Na Constituição Federal de 1988 há um capítulo sobre Educação, Cultura e Desporto. O art. 205 deste capítulo dispõe que: “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.” O fato novo deste artigo da Constituição se refere a:
A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem. Este artigo pertence à:
A malária é uma doença infecciosa febril aguda que causa prejuízos sociais e econômicos na população sob risco, principalmente naquela que vive em condições precárias de habitação e saneamento. A transmissão da malária ocorre por meio das fêmeas de:
A geleia real está corretamente definida na seguinte alternativa:
As espécies de abate de pescado que devem ser submetidas à inspeção ante mortem estão apresentadas na seguinte alternativa:
Além das provas de cocção e de filtração, são dois procedimentos analíticos oficiais para análise de determinação da qualidade de carne in natura:
O século XX foi marcado por três grandes teorias em Psicologia. Uma delas nasce com Watson e tem desenvolvimento grande nos Estados Unidos em função de suas aplicações práticas. Tornou-se importante por ter definido o fato psicológico, de modo concreto, a partir da noção de comportamento. Dedica-se ao estudo das interações entre o ambiente (as estimulações) e as ações do indivíduo (suas respostas). Esta teoria denomina-se:
O Decreto nº 3.298/99 dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência. Em seu art. 24, §1º , descreve educação especial da seguinte maneira:
A violência intrafamiliar ocorre nas relações hierárquicas e intergeracionais. Atinge mais as crianças do que os adolescentes, em função de sua maior fragilidade física e emocional. Consiste em formas agressivas de a família se relacionar, por meio do uso da violência como solução de conflito e como estratégia de educação. Existe uma violência que se caracteriza pelas omissões dos adultos, pais ou outros responsáveis, ao deixarem de prover as necessidades básicas para o desenvolvimento físico, emocional e social de crianças e adolescentes, que inclui, entre outros, privação de medicamentos; falta de atendimento à saúde e à educação; descuido com a higiene; falta de estímulo e atenção para o seu desenvolvimento integral. Esta descrição diz respeito à:
Paulo Freire afirma que ensinar exige respeito aos saberes dos educando O autor entende que é importante:
Uma das diretrizes da política pública que visa coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher está expressa na seguinte alternativa:
A análise de Boschetti (2009) acerca do atual modelo de proteção social brasileiro aponta para um processo de desmonte permanente e gradual, no qual seus princípios constitucionais estão sendo diluídos em sucessivas contrarreformas. Nessa lógica, para a autora, o único princípio da seguridade social que vem sendo assegurado com rigor é concebido como:
A realização das competências e atribuições privativas desenvolvidas pela categoria de assistentes sociais no âmbito da política de assistência social requer o uso de instrumentais adequados a cada situação social a ser enfrentada profissionalmente. Porém, segundo o CFESS (2009), sua utilização pressupõe a superação do seguinte aspecto:
Segundo a cronologia de erupção da dentição decídua, o primeiro elemento a erupcionar na cavidade bucal é o incisivo central. Sua localização e a idade em que completa seu desenvolvimento radicular são respectivamente:
É uma contraindicação sistêmica absoluta à realização de uma extração dentária: