Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 11771 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

A vinda do Rei Dom João e da família real portuguesa e toda a sua comitiva (Estima-se cerca de 10000 pessoas), em 1807, trouxe diversas mudanças ao então Brasil colônia, por exemplo, a criação do Banco do Brasil. Dessa forma, a colônia brasileira tornou-se o centro do Império de Portugal naquele período.

Assinale a alternativa correta quanto ao principal fator que levou a essa mudança do centro do império português para o Brasil.

Durante o período colonial do Brasil, Estado e Igreja caminharam juntos. A fim de organizar e governar melhor o vasto território brasileiro, foi enviado Tomé de Sousa como Governador Geral e, junto dele, a Igreja enviou Manuel da Nóbrega.

A qual ordem da Igreja Manuel da Nóbrega e os sacerdotes que o acompanhavam pertenciam e qual era o objetivo principal e inicial desse grupo de padres?

Após a declaração de independência do Brasil diante de Portugal, em 1822, iniciaram-se os trabalhos para a criação da primeira Constituição do país independente, finalizada em 1824. Um dos pontos de destaque desse documento era o chamado Poder Moderador. Assinale a alternativa correta sobre esse item da Constituição de 1824.

No período do Brasil Colônia, a coroa portuguesa instaurou as denominadas Capitanias Hereditárias. Assinale a alternativa que apresenta a correta definição de Capitanias Hereditárias.

Assinale a alternativa em que o advérbio destacado incide sobre um adjetivo.

Assinale a alternativa em que o verbo “levar” apresenta a mesma regência que em “Uma busca despretensiosa usando essas palavras-chave leva a um endereço [...]”.

Assinale a alternativa em que a preposição destacada tem o mesmo sentido que em “O jarro de vidro quebrou”.

Em relação ao item destacado em “[...] três colegas que se formaram em medicina [...]”, assinale a alternativa correta.

Sobre o excerto “[...] salada boa é feita com alface e tomate, e não com dente-de-leão ou beldroega.

Não existe uma única resposta certa.”, assinale a alternativa correta.

Em relação à sonata, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

 

I. No final do século XVI, utilizavam-se várias palavras para designar peças instrumentais, uma das quais era “sonata” (do italiano sonare) em oposição à “cantata” (do italiano cantare).

II. No decorrer dos séculos XVII e XVIII, já se fazia a distinção entre dois tipos: sonata da câmera, que começou a introduzir os andamentos no lugar dos movimentos de dança; e a sonata da chiesa, que seguia os moldes da suíte.

III. As primeiras sonatas eram monotemáticas. No entanto, no período clássico, o primeiro movimento era constituído sobre dois temas, surgindo uma estrutura bitemática.

IV. Com Beethoven e outros compositores, atingiu a forma cíclica, na qual um tema ou mais estão presentes em todos os movimentos.

Sobre a História da música no Brasil, assinale a alternativa INCORRETA.

Dentre os gêneros explorados pelos compositores do Romantismo, os prelúdios para piano solo apresentam grande riqueza de efeitos e são intimamente relacionados ao idiomático do instrumento. Reunidos sob o Opus 28, 24 deles são apresentados cada qual em uma diferente tonalidade. A coleção vem inspirada na tradição que remonta aos prelúdios e às fugas de Bach etambém serve de inspiração, depois, para compositores como Debussy, Scriábine, Rachmaninoff, Shostakovich, entre outros. Assinale a alternativa que apresenta o compositor do Período Romântico que responde pela coleção Opus 28, de Prelúdios para piano.

Leonin e Perotin são dois importantes nomes da música antiga no período em que se erguia, em Paris, a catedral de Notre-Dame.

Assinale a alternativa que apresenta qual o gênero bastante utilizado por eles.

Compositor, regente e maestro de banda americana, seu nome ficou fortemente associado com a chamada marching band. Famoso como bandleader, esteve a serviço da Banda dos Fuzileiros Navais dos EUA e compôs, dentre muitas outras, as famosíssimas marchas The Liberty Bell, The Star and Stripes Forever, The Washington Post e Hands Across the Sea.

Assinale a alternativa que apresenta o nome desse compositor.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282