Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 4927 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

A sequência de nucleotídeos de uma célula eucariótica, dada a seguir, está presente em um segmento da fita ativa de uma molécula de DNA.

Uma mutação removeu todas as guaninas [G] desse segmento da fita ativa do DNA.

A tabela a seguir apresenta alguns códons, relacionados aos seus respectivos aminoácidos.

Após a mutação, a sequência dos aminoácidos na proteína sintetizada, considerando que o aminoácido codificado pelo códon de iniciação foi retirado durante a tradução, será:

As estruturas reprodutivas a que se faz referência no texto são os:

Analise as afirmativas, quanto à capacidade polissêmica da linguagem nas ideias do texto.

I. A crônica se desenrola, através do uso da linguagem literária, sobre o ritmo de vida contemporâneo, característica marcante do tempo na sociedade.
II. O texto aponta ideia de velocidade (e mais ainda a de aceleração), quando se refere à memória de acontecimentos que se desfazem rapidamente, indicando fugacidade do tempo.
III. O que espanta o autor não é a velocidade, mas sim os acontecimentos não esquecidos, o tempo demarcando acontecimentos que deveriam pertencer à memória recente da sociedade, típica da ficção.

Está correto o que se afirma apenas em:

Em "Vinte anos atrás, choque de gerações ERA choque entre pais e filhos." o verbo em destaque une uma propriedade qualquer a uma característica expressa a seguir. Nesta perspectiva, este verbo é chamado:

Analise os comentários sobre o primeiro parágrafo do texto e assinale o correto.

A palavra destacada em "manda-SE um suspiro a Petrópolis" morfologicamente é:

Em "A primeira é que não havia alfaiates, não havia sequer casimiras; a segunda é que, ainda havendo-os, Adão andava baldo ao naipe.", a correção gramatical do segmento seria preservada, sem haver alteração semântica, ling1uística ou de coerência, caso:

1) fosse colocada uma vírgula após " A primeira.
2) fosse substituída a palavra SEQUER por NEM MESMO.
3) houvesse troca do pronome OS, em havendo-os, por LHES.
4) a forma verbal HAVIA fosse flexionada no plural.

Estão corretas apenas:

Observe a charge.

Sobre as invasões bárbaras ao Império Romano é correto afirmar:

Em 1651 Oliver Cromwell decretou os Atos de Navegação. Tais medidas trouxeram consequências para a economia holandesa porque:

De acordo com Eric Hobsbawm na obra Era das Revoluções, "Se a economia do mundo no século XIX foi formada principalmente pela influência da Revolução Industrial britânica, sua política e ideologia foram formadas fundamentalmente pela Revolução Francesa. Embora a crise do Antigo Regime absolutista não tenha sido um fenômeno, apenas francês. A Revolução Francesa foi, dentre os. fenômenos contemporâneos, o mais fundamental dessa crise e o que gerou as consequências mais. profundas."(Adaptado) Assinale a alternativa que contém uma causa que diferencia a Revolução Francesa dos demais movimentos contra o Antigo Regime e que a torna fundamental na História contemporânea.

As Abordagens Pedagógicas da Educação Física podem ser definidas como movimentos engajados na renovação teórico-prático da área com o objetivo de estruturação de seu campo de conhecimentos específicos. Esses movimentos surgiram na busca de uma nova dimensão, em que apresentaram propostas sobre o entendimento do objetivo de estudo da Educação Física passando desde a operacionalização de conteúdos, até o entendimento do processo avaliativo. Sendo assim, estabeleça a correta correspondência entre as Abordagens Pedagógicas da coluna I com suas características da coluna II.

Coluna I

1) Aula aberta.
2) Atividade Física para Promoção da Saúde.
3) Construtivista-lnteracionista.
4) Crítico-superadora.
5) Crítico-emancipatória.

Coluna II

( ) Embasa suas atividades durante as aulas no discurso da justiça social no contexto da sua prática. Busca levantar questões de poder, Interesse e contestação, e faz uma leitura dos dados da realidade à luz da crítica social dos conteúdos.
( ) Está centrada no ensino dos esportes que foi concebido para a Educação Física Escolar. Busca uma ampla reflexão sobre a possibilidade de ensinar os esportes pela sua transformação didático-pedagógica e tornar o ensino escolar em uma educação de crianças e jovens.
( ) A intenção desta abordagem é a construção do conhecimento a partir da interação do sujeito com o mundo, respeitar o universo cultural do aluno além de valorizar suas experiências. Nesta proposta, o jogo é privilegiado como sendo "um instrumento pedagógico", ou seja, o principal meio de ensinar.
( ) Preocupa-se com a conscientização da população escolar para as pesquisas que mostram os benefícios da atividade física. Busca propiciar aos alunos não apenas situações que os tornem crianças e jovens mais ativos fisicamente, mas, que os conduzam a optarem por um estilo de vida ativo também quando adultos.
( ) Baseia-se na possibilidade de co-decisão dos alunos no planejamento, objetivos, conteúdos e formas de transmissão e comunicação do ensino. O grau de abertura para a participação na elaboração de propostas de ensino depende da compreensão dos professores e alunos sobre o sentido que esta representa para eles.

A sequência correta é:

Dentro do universo de produções da cultura corporal de movimento, diversos tipos de conteúdos foram incorporados pela Educação Física como objetos de ação e reflexão nas aulas em âmbito escolar. Estes conteúdos apresentam um caráter predominantemente utilitário ou lúdico, sendo que todos visam, a seu modo, combinar o aumento da eficiência dos movimentos corporais com a busca da satisfação e do prazer na sua execução. Dessa forma, os comportamentos apresentados pelos alunos durante as aulas de Educação Física Escolar quando se leva em conta o caráter lúdico das atividades devem estar relacionados com:

No ambiente escolar, é importante ressaltar que o processo de atribuição de uma nota deverá adquirir um significado maior, tornando-se uma referência qualitativa ou quantitativa, que expressa e faz parte do próprio processo ensino-aprendizagem, e não apenas como um produto resultante dele. Quando se menciona o aspecto quantitativo do processo de verificação de conteúdos, faz-se referência ao conceito de:

A aprendizagem de movimentos depende de uma série de processos fisiológicos que envolvem o sistema nervoso. É o sistema que sente, pensa e controla nosso organismo. Para realizar essas funções, o organismo reúne as informações sensoriais vindas de todas as partes do corpo, e as transmite pelas terminações nervosas, para a medula e o encéfalo. Estes podem reagir de forma imediata, produzindo um movimento, ou não, e a informação sensorial é armazenada em bancos de memória do encéfalo. Dentre as funções do sistema nervoso, a função sensorial é responsável por:

A figura a seguir é formada por cinco quadrados congruentes, cada um de área 17 cm² Se forem ligados os pontos P, Q, R, S e P, nesta ordem, será construído o quadrilátero PQRS.

Calcule a área de PQRS.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282