Sobre Conceitos de OLAP, assinale as alternativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) OLAP é otimizado para transações em tempo real e não é adequado para análises de grandes conjuntos de dados.
( ) Cubos OLAP são estruturas multidimensionais que armazenam dados de maneira organizada para facilitar análises multidimensionais.
( ) Os dados em um cubo OLAP são armazenados de forma linear e unidimensional para facilitar consultas mais rápidas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
A linguagem CSS é extremamente importante para a estilização de páginas web. Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta que propriedade CSS3 é usada para aplicar sombras a elementos.
Os frameworks e bibliotecas que são disponibilizados para serem utilizados junto as linguagens de programação crescem constantemente, e tendo uma grande adoção pelos desenvolvedores, garantindo maior produtividade, organização e diversos outros benefícios, desta forma, a biblioteca Flyway no contexto de desenvolvimento de aplicações Java é uma ferramenta de controle de:
A linguagem Java é amplamente utilizada mundialmente, devido a sua robustez e consolidação na área da computação. Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A Máquina Virtual Java (JVM) permite que os programas Java sejam executados em diferentes plataformas, proporcionando portabilidade.
( ) Java não suporta herança, um dos princípios fundamentais da programação orientada a objetos.
( ) Java suporta coleta de lixo, o que significa que o programador não precisa gerenciar explicitamente a alocação e desalocação de memória.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Texto I
Mirtes Aparecida da Luz
Quando Mirtes Aparecida da Luz veio me abrir
a porta, no mesmo instante em que eu dava as
primeiras pancadinhas, tal foi a desenvoltura dela,
que cheguei a duvidar de que a moça não
enxergasse, tanto quanto eu. Com o mesmo
desembaraço me apontou a cadeira, abriu a
cristaleira para retirar as xícaras, coou o café e me
passou os biscoitinhos caseiros, feitos por ela
mesma. Só acreditei que Da Luz (a maneira pela
qual ela gosta de ser chamada) não estava me
enxergando do mesmo modo como eu a via,
quando pediu licença para tocar o meu rosto e
segurar as minhas mãos, para saber realmente
com quem estava falando. E, depois de suaves
toques sobre os meus cabelos, meus olhos, minha
boca, e de leves tapinhas sobre as minhas mãos,
concluiu que eu estava tensa. Não era ainda,
portanto, a hora de começar a trocar nossas
histórias. Aceitei as considerações dela. Era
verdade, eu estava muito tensa. A condição de
minha interlocutora me colocava em questão.
Como contemplar os olhos dela encobertos por
óculos escuros? Para mim, uma conversa, ainda
mais que eu estava ali para ouvir, tinha de ser olho
no olho. Para isso, o gravador ficava esquecido
sobre a mesa e eu só me desvencilhava do olhar da
depoente, ou deixava de olhá-la, quando tinha de
virar ou colocar uma nova fita. E nos casos em que
a narradora não me contemplava, eu podia
acompanhar o olhar dela, como aconteceu, quando
ouvi Campo Belo, que falava comigo, mas seu olhar
estava dirigido para a foto da filha. Como
acompanhar o olhar de Da Luz? Como saber para
onde ela estava olhando? E, talvez adivinhando as
minhas dúvidas e mesmo o meu constrangimento,
horas depois de me mostrar toda a casa, de me
chamar para um passeio pelas redondezas, de
fazer duas belas tranças nagôs em meus cabelos,
do mesmo jeito que estavam penteados os dela, Da
Luz me conduziu ao seu quarto. Abriu a janela,
deixando um ameno sol de final de tarde entrar, e
me perguntou se eu me incomodava de
conversarmos ali. – Lá fora corro o risco de me
distrair com tudo que me cerca. Dizendo isso, suas
mãos caminharam para o meu rosto, procurando
suavemente os meus olhos. E, com gestos mais
delicados ainda, seus dedos tocaram minhas
pálpebras, em movimentos de cima para baixo.
