O principal fundamento das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental diz respeito ao direito à educação de qualidade, tendo como um dos seus objetivos o(a):
A história e as culturas indígena e afro-brasileira deverão ser apresentadas aos alunos, de maneira a reconhecer a importância desses povos para a nação. Tais conteúdos deverão estar presentes no âmbito de:
Com base nas disposições acerca do dimensionamento de enfermagem para assistência a pacientes de saúde mental, analise as afirmativas a seguir.
I. No CAPS I a proporção recomendada é de 1 profissional de enfermagem para cada 20 pacientes.
II. Recomenda-se que, no CAPS II, a distribuição percentual dos profissionais seja 50% de enfermeiros e os demais técnicos e/ou auxiliares de enfermagem.
III. O Serviço de Residência Terapêutica deve oferecer 10 horas de enfermagem por paciente, nas 24 horas.
Está correto apenas o que se afirma em:
Os materiais ionoméricos apresentam uma série de vantagens que possibilitam sua utilização em diversas situações. Porém, algumas características limitam a sua utilização em determinadas situações, como, por exemplo, a(o):
Em 1976, Page & Schroeder dividiram a lesão progressiva nos tecidos gengival/periodontal em fases. A fase que apresenta a maior proliferação do epitélio juncional, juntamente com aumento da migração dos neutrófilos e do infiltrado leucocitário é denominada:
De acordo com o Índice Comunitário das Necessidades de Tratamento Periodontal (CPITN), as necessidades de tratamento (TN) são baseadas no código mais rigoroso da dentição. O sextante que apresentar bolsas de 6 mm ou mais de profundidade de sondagem (código 4) pode ser enquadrado em TN:
A expressão “terapia periodontal de suporte” denota a necessidade básica dos procedimentos terapêuticos de suporte para que os pacientes, por meio de esforços próprios, possam controlar a infecção periodontal. Essa fase corresponde à fase:
Lent declara que existe um período crítico ou janelas de oportunidades de desenvolvimento do cérebro, o qual compreende a primeira infância até os 10 (dez) anos de idade. Segundo Pinheiro, o cérebro em desenvolvimento é capaz de reorganização de padrões e sistemas de conexões sinápticas com vista à readequação do crescimento do organismo às novas capacidades intelectuais e comportamentais da criança. [...]. Considera-se que os neurônios em desenvolvimento apresentam uma maior capacidade de adaptabilidade do que as células já maduras, e, durante o período crítico, uma mais acentuada:
(Rodríguez-Marín) Em Psicologia da Saúde, os atendimentos não precisam ser motivados, necessariamente, por algum transtorno psicológico. É um campo diferenciado de outras áreas da Psicologia, considerando que seus usuários têm, em geral, algum problema ligado à saúde física, que apresentam diferenças quanto à forma ou à gravidade. Usualmente, refere-se a um indivíduo que sofre com algum problema orgânico podendo ser causa ou consequência desta relação tanto a dificuldade orgânica como os aspectos:
O Transtorno do Espectro Autista é um novo transtorno do DSM-5 que engloba o Transtorno Autista (autismo), o Transtorno de Asperger, o Transtorno Desintegrativo da Infância, o Transtorno de Rett e o Transtorno Global do Desenvolvimento sem outra especificação do DSM-IV. Ele é caracterizado por déficits em dois domínios centrais, na:
A contribuição da Psicologia no contexto da saúde, especialmente na área hospitalar, foi de extrema importância nos últimos anos, na medida em que buscou resgatar o ser humano para além de sua dimensão físico-biológica, situando-o em um contexto maior de sentido e significado nas suas dimensões:
A problemática encontrada na educação de surdos brasileira são as diferentes ideologias escolares: escola especial, escola inclusiva e escola regular. A primeira adota o Português como língua principal, apesar da Língua de Sinais ser utilizada, a falta de conhecimento e limitação por parte do professor torna a escola fraca do ponto de vista Bilíngue. As escolas inclusivas em que o modelo do aluno surdo são professores e intérpretes sem qualificação profissional, fazem do processo educativo algo sem credibilidade. E por último, a escola regular que tem na Língua Portuguesa a única forma de:
A aquisição de Português escrito por surdos vem expor uma situação que requer ações especificas e especializadas. Se por um lado, têm-se os fenômenos ti picos da aquisição de segunda língua, o que desmistifica visões alarmistas, por outro lado, são inegáveis as especificidades da situação de aquisição da (modalidade escrita da) língua oral pelo surdo, o que torna imprescindível o oferecimento de condições adequadas ao seu desenvolvimento:
Ao entender o currículo como constituidor de identidades sociais e culturais, também entende-se que o currículo é um artefato; portanto, é representação, ou seja, é algo feito, elaborado, produzido por determinadas pessoas, circunstâncias, em tempo e lugar determinados, com objetivos específicos. Falar em currículo surdo na escola de surdo é falar em:
Observe e marque a alternativa correta para os sinais a seguir em suas devidas categorias: