A sequência de nucleotídeos de uma célula eucariótica, dada a seguir, está presente em um segmento da fita ativa de uma molécula de DNA.
Uma mutação removeu todas as guaninas [G] desse segmento da fita ativa do DNA.
A tabela a seguir apresenta alguns códons, relacionados aos seus respectivos aminoácidos.
Após a mutação, a sequência dos aminoácidos na proteína sintetizada, considerando que o aminoácido codificado pelo códon de iniciação foi retirado durante a tradução, será:
As estruturas reprodutivas a que se faz referência no texto são os:
Analise as afirmativas, quanto à capacidade polissêmica da linguagem nas ideias do texto.
I. A crônica se desenrola, através do uso da linguagem literária, sobre o ritmo de vida contemporâneo, característica marcante do tempo na sociedade.
II. O texto aponta ideia de velocidade (e mais ainda a de aceleração), quando se refere à memória de acontecimentos que se desfazem rapidamente, indicando fugacidade do tempo.
III. O que espanta o autor não é a velocidade, mas sim os acontecimentos não esquecidos, o tempo demarcando acontecimentos que deveriam pertencer à memória recente da sociedade, típica da ficção.
Está correto o que se afirma apenas em:
Em "Vinte anos atrás, choque de gerações ERA choque entre pais e filhos." o verbo em destaque une uma propriedade qualquer a uma característica expressa a seguir. Nesta perspectiva, este verbo é chamado:
Analise os comentários sobre o primeiro parágrafo do texto e assinale o correto.
A palavra destacada em "manda-SE um suspiro a Petrópolis" morfologicamente é:
Em "A primeira é que não havia alfaiates, não havia sequer casimiras; a segunda é que, ainda havendo-os, Adão andava baldo ao naipe.", a correção gramatical do segmento seria preservada, sem haver alteração semântica, ling1uística ou de coerência, caso:
1) fosse colocada uma vírgula após " A primeira.
2) fosse substituída a palavra SEQUER por NEM MESMO.
3) houvesse troca do pronome OS, em havendo-os, por LHES.
4) a forma verbal HAVIA fosse flexionada no plural.
Estão corretas apenas:
Observe a charge.
Sobre as invasões bárbaras ao Império Romano é correto afirmar:
Em 1651 Oliver Cromwell decretou os Atos de Navegação. Tais medidas trouxeram consequências para a economia holandesa porque:
De acordo com Eric Hobsbawm na obra Era das Revoluções, "Se a economia do mundo no século XIX foi formada principalmente pela influência da Revolução Industrial britânica, sua política e ideologia foram formadas fundamentalmente pela Revolução Francesa. Embora a crise do Antigo Regime absolutista não tenha sido um fenômeno, apenas francês. A Revolução Francesa foi, dentre os. fenômenos contemporâneos, o mais fundamental dessa crise e o que gerou as consequências mais. profundas."(Adaptado) Assinale a alternativa que contém uma causa que diferencia a Revolução Francesa dos demais movimentos contra o Antigo Regime e que a torna fundamental na História contemporânea.
As Abordagens Pedagógicas da Educação Física podem ser definidas como movimentos engajados na renovação teórico-prático da área com o objetivo de estruturação de seu campo de conhecimentos específicos. Esses movimentos surgiram na busca de uma nova dimensão, em que apresentaram propostas sobre o entendimento do objetivo de estudo da Educação Física passando desde a operacionalização de conteúdos, até o entendimento do processo avaliativo. Sendo assim, estabeleça a correta correspondência entre as Abordagens Pedagógicas da coluna I com suas características da coluna II.
Coluna I
1) Aula aberta.
2) Atividade Física para Promoção da Saúde.
3) Construtivista-lnteracionista.
4) Crítico-superadora.
5) Crítico-emancipatória.
Coluna II
( ) Embasa suas atividades durante as aulas no discurso da justiça social no contexto da sua prática. Busca levantar questões de poder, Interesse e contestação, e faz uma leitura dos dados da realidade à luz da crítica social dos conteúdos.
( ) Está centrada no ensino dos esportes que foi concebido para a Educação Física Escolar. Busca uma ampla reflexão sobre a possibilidade de ensinar os esportes pela sua transformação didático-pedagógica e tornar o ensino escolar em uma educação de crianças e jovens.
( ) A intenção desta abordagem é a construção do conhecimento a partir da interação do sujeito com o mundo, respeitar o universo cultural do aluno além de valorizar suas experiências. Nesta proposta, o jogo é privilegiado como sendo "um instrumento pedagógico", ou seja, o principal meio de ensinar.
( ) Preocupa-se com a conscientização da população escolar para as pesquisas que mostram os benefícios da atividade física. Busca propiciar aos alunos não apenas situações que os tornem crianças e jovens mais ativos fisicamente, mas, que os conduzam a optarem por um estilo de vida ativo também quando adultos.
( ) Baseia-se na possibilidade de co-decisão dos alunos no planejamento, objetivos, conteúdos e formas de transmissão e comunicação do ensino. O grau de abertura para a participação na elaboração de propostas de ensino depende da compreensão dos professores e alunos sobre o sentido que esta representa para eles.
A sequência correta é:
Dentro do universo de produções da cultura corporal de movimento, diversos tipos de conteúdos foram incorporados pela Educação Física como objetos de ação e reflexão nas aulas em âmbito escolar. Estes conteúdos apresentam um caráter predominantemente utilitário ou lúdico, sendo que todos visam, a seu modo, combinar o aumento da eficiência dos movimentos corporais com a busca da satisfação e do prazer na sua execução. Dessa forma, os comportamentos apresentados pelos alunos durante as aulas de Educação Física Escolar quando se leva em conta o caráter lúdico das atividades devem estar relacionados com:
No ambiente escolar, é importante ressaltar que o processo de atribuição de uma nota deverá adquirir um significado maior, tornando-se uma referência qualitativa ou quantitativa, que expressa e faz parte do próprio processo ensino-aprendizagem, e não apenas como um produto resultante dele. Quando se menciona o aspecto quantitativo do processo de verificação de conteúdos, faz-se referência ao conceito de:
A aprendizagem de movimentos depende de uma série de processos fisiológicos que envolvem o sistema nervoso. É o sistema que sente, pensa e controla nosso organismo. Para realizar essas funções, o organismo reúne as informações sensoriais vindas de todas as partes do corpo, e as transmite pelas terminações nervosas, para a medula e o encéfalo. Estes podem reagir de forma imediata, produzindo um movimento, ou não, e a informação sensorial é armazenada em bancos de memória do encéfalo. Dentre as funções do sistema nervoso, a função sensorial é responsável por:
A figura a seguir é formada por cinco quadrados congruentes, cada um de área 17 cm² Se forem ligados os pontos P, Q, R, S e P, nesta ordem, será construído o quadrilátero PQRS.
Calcule a área de PQRS.