Levei um breve instante para entender as intenções
de Da Luz. Ela queria que eu fechasse os olhos.
Fechei. [...]
(EVARISTO, Conceição. Insubmissas lágrimas de mulheres. Rio de
Janeiro: Malê, 2016, p. 81-82)
O emprego do pronome oblíquo átono em “Da Luz me conduziu ao seu quarto” revela:
Texto I
Mirtes Aparecida da Luz
Quando Mirtes Aparecida da Luz veio me abrir
a porta, no mesmo instante em que eu dava as
primeiras pancadinhas, tal foi a desenvoltura dela,
que cheguei a duvidar de que a moça não
enxergasse, tanto quanto eu. Com o mesmo
desembaraço me apontou a cadeira, abriu a
cristaleira para retirar as xícaras, coou o café e me
passou os biscoitinhos caseiros, feitos por ela
mesma. Só acreditei que Da Luz (a maneira pela
qual ela gosta de ser chamada) não estava me
enxergando do mesmo modo como eu a via,
quando pediu licença para tocar o meu rosto e
segurar as minhas mãos, para saber realmente
com quem estava falando. E, depois de suaves
toques sobre os meus cabelos, meus olhos, minha
boca, e de leves tapinhas sobre as minhas mãos,
concluiu que eu estava tensa. Não era ainda,
portanto, a hora de começar a trocar nossas
histórias. Aceitei as considerações dela. Era
verdade, eu estava muito tensa. A condição de
minha interlocutora me colocava em questão.
Como contemplar os olhos dela encobertos por
óculos escuros? Para mim, uma conversa, ainda
mais que eu estava ali para ouvir, tinha de ser olho
no olho. Para isso, o gravador ficava esquecido
sobre a mesa e eu só me desvencilhava do olhar da
depoente, ou deixava de olhá-la, quando tinha de
virar ou colocar uma nova fita. E nos casos em que
a narradora não me contemplava, eu podia
acompanhar o olhar dela, como aconteceu, quando
ouvi Campo Belo, que falava comigo, mas seu olhar
estava dirigido para a foto da filha. Como
acompanhar o olhar de Da Luz? Como saber para
onde ela estava olhando? E, talvez adivinhando as
minhas dúvidas e mesmo o meu constrangimento,
horas depois de me mostrar toda a casa, de me
chamar para um passeio pelas redondezas, de
fazer duas belas tranças nagôs em meus cabelos,
do mesmo jeito que estavam penteados os dela, Da
Luz me conduziu ao seu quarto. Abriu a janela,
deixando um ameno sol de final de tarde entrar, e
me perguntou se eu me incomodava de
conversarmos ali. – Lá fora corro o risco de me
distrair com tudo que me cerca. Dizendo isso, suas
mãos caminharam para o meu rosto, procurando
suavemente os meus olhos. E, com gestos mais
delicados ainda, seus dedos tocaram minhas
pálpebras, em movimentos de cima para baixo.
Levei um breve instante para entender as intenções
de Da Luz. Ela queria que eu fechasse os olhos.
Fechei. [...]
(EVARISTO, Conceição. Insubmissas lágrimas de mulheres. Rio de
Janeiro: Malê, 2016, p. 81-82)
O primeiro período do texto é composto por várias orações. Na passagem “que cheguei a duvidar”, o vocábulo destacado cumpre papel coesivo apresentando valor semântico de:
Texto II
O IBC
O Instituto Benjamin Constant é uma instituição
federal da administração direta, ligada diretamente
ao gabinete do ministro da Educação e
especializada na educação e atendimento de
pessoas cegas e com baixa visão.
O público atendido pelo IBC é formado por
pessoas de todas as idades. De recém-nascidos
atendidos pela educação precoce, passando por
todas as etapas da educação básica (educação
infantil, ensino fundamental e ensino médio
profissionalizante). Desde 2019 a instituição
oferece o Mestrado Profissional em Ensino na
Temática da Deficiência Visual — o primeiro curso
stricto sensu na área da América Latina.
