levantou-se e foi buscar um par. Não tendo preferência por nenhuma senhora, lembrou-lhe ir pedir a filha do coronel. Atravessava a sala para ir buscá-la defronte, quando foi abalroado por um par valsante. Conquanto fosse navegante prático daqueles mares, não pôde evitar o turbilhão. Susteve o equilíbrio com rara felicidade e foi procurar melhor caminho, costeando a parede. Nesse momento os valsantes pararam perto dele. Pareceu-lhe reconhecer Lívia, irmã de Viana. Com as faces avermelhadas e o seio ofegante, a moça pousava molemente o braço no braço do cavalheiro. Murmurou algumas palavras, que Félix não pôde ouvir, e depois de lançar um olhar em roda de si, continuou a valsar.
ASSIS, Machado. 1839 – 1908. Ressurreição. / - São Paulo: Globo, 1997. P. 12-13.
D. Matilde sentia-se ansiosa, porque esperava: