A Norma Regulamentadora NR 10 estabelece os requisitos e condições mínimas de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade. De acordo com o disposto nesta norma, assinale a alternativa correta.
Para o cálculo da armadura longitudinal de um pilar, consultando-se a NBR 6118/2007 - Projetos de estruturas de concreto Procedimento, verifica-se que a maior armadura possível em pilares, considerando-se inclusive a sobreposição de armadura nas regiões das emendas, corresponde a:
De acordo com o estabelecido no COSCIP as paredes das escadas enclausuradas devem ser executadas com material que resistam ao fogo por, no mínimo:
Segundo a NBR 15.645/2008 - Execução de obras de esgoto sanitário e drenagem de águas pluviais utilizando-se tubos e aduelas, nas redes de drenagens constituídas por tubos de concreto, os poços de visita (PV) podem ser:
I. pré-moldados de concreto armado.
II. de alvenaria, devidamente revestida.
III. de concreto armado moldado no local da obra.
Está(ão) de acordo com a norma os itens:
De acordo com a NBR 7198/1993, para verificação da estanqueidade nas tubulações de instalações de água quente, a relação entre pressão hidrostática interna e a pressão estática de serviço é:
Os loteamentos irregulares proliferam no Brasil, causando sérios transtornos para os compromissários-compradores de terrenos formados a partir de projetos nessa situação. Os reflexos são sensíveis também para os que tenham comprado à vista os lotes e para aqueles que se tenham tornado promitentes cessionários dos primitivos compromissos. Por primeiro há que se conceituar o que seja loteamento urbano irregular e, nessa tarefa, cabe verificar que, basicamente, há dois tipos de irregularidades: a técnica e a jurídica. Nestes termos, um loteamento é tecnicamente irregular se:
A interpretação visual dos dados de Sensoriamento Remoto, sob a forma digital ou analógica, busca a identificação de informações contidas nessas imagens e a determinação de seu significado. Nestes termos, "a interpretação de imagens que consite no estudo das relações entre as imagens, associando e ordenando as partes dessas, ou seja, comparando feições e agrupando regiões similares, conhecidas como zonas homólogas", é a definição de:
No que concerne aos procedimentos de licenciamentoambiental no Estado do Rio de Janeiro, tem-se que umconjunto de aplicações estão diretamente relacionadas àclasse que determinado empreendimento se enquadra, à luzdo que preconiza o Decreto Estadual nº 42.159/2009. Considere as tabelas X, Y e Z a seguir para responder as questões. 
Considerando o decreto em epígrafe, um empreendimento de exploração econômica de madeira, categorizado como uso de recursos naturais com potencial poluidor médio, com área constuída de 7000 m2 e 80 empregados, é classificado como:
A finalidade de uma Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) é considerar os impactos ambientais antes de se tomar qualquer decisão que possa acarretar significativa degradação da qualidade do meio ambiente. O gráfico acima ilustra de maneira esquemática a conjugação de fatores relacionados ao potencial que tem determinada obra ou ação humana de causar alterações ambientais. A confrontação da solicitação imposta pelo projeto com a vulnerabilidade do ambiente definirá a resposta do meio. Nestes termos, os algarismos X, Y e Z, nos setores indicados no gráfico, respectivamente, podem representar:
Frente ao que dispõe a Resolução CONAMA nº 12/1994 e considerando o desenho esquemático acima, comestratos identificados com as letras X, Y, Z e W, éconsiderado dossel de uma floresta o(s) estrato(s)representado(s) pela(s) região(ões) da(s) letra(s):
Dentre as alternativas a seguir, constitui diretriz geral de ação para implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), Lei Federal nº 9.433/1997:
No contexto do planejamento do meio físico, as bacias hidrográficas são unidades de trabalho fundamentais devido aos diferentes aspectos que as caracterizam, especialmente no tocante aos recursos naturais solo e água. Manejar adequadamente a bacia hidrográfica consiste de uma série de ações que visam conciliar o uso dos recursos naturais existentes na mesma com o mínimo de impactos sobre a natureza. Existem alguns coeficientes que são utilizados para quantificar a influência da forma no modo de resposta de uma bacia à ocorrência de uma precipitação. Neste contexto, a seguir é apresentado um estudo de caso, o qual consiste de um levantamento básico de informações fisiográficas e estudo da distribuição espacial dos atributos hidrológicos do solo mais influenciados pelo manejo e sua relação com o uso do solo. Características fisiográficas básicas da bacia hidrográfica referência:
- perímetro:11,3 km
- área:800 ha
- comprimento axial:4,5 km
Foram determinados 7 valores de largura ao longo da bacia, iguais a 1,5 km, 2,6 km, 3,5 km, 4,5 km, 4,3 km, 2,8 km e 1,1 km. Aplicando-se as fórmulas para determinação de coeficientes, obteve-se:
- Coeficiente de Compacidade (kc) =1,12
- Fator de forma (Kf) = 0,644
- Índice de Conformação (Ic) = 0,40
Nesse contexto, considere as informações dos itens I, II e III, a seguir, para responder a questão.