Além da educação formal, o IBC também
promove a reinserção social das pessoas que
perderam ou estão em processo irreversível de
perda da visão — acompanhando-as e orientandoas para que reconquistem a autonomia na condição
de pessoas com deficiência visual na sociedade em
geral e no mundo do trabalho em particular.
[...]
Como centro de referência nesta área, a
instituição também atua na formação especializada
na educação de pessoas com deficiência visual e
assessora instituições públicas e privadas no
atendimento às necessidades desse público.
Ao longo dos anos, o IBC tornou-se também um
centro de pesquisas médicas no campo da
oftalmologia, possuindo um dos programas de
residência médica mais respeitados do País.
Através desse programa, presta serviços de
atendimento médico à população, realizando
consultas, exames e cirurgias oftalmológicas.
(Disponível em: https://www.gov.br/ibc/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/institucional-1. Acessado em
11/01/2024)
O termo que introduz o terceiro parágrafo, contribui para a progressão textual estabelecendo, com a informação que o antecede, um sentido de:
Ao receber um lote de 400 vacinas, um servidor da Adapar deverá cadastrar um código para cada unidade. Esse código é composto por duas letras, sendo ambas vogais distintas, e um número de dois algarismos distintos, formados usando os elementos do conjunto { 1, 2, 3, 4, 5} na seguinte forma: LL- NN, ou seja, primeiro as duas letras e depois o número de dois algarismos. São exemplos de código: AO-23, em que 23 é um número ímpar, e UI-14, em que 14 é um número par. Qual é a probabilidade de uma dessas vacinas ser escolhida ao acaso e conter as letras A e E, não necessariamente nessa ordem, seguidas de um número par?
Considera-se o ______ como um conjunto de funções de software que transformam dados NãoASCII em dados ASCII e vice-versa. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Tendo como tema os cenários possíveis para contêineres no Windows Server, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Isolamento de namespace significa que cada contêiner só tem acesso aos recursos queestão disponíveis para ele. Todos os arquivos,
portas, e processos em execução parecem ser exclusivos do contêiner, mesmo eles sendo compartilhados com o host e com outros
contêineres.
( ) Assim como as máquinas virtuais fornecem “o que parecem ser” computadores separados, os contêineres fornecem “o que parecem ser”instâncias separadas do sistema operacional, cada uma com sua própria memória e sistema de arquivos, e executando uma cópia nova e limpa do sistema.
( ) Ao contrário das máquinas virtuais, no entanto, que executam cópias separadas do sistema operacional, os contêineres compartilham o sistema operacional do sistema host. Não há necessidade de instalar uma instância separada do sistema operacional para cada contêiner
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
A ______ permite expressar o número de ocorrências com que uma entidade pode tomarparte em um relacionamento. Permite também expressar as possibilidades e restrições de associações entre uma entidade e outra. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Associe as duas colunas da tabela a seguir, tendo como tema o conceito de transação em um banco de dados na plataforma SQL.

Assinale a alternativa correta.
A virtualização é uma tecnologia que possibilita que uma infraestrutura ou recursos lógicos múltiplos funcionem em uma única infraestrutura física. Assim, é possível virtualizar:
I.Memória II.Processador III.Armazenamento IV.Rede V.Sistema operacional
Assinale a alternativa que contemple as opções possíveis.
Assinale a alternativa correta. Quanto ao assunto segurança, o PostgreSQL possui autenticação:
Na camada de transporte de dados no modelo de referência TCP/IP temos alguns protocolos, o UDP, o TCP e o SCTP. Em específico, sobre o UDP, analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Criar uma Comunicaçãoo de processo para processo utilizando os números de porta para fazer isso.
( ) Não há nenhum mecanismo de controle de fluxo nem reconhecimento de pacotes recebidos.
( ) Ao se enviar uma mensagem pequena usando UDP, o requerimento de interação entre o remetente e o receptor é muito maior que o do TCP.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.