Assinale a alternativa que apresenta um esporte sobre rodas que estreou nas Olimpíadas de Tóquio 2020.
Assinale a alternativa que apresenta a modalidade de ginástica composta por cinco elementos: arco, bola, corda, fita e maças.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais fazem uma crítica à metodologia de ensino tradicional, que era pautada na repetição, memorização e reprodução de conhecimentos e comportamentos. Sobre esse tipo de metodologia, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) A metodologia de ensino tradicional consiste em repetir exercícios mecânicos e padronizados e reproduzir gestos estereotipados.
( ) A metodologia de ensino tradicional dá mais ênfase ao aspecto técnico em si do que ao aspecto expressivo.
( ) O resultado da metodologia de ensino tradicional é uma aprendizagem ampla, socialmente significativa, crítica e diversificada.
( ) O resultado da metodologia de ensino tradicional é um processo de seleção dos indivíduos aptos, produzindo um grande contingente de frustrados em relação às próprias capacidades e habilidades corporais.
Sobre as oito dimensões de conhecimento (experimentação, uso e apropriação, fruição, reflexão sobre a ação, construção de valores, análise, compreensão e protagonismo comunitário) tratadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. Há uma hierarquia entre essas dimensões e uma ordem necessária para o desenvolvimento do trabalho no âmbito didático.
II. Cada uma dessas dimensões exige diferentes abordagens e graus de complexidade para que se tornem relevantes e significativas.
III. Considerando as características dos conhecimentos e das experiências próprias da Educação Física, é importante que cada dimensão seja sempre abordada de modo integrado com as outras, levando-se em conta sua natureza vivencial, experiencial e subjetiva.
IV. Não é possível operar como se as dimensões pudessem ser tratadas de forma isolada ou sobreposta.
As religiões afro-descentes no Brasil destacam-se como um campo central estético e cultural. A respeito das ligações culturais, artísticas e religiosas afro-brasileiras, assinale a alternativa INCORRETA.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) para o ensino de Arte, o conhecimento da arte envolve
Considerando as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular para o ensino de Arte no Ensino Fundamental, o componente curricular Arte está centrado nas seguintes linguagens:
Referente às relações entre arte, educação e meio ambiente, assinale a alternativa INCORRETA.
A respeito da Abordagem Triangular desenvolvida por Ana Mae Barbosa, assinale a alternativa correta.
Considerando os aspectos conceituais, os procedimentos e dispositivos da arte contemporânea brasileira, assinale a alternativa INCORRETA.
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio, amparada pela Lei nº 13.415, o componente Arte faz parte da área de
Na abertura da Metafísica encontramos a primeira das mais famosas afirmações de Aristóteles: “Todos os homens desejam por natureza saber”. Mais adiante, nesse mesmo primeiro livro, Aristóteles afirma que os homens começam e começaram sempre a filosofar movidos pelo(a)
Tomás de Aquino formulou cinco demonstrações da existência de Deus, conhecidas com o nome de “cinco vias”. O ponto de partida de cada via é constituído por elementos extraídos da cosmologia aristotélica. Segundo Tomás, a primeira via é a mais evidente. Trata-se da via
Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.
Uma das obras mais famosas da Renascença é Elogio da loucura, na qual ______________, depois de oferecer toda uma gama de graus de “loucura”, apresenta esta última na sua autenticidade como reveladora da verdade, como aquilo que rompe os véus e faz ver a comédia da vida; e o ápice da loucura, segundo este filósofo, está na ______________.
Sobre o pensamento político de Hobbes e Locke, assinale a alternativa correta.