I. Kc =1,12 indica que a bacia possui grande tendência a grandes enchentes.
II. Com base no Kf e no Ic a bacia terá tendência mediana a enchentes.
III. Como Kf expressa uma tendência a enchentes e Kc expressa a dimensão da cheia, os índices são complementares. Assim, esta bacia apresentará tendência mediana a enchentes e se estas ocorrerem, poderão ser de grande vulto.
Nestes termos, está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões):
O diâmetro é uma das variáveis mais importantes na quantificação volumétrica, avaliação de biomassa ou estudo de crescimento. Serve para diferenciar, ainda que empiricamente, árvores finas de árvores grossas. A medida de qualquer diâmetro da árvore baseia-se sempre na hipótese de que, em cada ponto de medição, o diâmetro obtido aproxima-se do diâmetro de um círculo. A medição do diâmetro de uma árvore em pé é feita sempre que possível à altura do peito do medidor (DAP), observada a referência de [Y] m acima do solo. A padronização dessa distância, largamente difundida na atividade florestal no Brasil, indica que a lacuna [Y] corresponde a:
Nos inventários florestais, a escolha do tipo de parcela deve fundamentar-se em vários aspectos, entre os quais a precisão, a natureza das informações requeridas e o custo relativo das mesmas. A maioria dos trabalhos publicados tem demonstrado a dependência entre a variância da média de parcelas e o tamanho das mesmas. Essa dependência se reflete no decréscimo da variância em função do aumento do tamanho da parcela. Igualmente, observa-se que o mesmo ocorre para os coeficientes de variação. Para responder a questão considere o texto a seguir, dividido em três segmentos, identificados por I, II e III.
I. Em síntese, os trabalhos relacionados a diversos tamanhos de parcelas têm confirmado a maior eficiência das parcelas pequenas. De modo geral os coeficientes de variação decrescem como função inversa do tamanho da parcela, e em consequência o número de parcelas necessárias para o mesmo grau de precisão é mais elevado quanto menores sejam as parcelas.
II. Entretanto, o número de árvores mensuradas sempre tem sido menor do que em parcelas maiores, o que vem corroborar a maior eficiência das primeiras.
III. A maior eficiência de pequenas parcelas foi comprovada e exemplificada, tendo por base de comparação a informação relativa por árvore, que decresceu sensivelmente com o aumento do número de árvores por parcela.
Com respeito à determinação do tamanho das parcelas em um inventário florestal, está(ão) correto(s):
O caráter multidisciplinar das investigações científicas sobre recuperação tem sido considerado como o ponto de partida do processo de restauração de áreas degradadas, entendido como um conjunto de ações idealizadas e executadas por especialistas das diferentes áreas do conhecimento, visando proporcionar o restabelecimento de condições de equilíbrio e sustentabilidade existentes nos sistemas naturais. Nestes termos, é correto afirmar que o desenvolvimento de modelos de recuperação de áreas degradadas também tem sido um importante tema de estudo, notadamente assentado: